Rotary e Sanepar unem forças para conservação de recursos hídricos no Paraná
Distritos paranaenses renovaram Termo de Cooperação para levar iniciativas de conscientização e conservação ambiental em todo o estado
Em 2020, o Paraná enfrentou a estiagem mais intensa dos últimos 40 anos, mostrando a necessidade de agir para recuperar, preservar e conservar recursos hídricos. Com este objetivo, os Distritos 4630, 4640, 4710 e 4730 de Rotary International - que abrangem todo o estado paranaense - e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retomaram na última semana uma parceria que visa criar ações de educação e conservação ambiental em todo o estado. O Termo de Cooperação entre as instituições terá duração de dois anos e poderá ser prorrogado.
“Este Termo de Cooperação Técnica traz novamente uma parceria grandiosa para o Rotary. É uma parceria que na verdade abrange todas as áreas de enfoque da nossa instituição: trabalhar com o meio ambiente e com o saneamento, é também trabalhar com a questão da saúde”, explica Anaides Pimentel da Silva Orth, Governadora 2020-21 do Distrito 4730. “Junto com este termo, a Sanepar também valida uma nova modalidade de clube, a partir da criação do Rotary Club Corporativo Sanepar. Em união aos outros clubes de Rotary, o clube Corporativo Sanepar irá possibilitar acionar os projetos nas comunidades”, conta.
Inovadora a nível internacional, a parceria entre Rotary e Sanepar teve início em 2012, com um Protocolo de Intenções para unir esforços na criação de projetos de conscientização ambiental. Em 2017, as instituições assinaram o primeiro Termo de Cooperação Técnica que definiu um plano de trabalho conjunto, colocando em prática as iniciativas com ênfase na preservação de recursos hídricos e saneamento básico. A renovação do termo, realizada na última terça-feira (01), tem como objetivo reforçar e expandir a execução destes projetos.
“Muitas pessoas não sabem, mas a poluição das águas, em especial dos rios, gera uma reação em cadeia imensa e complicada, que precisa ser desmontada”, relata Antonio Hallage, Diretor Internacional de Rotary durante a gestão 2009-11. Quando o projeto foi idealizado pela primeira vez em 2012, a intenção era atuar nos municípios paranaenses conscientizando sobre a importância da água tratada e do esgotamento sanitário para a saúde. Segundo Hallage, a parceria multidistrital entre o Rotary e a Sanepar era essencial para levar estes conhecimentos sobre recursos hídricos para todo o estado, trabalhando com os clubes de cada comunidade. “O Rotary se responsabilizou pela criação dos materiais educacionais e os resultados eram monitorados pela Sanepar. [Com a renovação da parceria] queremos expandir os projetos, incluindo ações de conservação ambiental e de fornecimento de água limpa para comunidades distantes”, acrescenta.
A parceria tem dois focos centrais: desenvolvimento de ações de educação ambiental, incentivar projetos e práticas de revitalização e conservação nas áreas de atuação regional do Rotary. Algumas iniciativas serão realizadas em datas específicas, como Dia da Árvore, Dia Mundial do Meio Ambiente, atividades de sensibilização ambiental, mutirões de limpeza e de plantio, oficinas socioambientais e ações de comunicação ambiental. Também devem ser desenvolvidas atividades nos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar e em Unidades de Conservação, além de fomento ao abastecimento adequado de pequenas comunidades rurais.
“A crise que passamos não é por acaso, é algo que vem sendo construído por nós, humanos, há décadas. Esse trabalho conjunto nos trará grandes conquistas, benefícios à saúde, ao meio ambiente, aos nossos rios e mananciais”, destacou o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, ressaltando que toda ação de saneamento básico representa “saúde preventiva, evitar doenças, permitir mais investimento em outras áreas”.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Sanepar e Rotary ocorreu em evento on-line. O Distrito 4730 foi representado pela Governadora Anaides Pimentel da Silva Orth, que em parceria com os governadores Joel Severino Chaves (Distrito 4630), Édison de Castro Pagnozzi (Distrito 4640), Ricardo Slomski (Distrito 4710) firmaram o acordo entre Rotary International e Sanepar. Também participaram do encontro o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, o gerente de Educação Socioambiental da Sanepar, Rafael Francis Leite.






