Feliz Dia do Engenheiro Civil e da Construção Civil
por Rotary Club de São José dos Pinhais
[Por Antonio Bobrowec]
Hoje, 25 de outubro, comemora-se o Dia do Engenheiro Civil e Dia da Construção Civil. No Rotary Club São José dos Pinhais os companheiros Sérgio Muniz, Roberto Sampaio e Natan Huber exercem essa formação acadêmica.
Sérgio Luiz Cordeiro Muniz é formado em Engenheiro Civil, em 1971, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou por 30 anos em saneamento nas empresas Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), na qual se aposentou.
Natan Henrique Manrich Huber é formado em Engenharia Civil na PUCPR, com mestrado em Engenharia de Produção em Sistemas (ênfase em concreto armado). Ele também foi professor na Faculdade UniBrasil no curso de Arquitetura, ministrando a disciplina Construção Civil. Proprietário da Averbe Engenharia, construiu importantes empreendimentos como os prédios da concessionaria Ópera Peugeot e Chevrolet Valesul, em São José dos Pinhais e a Verde Mais Supermercados, em Curitiba.
Roberto Antunes Sampaio é formado engenheiro civil pela PUCPR. Trabalhou na área nos Bancos Bamerindus, HSBC e Bradesco, no período de 1975 a 2017. Atualmente é engenheiro civil autônomo.
No clube há ainda os rotarianos que não são engenheiros, mas que atuam em outras profissões e também na construção civil por meio de empreendimentos de construção. É o caso de Aldo Voltolini Junior, proprietário da Apolar Afonso Pena também construtor; Pedro Mulik, construtor há 45 anos e proprietário da Mulik Construtora e Empreendimentos; Aldoir ‘Tito’ Gessi, dono da Gessi Construtora & Incorporadora e Valdecir Ribeiro, dono da imobiliária Ribeiro Imóveis e NR Incorporadora. Valdecir é também pai de um engenheiro civil, Victor Hugo Ribeiro.
SOBRE A DATA
O Dia do Engenheiro no Brasil é uma referência a Santo Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, considerado o primeiro engenheiro brasileiro e, assim, patrono da Engenharia Civil. Foi no dia 25 de outubro de 1998 que Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II.






