Serviços Profissionais: como o Rotary incentiva a formação de líderes e promove talentos
Instituição atua criando oportunidades para diversas gerações
Em janeiro, os clubes de Rotary no mundo todo voltam suas ações para a área de “Serviços Profissionais”. O tema é um dos princípios que guiam a instituição, incentivando todos os associados da família rotária a “trabalharem com integridade e a usarem seus talentos em prol da comunidade”. Por meio dos seus projetos e treinamentos, o Rotary forma novos líderes e possibilita que os associados compartilhem suas profissões, experiências e habilidades, além de conectar profissionais, empresários e comunidade em geral.
Dentro da instituição, todas as gerações podem desenvolver ou participar de ações relacionadas aos serviços profissionais. Rotariano e empresário, Raphael Traticoski foi o primeiro intercambista do programa Jovem Destaque em 2006, modalidade que seleciona jovens com bom desempenho escolar - que tenham estudado a vida toda em escola pública ou com bolsa integral - , perfil de liderança, engajamento com atividades de voluntariado e responsabilidade social, entre outras características, para fazer um intercâmbio patrocinado por um clube do Distrito 4730*. Na época com 16 anos, Raphael sentiu que a experiência transformou sua vida e o levou a novas conquistas, como trabalhar em uma multinacional e ganhar uma ampla “bagagem” de conhecimento, que o auxiliou na abertura de suas empresas. “Sempre tive o sonho de fazer o intercâmbio, mas sabia que pelas minhas condições familiares isso não era possível. [Conhecer] o Rotary abriu novas oportunidades, uma visão de mundo muito mais abrangente do que eu tinha antes”, relata Raphael Traticoski, atual coordenador do Projeto Jovem Destaque no Distrito 4730.
Desde o intercâmbio, Raphael começou a participar ativamente da instituição como rotaractiano e, em 2019, se tornando um associado do Rotary. Hoje com 31 anos, o empresário lembra como a mentoria recebida durante e após o retorno do Programa Jovem Destaque ajudou na sua formação profissional. “Como não havia pessoas formadas na minha família, era difícil conseguir referências profissionais dentro do ambiente familiar. Quando fiz o intercâmbio, conversei com muitos rotarianos sobre as possibilidades que poderia seguir e trabalhei com um rotariano ao retornar da viagem”, descreve.
Raphael Traticoski também explica que integrar o Rotary e atuar hoje na coordenação do projeto é uma forma de retribuir todas as oportunidades, aprendizados e auxílio que a instituição ofereceu no passado. Com a pandemia e os intercâmbios temporariamente congelados, Raphael está trabalhando com a mentoria dos jovens e em outras iniciativas para ajudar profissionais e empresas rotarianas a enfrentarem este período. “O Rotary tem um legado muito forte e importante, que é servir a comunidade. Eu aplico esse legado na minha vida, os valores rotários estão presentes nas minhas empresas, inclusive uma delas se tornou uma Empresa Cidadã, e acredito que consegui retribuir servindo a comunidade, procurando sempre servir em busca da paz mundial. Nossa geração é muito carente de referências, lideranças com bons princípios e o Rotary me ensinou como mudar isso, e é o que tento levar para a frente”, afirma.
Confira abaixo outras iniciativas do Distrito 4730 para ajudar a promover e incentivar os Serviços Profissionais:
Apoio à rotarianos
Em 2020, a pandemia provocada pela covid-19 afetou a vida de pessoas no mundo inteiro. Entre as ações de combate à doença, o Distrito 4730 também produziu iniciativas para auxiliar os associados a enfrentar as dificuldades deste período.
Um destes projetos - a “Vitrine Virtual Rotária” - conecta consumidores e donos de negócios associados ao Rotary. A iniciativa começou utilizando o Whatsapp como ferramenta para conectar os consumidores em busca de determinados produtos e serviços com rotarianos que tenham empresas neste setor. Agora, a Vitrine Virtual também possibilita que rotarianos “desapeguem” de itens — por meio de venda ou doação — e realizem indicações — por exemplo, um associado à procura de marcenaria pode receber indicações de serviços na área, mesmo que não seja realizado por aquele rotariano que está indicando. “A Vitrine Virtual tem como objetivo melhorar negócios entre rotarianos. O negócio faz parte do DNA do Rotary, está na nossa história desde que Paul Harris fundou o primeiro clube”, relata Laerzio Chiesorin.
Para participar ou conhecer a iniciativa, preencha o formulário neste link. Dúvidas podem ser encaminhadas para Mauro Augusto Aubrift de Lara, por meio do celular e Whatsapp (41) 98803-7610.
Leia também: Novos meios de viver o Rotary
O Distrito 4730 também reuniu uma equipe de voluntários para oferecer apoio contábil, legal e psicológico aos rotarianos. Organizada pela Comissão de Apoio a Rotarianos, a lista de profissionais pode ser acessada no site do Distrito (is.gd/Voluntarios4730) e irá permanecer ativa enquanto houver voluntários disponíveis. Todas as consultas acontecem por teleatendimento. “Os rotarianos que precisam do auxílio podem entrar diretamente em contato com o voluntário e combinar como vai funcionar. Estabelecemos esse processo para garantir a liberdade e privacidade dos associados”, descreve Vinicius Cabral e Silva, voluntário e coordenador da iniciativa.
Leia também: Cuidados com a saúde mental: como solicitar o auxílio da Comissão de Apoio a Rotarianos
Programas para formação de líderes e profissionais
O Rotary conta com diversas iniciativas que promovem a formação de líderes e oferecem oportunidades ligadas à área acadêmica e profissional. Entre essas ações, se destacam o programa “Bolsas Rotary Pela Paz” e o Intercâmbio Novas Gerações (NGSE).
