Distrito 4730 finaliza etapa de entrevistas para o programa “Bolsas Rotary pela Paz”
Neste mês, o Distrito 4730 encerrou mais uma etapa da seleção para o programa “Bolsas Rotary Pela Paz”. A equipe da Fundação Rotária realizou entrevistas com nove candidatos — oito para cursos de mestrado e um para aperfeiçoamento — direto das cidades de Curitiba, Brasília, Bogotá (Colômbia) e Mansa (Zâmbia). Segundo o coordenador da fundação no Distrito 4730, Laerzio Chiesorin, todas as entrevistas foram realizadas por meio da plataforma GoToMeeting. “Foram três dias de trabalho intenso. Em breve, devem ser informados os candidatos endossados pelo distrito. Agradeço aos clubes que enviaram candidatos e à Governadora Eleita 2020-21, Anaides Orth, que acompanhou o processo como nossa convidada”, afirma.
Rotary pela Paz
O programa “Bolsas Rotary pela Paz” financia anualmente estudos em universidades parceiras e nos Centros Rotary Pela Paz em diversas partes do mundo. A bolsa de estudos tem o objetivo de capacitar promotores da paz por meio de treinamento acadêmico intensivo, aplicação prática do aprendizado e networking. Depois de concluir os estudos, os bolsistas estarão aptos a atuarem nas áreas de paz e resolução de conflitos em nível local e mundial. O programa é para quem quer seguir carreira em relações internacionais, paz e resolução de conflitos.
Todos os candidatos devem: ser fluentes em inglês; demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial, comprovado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais; ter excelentes habilidades de liderança; entre outras exigências.
Segundo Anna Paula Jordão, responsável pelo programa “Bolsas Rotary Pela Paz” na Fundação Rotária do Distrito 4730, modalidades de intercâmbio como esta são muito ricas em conhecimento e uma oportunidade para pessoas de faixas etárias a partir dos 20 anos de idade. “Quando falamos de intercâmbios promovidos pelo Rotary, muitos imaginam o intercâmbio de jovens, um dos carros-chefe da instituição. Mas outras modalidades são tão interessantes quanto e oferecem oportunidades para pessoas em formação de ampliarem não apenas sua experiência pessoal e conhecer novas culturas, como ampliar suas experiências profissionais e acadêmicas”, relata.
Intercâmbios abrem oportunidades, mostram diferentes culturas e expandem visões
Anna Paula Jordão foi intercambista pelo Rotary, na modalidade Serviços às Novas Gerações (NGSE), e descreve como a experiência de viver em outro país trouxe diversos aprendizados. Durante 30 dias, Jordão morou em uma cidade no interior da Alemanha, onde teve a oportunidade de conhecer a cultura local e participar de estágios relacionados a sua área de graduação, o curso de Direito. “Não teve nenhum tempo perdido. A organização das atividades otimizou o intercâmbio, de forma muito produtiva. Todas as semanas me direcionaram para um local específico de estágio, ganhei certificados e também tiveram passeios para conhecer outras cidades da região”, explica.
Anna também relata que intercâmbios “aproximam culturas, porque vemos uma realidade diferente”. “Consegui imergir mesmo na realidade de outro país. Estava no meu último ano de Direito e foi minha primeira viagem sozinha, então essa experiência me marcou bastante. Operar minha profissão em outra parte do mundo expandiu minha visão da área e me aproximou bastante do Rotary”, conta.
Ao voltar para o Brasil e se associar ao Rotary dois anos depois, Anna Jordão passou a se engajar com iniciativas de intercâmbio, principalmente como conselheira de intercambistas. “Gosto desse contato com pessoas de outras culturas, de outras etnias e exerço isso aqui no Rotary. Minha experiência é algo que guardo com muito carinho, então sempre procurei estar em contato com eles [intercambistas]. É uma troca de papel, né? Você quer fazer pelos outros aquilo que fizeram por você também”, afirma.
“Se você deseja fazer um intercâmbio ou já está participando de um processo seletivo, não desista. Com certeza vai ser uma grande ferramenta e uma experiência rica para sua vida pessoal e profissional.”
— Mensagem de Anna Paula Jordão, responsável pelo programa “Bolsas Rotary Pela Paz” na Fundação Rotária do Distrito 4730
Confira também:
Saiba mais sobre as Bolsas Rotary pela Paz | Meu Rotary
Guia de inscrição à Bolsa Rotary pela Paz | Meu Rotary
Teste de elegibilidade - Bolsas Rotary pela Paz | Meu Rotary
Postado em 29 de Junho de 2020