Concurso “Brasil: Essa é a nossa bandeira” finaliza primeira edição virtual
Iniciativa tem como objetivo formação de senso crítico e educação cívica
O Concurso de Redação “Brasil: Essa é a nossa bandeira” encerrou sua primeira edição virtual, premiando os participantes do projeto em dezembro, na sede do Distrito 4730. Neste ano, a iniciativa foi executada por nove Rotary Clubs e recebeu 93 redações, além de 10 desenhos com o tema "Brasil de Ontem, de Hoje e de Amanhã". Devido a pandemia, a premiação do concurso teve o modelo alterado para evitar aglomeração, entregando os prêmios para representantes dos clubes, escolas e alunos que participaram do projeto. “Congratulamos a todos os clubes e escolas que, mesmo no modo virtual e com todas as dificuldades inerentes, aceitaram o desafio e motivaram seus alunos a participar”, afirma Rosemari Pavan, coordenadora da Comissão de Projetos Humanitários no Distrito 4730.
Com as medidas de distanciamento social, a equipe organizadora do concurso decidiu realizar esta edição virtualmente nas escolas. Cada escola participante do projeto definiu como preferia a entrega do material, digital ou impresso. Os materiais foram repassados para os estudantes junto com os critérios para participação no concurso e os alunos entregaram as redações online, por meio de foto, digitalização e/ou e-mail. No total, os clubes que executaram o projeto receberam 93 redações e enviaram para a Comissão Distrital as que tiveram melhor avaliação.
“Convidamos pessoas que não faziam parte da Comissão para que avaliassem as redações sob a perspectiva de ‘Cidadania e Brasil’. Essa equipe recebeu todos os textos em um arquivo pdf, fizeram suas avaliações individualmente e enviaram uma lista com as 20 redações preferidas”, explica a coordenadora da comissão. Segundo Pavan, foi gerado um sistema de pontuações para contabilizar os votos e — entre as 59 redações pré-selecionadas — a comissão elencou as 20 maiores notas para a premiação.
Nove Rotary Clubs do Distrito 4730 participaram da execução do projeto e enviaram representantes à premiação: Rotary Club de Curitiba Bom Retiro; Rotary Club de Curitiba III Milênio; Rotary Club de Curitiba Santa Felicidade; Rotary Club de Curitiba Rebouças; Rotary Club de Curitiba Gralha Azul; Rotary Club de Morretes; Rotary Club de Ponta Grossa - Campos Gerais; Rotary Club de Ponta Grossa - Jardim América; e Rotary Club de Ponta Grossa - Vila Velha. Alguns representantes das escolas que integraram o projeto também acompanharam os representantes de clubes. A primeira colocada do concurso de redação também compareceu à premiação, representando todos os alunos participantes.
Acompanhada pela mãe, a estudante da Escola Estadual Sebastião Saporski, Sara Gabrielle Rech, descobriu durante o evento que ganhou o concurso “Brasil: essa é a nossa bandeira” e foi premiada com um tablet Positivo Twist. Outros participantes receberam, de acordo com sua classificação: caixa de som bluetooth, fones de ouvido bluetooth, multiplicador PowerCube Extended USB, mochilas Conway ou canecas personalizadas com temas de perseverança, estudos e futuro. Os desenhos enviados por crianças de 10 anos com o tema "Brasil de Ontem, de Hoje e de Amanhã" foram premiados com quebra-cabeças da bandeira nacional. Todas as 93 redações enviadas para os clubes foram premiadas com um chaveiro-livro.
Todos os prêmios foram possíveis devido ao patrocínio e apoio de clubes e rotarianos durante todo o processo. De acordo com a Comissão de Projetos Humanitários, os patrocinadores do concurso foram: Rotary Club de Bocaiúva do Sul; Rotary Club de Curitiba Bom Retiro; Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica; Rotary Club de Curitiba Oeste; Rotary Club de Curitiba Ópera de Arame; Rotary Club de Ponta Grossa - Campos Gerais; as rotarianas Iraci Rosângela de Almeida, Denise Schmidilin Cruz, Marcia Schlichting e o rotariano Almir Moreira Neto; e Amilton Carlos Rattmann. “Foi um trabalho conjunto, unindo pessoas motivadas em ajudar esses jovens alunos a aumentarem sua consciência política sobre o país e sobre cidadania, além de propiciar um futuro melhor para todos”, relata Rosemari Pavan.
Entre os resultados da nova edição, o Concurso de Redação “Brasil: Essa é a nossa bandeira” ganhou destaque estadual, sendo reconhecido inclusive pelo Senador Flávio Arns. “Desejo que continuem perseguindo iniciativas capazes de fazer a mudança que precisamos. Nossas escolas têm um potencial que pode e deve ser melhor explorado e que seja capaz de suprir as necessidades individuais e coletivas”, afirmou o senador por meio de um ofício.