O programa “Bolsas Rotary pela Paz” financia anualmente estudos em universidades parceiras e nos Centros Rotary Pela Paz em diversas partes do mundo. A bolsa de estudos tem o objetivo de capacitar promotores da paz por meio de treinamento acadêmico intensivo, aplicação prática do aprendizado e networking. Depois de concluir os estudos, os bolsistas estarão aptos a atuarem nas áreas de paz e resolução de conflitos em nível local e mundial. “[Esses intercâmbios] oferecem oportunidades para pessoas em formação de ampliarem não apenas sua experiência pessoal e conhecer novas culturas, como ampliar suas experiências profissionais e acadêmicas”, relata Anna Paula Jordão, responsável pelo programa “Bolsas Rotary Pela Paz” na Fundação Rotária do Distrito 4730.
Leia também: Intercâmbios do Rotary geram embaixadores pela paz
Anna Paula Jordão também já participou de um intercâmbio pelo Rotary, na modalidade Serviços às Novas Gerações (NGSE). Durante 30 dias, Jordão morou em uma cidade no interior da Alemanha, onde teve a oportunidade de conhecer a cultura local e participar de estágios relacionados a sua área de graduação, o curso de Direito. “Não teve nenhum tempo perdido. A organização das atividades otimizou o intercâmbio, de forma muito produtiva. Todas as semanas me direcionaram para um local específico de estágio, ganhei certificados e também tiveram passeios para conhecer outras cidades da região”, explica.
Criado em 2010, o Intercâmbio Novas Gerações é uma categoria destinada a jovens entre 19 a 30 anos e tem como meta ampliar a conscientização sobre assuntos internacionais, oportunizando a troca de experiências profissionais. A duração do intercâmbio pode variar: grupos ficam até quatro semanas no local de destino, enquanto intercambistas individuais permanecem entre 4 e 12 semanas. Nos últimos anos, o Distrito 4730 conquistou parcerias com diversos países: Alemanha, Canadá, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Polônia, Rússia e Taiwan. Para Nárcia Cogo, Chair Distrital do NGSE, as oportunidades oferecidas pelo intercâmbio constituem uma vivência ímpar. “Já participaram estudantes de áreas como Medicina, Jornalismo, Engenharia, Direito, entre tantos cursos. E percebemos a importância dessa experiência, algo único e enriquecedor que eles vão levar ao longo de toda vida acadêmica deles”, conta.
Além do conhecimento e aprimoramento profissional, os jovens auxiliam na criação e expansão dos projetos na comunidade. “Vivenciar diferentes lugares e culturas, isso só vem a somar no aprendizado, ensina a valorizar a sua cultura e a do outro também. Cada dia, cada jovem é uma lição diferente”, comenta a chair. Nárcia também acrescenta que é fascinante e motivador trabalhar com os intercambistas desta modalidade. “Participar deste momento único na vida deles e o reconhecimento que isso proporciona, me deixa muito contente. Às vezes, temos grandes desafios para encontrar o país e área específica daquele intercâmbio, precisamos batalhar, unir forças e correr atrás para realizar os sonhos destes jovens”, afirma.
As inscrições para participar do Intercâmbio Novas Gerações** estão abertas, sem prazo para encerramento. Confira o edital em: Rotary divulga edital do intercâmbio Novas Gerações (NGSE)
Rotaract Club
Integrantes da família rotária, os Rotaract Clubs reúnem jovens a partir de 18 anos para compartilhar ideias, aprimorar habilidades de liderança e ajudar ao próximo. Os clubes administram suas operações, gerenciam seus fundos e planejam atividades e projetos alinhados a causas relevantes para a comunidade. Os Rotary Clubs patrocinadores oferecem orientação, apoio e trabalham em parceria com o Rotaract. “Estou na família rotária há 16 anos, e desse período já são dez anos de Rotaract. Me desenvolvi muito neste tempo e não consigo ver hoje como seria se eu não fizesse parte do Rotaract, vira uma paixão”, conta Henrique Carbonar, Representante Distrital 2020-21 de Rotaract.
Segundo o representante distrital, o Rotaract pode proporcionar o aprimoramento de habilidades profissionais, de liderança, trabalho comunitário, além de conectar os associados e gerar amizades. “No Rotaract, trabalhamos com projetos e cada pessoa em determinado momento assume funções e se torna responsável por uma iniciativa. [Pessoalmente,] essa experiência tornou mais fácil entrar em contato com as pessoas, conversar, trocar ideias. Meu círculo de amigos é formado por pessoas que conheci na família rotária, associados do meu clube ou, por exemplo, que conheci por meio de grupos, como o clube de rotaractianos formados em engenharia química”, explica.
Por meio das experiências como rotaractiano e agora como representante distrital, Henrique relata que fazer parte da instituição o ajudou a gerir e solucionar conflitos, adquirir maior responsabilidade na gestão de tempo e organização pessoal, aumentar o aprendizado sobre o Rotary e oferecer treinamentos nacional e internacionalmente. "Uma das principais mudanças que senti na minha vida foi aprender a falar em público. Hoje, eu faço mestrado, quero ser professor e a forma como consigo dar aula foi aprendizado do Rotaract, dos cursos de oratória que tivemos. Também aprendi muito com a criação de projetos: as análises, os erros e acertos. Esses resultados impactam também na minha vida profissional”, afirma.
Saiba mais sobre o Rotaract e encontre o clube mais próximo de você em: Rotaract Clubs | Rotary International
__________
* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.
** Devido a pandemia, as viagens de todas as modalidades de intercâmbio do Rotary estão temporariamente paralisadas.






