Equipe do Distrito 4730 participa de reunião do Rotary Club São José dos Pinhais

por Rotary Club de São José dos Pinhais

Governadora assistente do Rotary Club Distrito 4730, Regina Damazio; Miguel de Paula, pres. do Rotary SJP e a presidente Comissão Projetos Humanitários, Maria Luzita de Faria
Governadora assistente do Rotary Club Distrito 4730, Regina Damazio; Miguel de Paula, pres. do Rotary SJP e a presidente Comissão Projetos Humanitários, Maria Luzita de Faria

[Por Antonio Bobrowec, jornal Espaço Público, edição 130, de 6 a 13 de agosto de 2023]

 

Na noite desta quinta-feira (03/08), na Casa da Amizade, participaram da reunião ordinária do Rotary Club São José dos Pinhais a presidente Comissão Projetos Humanitários, Maria Luzita de Faria (Rotary Club Curitiba-Fraterna) e a governadora assistente do Rotary Club Distrito 4730, Regina do Rocio Cordeiro Damazio, que prestigia o Município de São José dos Pinhais com sua terceira visita ao clube de Rotary local.

Maria Luzita de Farias é responsável pela coordenação dos clubes de Rotary do Distrito 4730 referente aos projetos humanitários, orientando os rotarianos de como ele é feito e por quê. “A gente confunde projeto com ação. Projeto é uma coisa de continuidade, ação é uma coisa pontual. Atualmente, as áreas de enfoque do Rotary Club são sete: promoção da paz, combate a doenças, fornecimento de água limpa, saúde materno-infantil, apoio à educação, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. Os clubes devem desenvolver projetos que atendam a essas áreas. Os projetos podem ainda ser realizados em parceria entre os clubes”, enfatiza Farias.

O Rotary Club São José dos Pinhais é um dos clubes que possui projetos inscritos no programa do Distrito. No clube são-joseense, os responsáveis pela inscrição, acompanhamento e realização das ações e projetos humanitários do Rotary Club SJP são Mauro Sotomaior Maruska (diretor da Comissão de Fundação Rotária) e Mauro Luiz de Alves Rocha (diretor da Comissão de Serviços Humanitários).

Como o Rotary Club São José dos Pinhais tem seu projeto humanitário inscrito no distrito, ele pode receber subsídio distrital de 50% dos valores a serem investidos, sendo que os outros 50% são custeados pelo próprio clube. Entre os dias 2 e 15 de setembro é feita a análise dos projetos pela subcomissão distrital, que faz a primeira análise. De 18 a 29 de setembro a análise é feita pela comissão avaliadora, que já divulga no dia 9 de setembro os clubes que serão contemplados com o subsídio do Rotary Distrito 4730. “A gente é rotariano para fazer o bem para a nossa comunidade, bem como fazer ela prosperar. Isso é o que vai resultar em um mundo melhor”, enfatiza Luzita.

“Quero agradecer a companheira Luzita, coordenadora Distrital de Projetos Humanitários, pela sua presença e apresentação no nosso clube a respeito de projetos humanitários do Rotary. Foi muito proveitoso, pois além de aumentar o nosso conhecimento, serviu também para a motivação dos companheiros e uma maior interação com o Distrito. Parabéns Luzita pela sua dedicação, disponibilidade e competência”, disse o presidente do Rotary Club SJP, Miguel de Paula.

Além da presidente Comissão Projetos Humanitários e da governadora assistente do Distrito 4730, participaram da reunião do Rotary Club SJP na última semana Juliana Martos, presidente do Rotary Club SJP Colônia Murici; Sérgio Nakatani, membro do Rotary Club Parque Barigui; Claudio Florêncio, Rotary Club Satélite Borda do Campo; Kelly Cordeiro Spena, do Rotary Club Fraterna e Vera Rosane Chicovis de Oliveira, diretora da Escola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel, na comunidade do Matulão, em Tijucas do Sul, além de convidados dos rotarianos do clube e de integrantes da Associação das Senhoras de Rotarianos e Rotarianos (ASRR).

 

Fotos

Localizar site dos clubes