Banda Marcial de SJP realiza apresentação em festiva do Rotary Club e recebe homenagem
por Rotary Club de São José dos Pinhais
[Por Antonio Bobrowec]
Em reunião especial do Rotary Club São José dos Pinhais, realizada no último dia 28 de setembro, na Casa da Amizade, a Banda Marcial de São José dos Pinhais, dirigida por Johnny Liberatti, realizou apresentação marcante com a execução do Hino Nacional brasileiro e do Hino do Rotary. O evento, conduzido pelo presidente do Rotary SJP, Miguel Ferreira de Paula, ainda realizou a entrega do Certificado de Reconhecimento Profissional ao maestro Liberatti pelos serviços prestados à banda marcial do Município de São José dos Pinhais e pela coordenadoria da Associação Cultural Meninos da Harmonia, organização não-governamental (ONG) que realiza ações em prol da música a centena de crianças.
O evento solene ainda contou com a participação do governador de Rotary Distrito 4730, Laerzio Chiesorin Junior; da governadora assistente de Rotary do Distrito 4730 ano rotário 2023/2024, Regina do Rocio Cordeiro Damazio; do próximo governador de Rotary gestão 2024/2025, Alfredo Arten Junior.
Sobre a Banda Marcial
A iniciativa da criação da Banda Marcial do Município foi do próprio Rotary Club São José dos Pinhais, por meio do companheiro Jalton Laffitte Cordeiro, no ano de 1977, como consta no livro “O Rotary Club de São José dos Pinhais: uma página na história”, de autoria dos companheiros Antonio Sérgio Pallú Filho, Lourival Louir Berti Junior e Sérgio Luiz Cordeiro Muniz (Edição do autor, 2014, pág. 294 a 300), quando ela se chamava Banda Marcia do Rotary. Na ocasião, os companheiros do Rotary Club compravam instrumentos e também tiveram apoio de Maria Aparecida de Souza Santos, coordenadora da escola Unidade Polo, local onde ocorreram os ensaios.
Em 1979, a banda fez uma apresentação especial ao então presidente da República, João Batista Figueiredo, em ocasião de sua visita a São José dos Pinhais. Também nessa época começam as primeiras apresentações fora do Município. Mais tarde, a banda passa a se chamar Banda João Ernani Béttega, em homenagem ao primeiro presidente do Rotary Club São José dos Pinhais (ano rotário 1946/1947).
No dia 31 de outubro de 1980 acontece a entrega oficial da banda marcial para a Prefeitura de São José dos Pinhais e, desde então, é ela quem a administra.
Sobre o homenageado
Johnny Liberatti iniciou sua atuação na Banda Marcial de São José dos Pinhais há 27 anos, em 1997, quando era guarda mirim do Município. Atualmente Johnny exerce o cargo de diretor geral da Usina da Música e diretor da Banda Marcial São José dos Pinhais. Em 2008, Johnny fundou a Associação Cultural Meninos da Harmonia, na qual atua como coordenador. Essa é uma entidade sem fim Lucrativo que atende, aproximadamente, 800 alunos de comunidades de bairros e escolas municipais. A Associação Cultural Meninos da Harmonia é mantida por meio de convênios com clubes de serviços, empresas e prefeituras.






