RC Ponta Grossa Campos Gerais conclui o mês de Outubro com ações visando a autoestima das mulheres
O projeto que encabeçou o Outubro Rosa foi “Mulheres Charmosas por Mãos Solidárias: carecas sim porém produzidas, lindas e com autoestima” realizado desde agosto até outubro/20.
Para as mulheres os cabelos são considerados a moldura do rosto, e este pode ser tratado, cuidado, penteado e de diversas formas embelezar e destacar o estilo (liso, crespo, preso, solto e/ou com acessórios). Durante o tratamento quimio e radioterápico mulheres perdem seus cabelos e esta é uma realidade que interfere não somente na parte física quanto emocional da paciente.
Então identificamos diversas formas de que as mulheres utilizam para se protegerem e utilizar de recursos que não as exponham em público carecas. Desta forma existem as perucas, lenços e turbantes que são acessórios que utilizam nesse período. E além da proteção as deixa bonitas e cria um estilo de vestuário necessário nesse período de tratamento. Assim surge a proposta de aproveitar amostras de tecidos, em forma de retalhos, que foram ser utilizados para confeccionar essas peças fazendo parcerias com grupos voluntários que auxiliaram nesta confecção para distribuição aos órgãos que assistem mulheres nesses tratamentos, bem como campanhas de incentivo à doação de cabelos.
Identifica-se que existem mulheres que não possuem recursos financeiros para adquirir perucas, lenços ou turbantes para utilizarem, uma vez que recebemos pedidos de doação de lenços para doação, bem como ocorrem diversas campanhas realizadas com ações em prol de receberem esse item como exemplos: campanhas Divas de Lenço, Lenços Solidários, Lindas de Lenço entre outras.
A ênfase acontece no mês do outubro por ser o mês destinado e chamado de “Outubro Rosa” mas deverá atender demandas de todas as épocas do ano, afinal necessidade não tem mês marcado.
Assim parcerias foram traçadas com as representantes do Grupo Mãos Solidárias, Angela e Jamile, com a Solange Menezes (Projeto SOL-Doando Amor) e diversas outras amigas e colaboradoras que somaram e incrementaram o projeto como a Edina Midori e a Rosemeri Czesluniak. Produzimos turbantes, customizamos turbantes, divulgamos em programas voltados para as mulheres como #mulheres das amigas Eliane Albuquerque, Elisangela Napoli e Andrea Siqueira Hass (12/10/20) e tivemos no Programa Vogue da TV Vila Velha da Andrea Sassi. (13/10/20)
Assim os objetivos se concentraram em: - Produzir turbantes, lenços, para distribuir para mulheres em tratamento oncológico buscando valorizar sua autoestima nesse período de tratamento.
- Divulgar e estimular a doação de cabelos para a confecção de perucas para o projeto Sol Doe Amor – confecção de perucas para doação.
- Mostrar a essas mulheres que é possível continuarem lindas e produzidas utilizando esses acessórios.
- Estimular a autoestima e descobrir formas de enfrentamento de período, da mulher sentir-se satisfeita consigo mesma, buscando trazer motivação para prosseguir nesta fase, sentindo- se bonita.
Em todo esse contexto mais parcerias surgiram e conseguimos doação de máquina de costura para o projeto SOL- Doando Amor para a confecção das próteses capilares. (03/10/20)
O mês foi repleto de ações na entrega de turbantes no Centro Oncológico da Santa Casa (27/10/20), na entrega de prósteses capilares na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Carambeí (21/10/20); fizemos doação de fraldas e absorventes na campanha do Sesc e Rede Feminina do Combate ao Câncer de Ponta Grossa (23/10/20) e doações dos turbantes para pessoas individualmente que são atendidas pelo Projeto SOL-Doando Amor. Acompanhamos também as diversas doações de cabelo realizadas para este projeto.
Estivemos solicitando e recebendo doações de tecidos da Loja Maluí Malhas para a confecção dos turbantes. (14/10/20).
Como já frisamos a necessidade não tem mês e a proposta e objetivos continuam..... vamos acolher o novembro azul mas somando com os outubro(s) rosa!
A corrente do bem continua, não importa se ajudou a 1 ou a 1 milhão.






