Equipe do Distrito 4730 participa de reunião do Rotary Club São José dos Pinhais
por Rotary Club de São José dos Pinhais
[Por Antonio Bobrowec, jornal Espaço Público, edição 130, de 6 a 13 de agosto de 2023]
Na noite desta quinta-feira (03/08), na Casa da Amizade, participaram da reunião ordinária do Rotary Club São José dos Pinhais a presidente Comissão Projetos Humanitários, Maria Luzita de Faria (Rotary Club Curitiba-Fraterna) e a governadora assistente do Rotary Club Distrito 4730, Regina do Rocio Cordeiro Damazio, que prestigia o Município de São José dos Pinhais com sua terceira visita ao clube de Rotary local.
Maria Luzita de Farias é responsável pela coordenação dos clubes de Rotary do Distrito 4730 referente aos projetos humanitários, orientando os rotarianos de como ele é feito e por quê. “A gente confunde projeto com ação. Projeto é uma coisa de continuidade, ação é uma coisa pontual. Atualmente, as áreas de enfoque do Rotary Club são sete: promoção da paz, combate a doenças, fornecimento de água limpa, saúde materno-infantil, apoio à educação, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. Os clubes devem desenvolver projetos que atendam a essas áreas. Os projetos podem ainda ser realizados em parceria entre os clubes”, enfatiza Farias.
O Rotary Club São José dos Pinhais é um dos clubes que possui projetos inscritos no programa do Distrito. No clube são-joseense, os responsáveis pela inscrição, acompanhamento e realização das ações e projetos humanitários do Rotary Club SJP são Mauro Sotomaior Maruska (diretor da Comissão de Fundação Rotária) e Mauro Luiz de Alves Rocha (diretor da Comissão de Serviços Humanitários).
Como o Rotary Club São José dos Pinhais tem seu projeto humanitário inscrito no distrito, ele pode receber subsídio distrital de 50% dos valores a serem investidos, sendo que os outros 50% são custeados pelo próprio clube. Entre os dias 2 e 15 de setembro é feita a análise dos projetos pela subcomissão distrital, que faz a primeira análise. De 18 a 29 de setembro a análise é feita pela comissão avaliadora, que já divulga no dia 9 de setembro os clubes que serão contemplados com o subsídio do Rotary Distrito 4730. “A gente é rotariano para fazer o bem para a nossa comunidade, bem como fazer ela prosperar. Isso é o que vai resultar em um mundo melhor”, enfatiza Luzita.
“Quero agradecer a companheira Luzita, coordenadora Distrital de Projetos Humanitários, pela sua presença e apresentação no nosso clube a respeito de projetos humanitários do Rotary. Foi muito proveitoso, pois além de aumentar o nosso conhecimento, serviu também para a motivação dos companheiros e uma maior interação com o Distrito. Parabéns Luzita pela sua dedicação, disponibilidade e competência”, disse o presidente do Rotary Club SJP, Miguel de Paula.
Além da presidente Comissão Projetos Humanitários e da governadora assistente do Distrito 4730, participaram da reunião do Rotary Club SJP na última semana Juliana Martos, presidente do Rotary Club SJP Colônia Murici; Sérgio Nakatani, membro do Rotary Club Parque Barigui; Claudio Florêncio, Rotary Club Satélite Borda do Campo; Kelly Cordeiro Spena, do Rotary Club Fraterna e Vera Rosane Chicovis de Oliveira, diretora da Escola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel, na comunidade do Matulão, em Tijucas do Sul, além de convidados dos rotarianos do clube e de integrantes da Associação das Senhoras de Rotarianos e Rotarianos (ASRR).






