Instrução Rotária - Serviços Profissionais

O mês de janeiro é dedicado aos Serviços Profissionais.

O Rotary enfatiza a dignidade de toda a vocação e o valor de cada chamado. 

Seu quadro de fundadores incluíam um advogado, um engenheiro de minas, um negociante de carvão e um proprietário de tipografia, justamente porque, segundo Paul Harris, esforços compartilhados não tem limite.  

 A diversidade das vocações deu a organização uma força especial, e essa pluralidade se reflete no nosso sistema de classificação, visando garantir que cada clube represente a gama de negócios e profissões que servem a cada comunidade.

 Paul Harris dizia: Cada rotariano é o elo entre o idealismo do Rotary e seu ofício ou profissão. Nós passamos uma ou duas horas por semana em nossas reuniões do Rotary, mas a maioria de nós passa no trabalho a maior parte do seu tempo. Por meio do Rotary, estas horas também são uma oportunidade para servir, ter a chance de ser a inspiração para aqueles com quem trabalhamos, para os que trabalham para nós e para as comunidades que servimos.

 Além disso, os Serviços Profissionais significam particularmente, a obrigação de cada detentor de uma classificação no Rotary divulgar os princípios éticos em todos os seus relacionamentos de negócio e de profissão com os não rotarianos, de forma a estimular-lhes o interesse pela nossa organização.

 Igualmente, compartilhar com os seus companheiros rotarianos os ideais do seu próprio trabalho ou profissão. Paralelamente, oferecem aos jovens orientação vocacional, informações sobre determinadas profissões e assistência na escolha de uma profissão.

 Independentemente da maneira como os Serviços Profissionais são abordados, é por intermédio deles que os rotarianos reconhecem o valor de todas as profissões úteis e demonstram o compromisso com os altos padrões de ética em todos os negócios e profissões.

 A classificação no clube a que pertencemos tem certamente muito a ver com o motivo pelo qual ingressamos no Rotary. É muito provável que alguém tenha visto seu potencial como rotariano por você ser uma pessoa respeitada em seus negócios ou em sua profissão.

 O texto foi pesquisado por Luciana Olicshevis, é uma mescla das matérias sobre o tema, publicadas pelo diretor de Rotary International 2015/2017, José Ubiracy Silva e do Presidente de Rotary International, 2018/2019, Barry Rassin.     


Fotos

Localizar site dos clubes