Fundação Rotária aprova subsídio global para Banco de Leite do Hospital Trabalhador
Essencial para bebês recém-nascidos e prematuros, leite materno ajuda a reduzir a mortalidade infantil
Na última semana, a Fundação Rotária* Internacional aprovou o subsídio global para o projeto do Banco de Leite do Hospital Trabalhador. A meta é suprir a demanda da maternidade e em especial da UTI Neonatal, que atende pacientes de Curitiba e região metropolitana exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Liderado pelo Rotary Club de Curitiba, o projeto conta com o apoio do Rotary Club Curitiba Rebouças e parceria internacional do Rotary Club de Paradise, integrante do Distrito 5160**.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem receber somente o leite materno durante os primeiros 6 meses de vida e de forma complementar até os 2 anos de idade ou mais. As propriedades do leite materno variam conforme o bebê cresce, e podem ser separadas em três categorias: colostro, que é produzido nos primeiros dias após o parto; de transição; e, por fim, maduro, o mais calórico de todos. A amamentação é capaz de reduzir a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, ajudando também na recuperação e aumento da imunidade. “O leite materno é essencial para os bebês, principalmente prematuros e recém-nascidos. Diminui a incidência de alergias, melhora a imunidade, entre outros efeitos positivos”, explica Chang Chain, idealizadora do projeto e associada do Rotary Club de Curitiba.
Iniciativas como Bancos de Leite Humano (BLH) atuam na conscientização e promoção da importância do leite materno, coleta de doações e distribuição de leite humano seguindo padrões estritos de qualidade. O objetivo é contribuir com a diminuição da mortalidade infantil e garantir a saúde de bebês recém-nascidos e prematuros. De acordo com Chang, a demanda por leite materno no Hospital do Trabalhador aumentou desde que a instituição inaugurou uma ala incluindo uma UTI Infantil. Foi neste momento em que o clube começou a elaborar o projeto de subsídio global, inspirado em uma iniciativa similar, implantada por um Rotary Club de Pato Branco. Cerca de 250 a 300 bebês internados na UTI neonatal devem ser atendidos por ano com o banco de leite, além do potencial de estender o projeto para atender também a comunidade externa.
Aprovado pela Fundação Rotária Internacional, agora o projeto Banco de Leite do Hospital do Trabalhador segue para as próximas fases. Chang relata que serão realizados planejamentos para a implantação dos equipamentos junto com a equipe do hospital, que será responsável pelo treinamento dos funcionários que trabalharão no banco de leite. “A aprovação [do banco de leite] foi uma grande alegria, porque já faz três anos que começamos a elaborar essa iniciativa. E o projeto não acaba quando os equipamentos forem entregues, vamos acompanhar os resultados também. Acredito que é algo grande para Curitiba e conscientizar sobre o leite materno é sempre importante, principalmente estimular as mães a amamentarem e a doar para os bancos de leite”, afirma Chang.
Com orçamento estimado em torno de 40 mil dólares, o projeto é resultado do trabalho executado pela equipe distrital da Fundação Rotária e de Consultores Técnicos da Fundação Rotária (CADRE)***, além da parceria internacional entre Rotary Clubs do Distrito 4730**** - clube de Curitiba, apoiado pelo clube Rebouças - e do Distrito 5160 - clube de Paradise, Estados Unidos. O emparceiramento desse subsídio aconteceu com o apoio da Governadora Distrital Anaides Orth e do Governador do Distrito 4630, Antônio Carlos Cardoso. “O projeto do Banco de Leite do Hospital do Trabalhador é muito ligado à área de enfoque da saúde materno-infantil, para ajudar na nutrição dos bebês, em especial dos bebês prematuros. Agradeço a participação de todos os envolvidos: as equipes da Fundação Rotária e CADRE, os clubes de Rotary e o Governador Antônio”, agradece a Governadora Anaides Orth.
________________
* A Fundação Rotária (TRF) é o braço filantrópico do Rotary, criado para fins humanitários e educacionais, que lidera esforços de acabar com a pólio e promover a paz. Rotarianos e amigos do Rotary apoiam o trabalho da Fundação através de contribuições voluntárias. A Fundação trabalha para acabar com a pólio, financia projetos através de subsídios e assume outras iniciativas globais.
** O Distrito 5160 é formado pela região Central-Norte da Califórnia, desde a cidade de San Ramon até a cidade de Weed.
*** A Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária (Cadre) é formada por rotarianos voluntários que fornecem orientação e aconselhamento técnico aos envolvidos em projetos financiados por subsídios em todo o mundo.
**** O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.






