Estratégias para o futuro

Mensagem para o mês de janeiro do Presidente de Rotary International 2020-21, Holger Knaack

 

 

Já estamos em janeiro e, ao pensarmos neste ano que se inicia, não devemos nos limitar aos seus 365 dias. Devemos, sim, pensar sobre 2022, 2023 e além.

Não podemos prever o futuro, mas podemos direcionar o leme para chegar ao nosso destino. Na minha opinião, todo clube só tem a ganhar se realizar uma reunião estratégica pelo menos uma vez por ano. O ex-diretor Greg Yank, que tem bastante experiência no assunto, tem algo a nos dizer:

Um famoso ditado diz que “quem não leva a sério a preparação, está se preparando para o fracasso”. O planejamento é essencial para alcançar sucesso em todas as áreas da vida, incluindo o Rotary, e estamos melhorando a cada ano que passa.

O planejamento estratégico para Rotary Clubs funciona. Tenho ajudado muitos clubes a trilhar esse caminho, trabalhando com eles para que construam um plano plurianual que responda à pergunta básica: “Qual é a visão que temos para o nosso clube?”. Os melhores planos são aqueles focados, quando os recursos são concentrados nas oportunidades certas. O seu clube não é capaz de satisfazer seus associados e comunidade em todos os sentidos, por causa de limitações de tempo, dinheiro e recursos humanos. Um plano de sucesso leva em consideração os pontos fortes e fracos para delinear o melhor rumo a ser seguido pelos associados.

Comece elaborando um plano plurianual levando em conta as iniciativas e prioridades do clube para os próximos dois a três anos. Escreva o plano usando uma linguagem voltada à ação, que seja específica, concreta, e mensurável quanto aos objetivos estipulados.

Em seguida, reduza as iniciativas a um conjunto básico com três a cinco prioridades. O seu clube terá que estipular, então, objetivos específicos para cada iniciativa, indicando quem estará envolvido, metas a alcançar, acompanhamento do progresso e prazo de conclusão. Mantenha o texto curto e simples.

Agora é só lançar o plano. Reveja o progresso atingido depois de realizar as iniciativas e faça adaptações conforme necessário, mas pelo menos uma vez por ano. Vale conferir o modelo que está em my.rotary.org/document/pt/strategic-planning-guide.

Queremos enriquecer e estimular os clubes com novos pensamentos e conceitos. Porém, a questão é: como atrair profissionais de diferentes origens, idades e experiências, que valorizem a integridade da mesma forma que nós?

Através do planejamento estratégico, exploramos esta questão para definir a própria cultura do clube e o valor que ele agrega aos seus associados e à comunidade. Cada clube é diferente, por isso, cada um tem princípios particulares. Durante o processo de planejamento, os clubes podem descobrir que algumas das suas atividades perderam a relevância e razão de ser, e com base nisso, tomar as devidas decisões.

Com um plano estratégico em mãos, o clube pode implementar as medidas e mudanças necessárias. Ao fazer isso, e envolver seus colaboradores no dinamismo conquistado pelo clube, os voluntários têm uma vivência mais gratificante e fazem projetos mais impactantes e duradouros, formando um ciclo virtuoso que acaba fortalecendo o clube. E quando descobrimos o que torna o nosso clube especial, possibilitamos que O Rotary Abra Oportunidades para enriquecer a vida de todos.

Localizar site dos clubes