Confira o ofício na íntegra em: Ofício - Gabinete do Senador Flávio Arns.pdf
Concurso de Redação “Brasil: Essa é a nossa bandeira”
Expansão do “Erga essa bandeira” e parceira do projeto “Ponte Para o Futuro”, a iniciativa atua nas escolas estimulando e incentivando a educação política, cívica (direitos e deveres de cada cidadão) e promovendo interesse na literatura brasileira e na língua portuguesa. “O objetivo é fazer com que as crianças pensem o que é o Brasil, essa sociedade em que estão inseridas e permitir que elas desenvolvam esse senso crítico”, descreve Almir Moreira Neto, um dos organizadores do projeto.
Almir explica que para aplicar e testar esses conhecimentos, o “Brasil: Essa é a nossa bandeira” optou por incentivar a leitura e escrita por meio de um concurso de redação. Antes da pandemia, o projeto planejava realizar um workshop em parceria com uma iniciativa de formação constitucional para crianças da UniCuritiba — liderada por Dalton Borba, professor de direito da universidade — e em seguida promover o concurso. Devido a pandemia, a equipe decidiu organizar o concurso virtualmente e adiar o workshop para o próximo semestre. “Entre os resultados do projeto, a ‘cereja do bolo’ é despertar nas crianças essa perspectiva de pensar para onde o país está indo, como isso afeta seu futuro e onde elas se inserem nisso, o que podem fazer”, conta Almir.
Ponte para o Futuro
No Distrito 4730, a iniciativa “Ponte para o Futuro” trabalha com alunos de escolas públicas em Curitiba, Campos Gerais e Litoral paranaense. Com a pandemia, o projeto passou a promover diversas ações educacionais online, como a Feira de Profissões Virtual, aulas de redação para o ENEM e o concurso de redação “Brasil: Essa é a Nossa Bandeira”.
O projeto “Ponte Para o Futuro” começou a ser desenvolvido há 4 anos e, neste ano, foi lançado a nível distrital para todos os Rotary Clubs. “Queremos mostrar que [os jovens] têm condições de traçar uma história diferente daquela que se imagina para a juventude em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo é dar ao jovem uma visão de que sim, há futuro”, explica Dolores Piovenzan, presidente da Comissão Distrital do Projeto Ponte para o Futuro.
Segundo Dolores, existem várias possibilidades que os clubes podem trabalhar a partir do projeto. Cada Rotary Club lidera ações em suas comunidades e escolas locais. O “Ponte para o Futuro” promove palestras educacionais, feiras de profissões, aulas e concursos de redação. “Com essa pandemia, infelizmente precisamos limitar algumas ações. Conseguimos manter a parte de apresentar carreiras — por meio de vídeos curtos gravados por profissionais de diferentes áreas — e de auxiliar nos estudos — mostrando como se preparar para o vestibular e os desafios de cada profissão”, relata.
Feira de Profissões e aulas especiais para vestibular
A Feira de Profissões ganhou um formato inovador e versátil em 2020. Aproximadamente 20 vídeos foram gravados e disponibilizados para as escolas atendidas pelos clubes do Distrito 4730. A forma de divulgação do material ficou a critério das escolas, de acordo com cronograma e medidas de funcionamento específicas devido à pandemia. O conteúdo dos vídeos abrangeu características de diversas carreiras, apresentados por profissionais voluntários de cada área. “Fizemos uma enquete para descobrir quais profissões despertavam maior interesse e buscamos pessoas dessas áreas para produzir os vídeos”, descreve a presidente da Comissão Distrital do Ponte para o Futuro.
Idealizado pelo Rotary Club de Curitiba Cinquentenário e apoiado por outros nove clubes, a iniciativa “Ponte Para o Futuro - Dicas de Redação” tem como objetivo oferecer aulas de redação, com foco em preparar os jovens paranaenses para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram cinco aulas gravadas e transmitidas via plataforma online da Secretaria Estadual de Educação até as vésperas do vestibular. O conteúdo pode ser acessado por estudantes de ensino médio de toda rede pública estadual do Paraná. “Diante dos acontecimentos recentes no mundo e as dificuldades que estamos passando, acredito que proporcionar uma visão de um futuro melhor e levar essa esperança é uma parte essencial do nosso projeto”, afirma Dolores.
Direcionando a verba da Fundação Júlio Moreira para projetos na área de educação, os Rotary Clubs patrocinadores desta ação foram: Rotary Club de Curitiba Cinquentenário; Rotary Club de Curitiba Avenida das Torres; Rotary Club de Curitiba Bom Retiro; Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica; Rotary Club de Curitiba de Curitiba; Rotary Club de Curitiba Imigrantes; Rotary Club de Curitiba Oeste; Rotary Club de Quatro Barras; Rotary Club de Curitiba Rebouças; e Rotary Club de Curitiba Santa Felicidade.






