No mês da Mulher, celebração e reflexão sobre a diversidade
No Rotary e no mundo, data é o momento de relembrar, homenagear e lutar por igualdade, respeito e oportunidades
Mais que celebrar e homenagear as mães, amigas, irmãs e profissionais, o Dia Internacional da Mulher (08/03) criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 serve como oportunidade de promover o debate e reflexões referentes às desigualdades ainda existentes entre os gêneros.
Em 2020, as mulheres foram as que mais perderam empregos, empobreceram e observaram um recuo em políticas e direitos conquistados ao longo das últimas décadas. As informações são de uma análise realizada pela ONU no final do ano passado. A organização também calcula que em 2021 haverá mais de 400 milhões de mulheres pobres. O Dia Internacional da Mulher lembra a importância de unir esforços para reduzir as desigualdades que afetam mulheres no mundo inteiro - seja em espaços sociais, acadêmicos, no mercado de trabalho ou domésticos, onde algumas mulheres podem ser vítimas de violência dentro dos próprios lares.
Diversidade: um compromisso rotário
Para reduzir essas desigualdades, o Rotary assumiu um compromisso internacional por meio do estatuto de “Diversidade, Equidade e Inclusão” (DEI). Segundo a instituição, assim como um dos valores centrais do Rotary, “diversidade deve ser uma das nossas maiores forças”. “Devemos estar orgulhosos que Rotary reflete tantas culturas, gerações e experiências vividas, e oferece o potencial para inúmeros líderes aproveitarem essas experiências para fazer a diferença”, afirmou por meio de comunicado.
No ano passado, o Rotary lançou a Força-tarefa DEI para formar um plano de ação compreensivo, com resultados alcançáveis, mensuráveis e significativos. O objetivo é que este plano siga o estatuto DEI e incorpore as diferenças, necessidades e prioridades regionais. Além disso, o Rotary também tomou outras medidas, como estabelecer a meta de aumentar em 30% o número de rotarianas e mulheres nos cargos de liderança até junho de 2023. Isso representa mais mulheres sendo indicadas para servir como líderes de treinamento da Assembleia Internacional, líderes regionais e membros de comissões do Rotary International.
Também em 2020, Jennifer Jones foi declarada a primeira Presidente Indicada de Rotary International (RI). Após 32 anos da admissão de mulheres em Rotary, a indicação da presidente é mais um símbolo do compromisso da instituição com a diversidade e dos avanços na representação e participação feminina em diversas áreas da sociedade.
“O Rotary valoriza a diversidade e celebra contribuições de seres humanos de todas as origens, independentemente de idade, etnia, raça, cor, habilidade, religião, status socioeconômico, cultura, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero. [Cultivamos] uma cultura diversificada, equitativa e inclusiva, na qual pessoas de grupos sub-representados têm maiores oportunidades de participar como associados e líderes.”
— Rotary International
Leia também: Diversidade, equidade e inclusão | Rotary International
Março Mulher: Elas Lideram
No Distrito 4730*, foram preparadas iniciativas durante todo o mês em homenagem às mulheres. A campanha “Março Mulher: Elas Lideram” irá compartilhar semanalmente vídeos no Youtube dedicados às mulheres, com depoimentos e conteúdos diversos. Organizada pela Comissão das Mulheres do Rotary, a iniciativa tem como objetivo levar esperança, realização e inspiração para as participantes. “Nós queremos a igualdade das mulheres, elas que estão hoje em todos os setores: prefeitas, delegadas, advogadas e assim por diante. Toda semana será lançado um vídeo com uma mulher contando suas experiências, histórias, projeto de vida e como enfrentaram e superaram este ano de pandemia”, explica Lurdinha Persicotti, coordenadora da Comissão de Mulheres do Distrito 4730.
A comissão também preparou uma loteria virtual para o último domingo do (28), encerrando as ações da campanha “Março Mulher”. Serão sorteados 20 prêmios, um em cada rodada do jogo. A Loteria da Mulher será realizada no dia 28 de março, às 18 horas, em plataforma a ser divulgada.
Criada durante a gestão 2020-21, a Comissão de Mulheres do Rotary 4730 tem como objetivo promover iniciativas de diversidade e inclusão no distrito. Segundo Lurdinha Persicotti, a equipe também trabalha em conjunto com a Comissão de Projetos Humanitários. A Comissão da Mulher já realizou rodas de conversa, workshops, exposições artísticas, entre outras ações.
“Acredito que se tornou evidente a importância do trabalho, da presença e da realização da mulher no Distrito 4730. Tanto é que nesse ano temos um grande número de mulheres liderando vários setores. Queremos trabalhar junto [aos nossos companheiros rotarianos] em prol de um mundo melhor, com credibilidade para desenvolver atividades de liderança”
— Lurdinha Persicotti, coordenadora da Comissão da Mulher do Rotary 4730
Mulheres e liderança no Rotary
As rotarianas têm uma trajetória de liderança forte e histórica, especialmente no Distrito 4730*. Desde que as mulheres passaram a ser admitidas na instituição, o distrito já registrou sete Governadoras Distritais.
Fizemos uma linha do tempo com depoimentos das líderes do Colégio de Governadores do Distrito, confira abaixo:
Silvia Maria de Campos | Distrito 4730 | Governadora 1999-00
Silvia Campos foi a primeira governadora eleita pelo Distrito 4730 e a segunda no Brasil. Segundo a governadora, a liderança das rotarianas era vista como uma grande novidade na época. “Foi um período de muito incentivo à inclusão de mulheres nos quadros associativos. Alguns clubes ainda tinham receio sobre as mudanças. E, para minha surpresa, depois de seis meses do início da minha gestão vários clubes já haviam admitido mulheres por iniciativa própria. [Sinto que] houve um avanço no ingresso da mulher em Rotary a partir do momento em que fui governadora e que continua nos dias atuais”, relata Campos.
Governadora no ano rotário de 1999-00, Silvia também revela que foi um desafio e uma responsabilidade grande liderar o Distrito 4730. “Eu era a única governadora no Brasil neste ano. Foi uma responsabilidade enorme, mas consegui fazer um trabalho que me gratificou muito e mostrar que não tem diferença nenhuma entre ser um governador homem e uma governadora mulher. Até hoje, tenho lembranças boas e vejo os resultados deste trabalho”, comenta.
“Continuamos nos esforçando para que mais profissionais femininas se juntem ao Rotary. A presença da mulher trouxe uma sensibilidade que antes não existia e que fez muita diferença.”
— Silvia Maria de Campos, Governadora 1999-00 do Distrito 4730
Stael Teresinha Sdroiewski Uba | Distrito 4640 | Governadora 2008-09
Stael Uba foi eleita governadora pelo Distrito 4640. Depois de liderar e ser integrante do distrito por muitos anos, Stael e o marido se mudaram para ficarem mais próximos dos parentes na cidade natal e estabeleceram laços com o Distrito 4730. Como em Rotary os títulos permanecem independente do distrito atual, Stael Uba foi registrada e faz parte do Colégio de Governadores do Distrito 4730.
Associada ao Rotary desde 1996, Stael já foi presidente de clube por três vezes, atuou na Comissão da Juventude do Distrito 4640** e foi conselheira do Interact apadrinhado por seu clube durante 15 anos. Stael Uba também foi voluntária como cirurgiã-dentista em instituições, prestando treinamento e colocando futuros profissionais em contato com o mercado de trabalho. “Isso demonstra bastante a minha identidade com os jovens. [Voltamos] à nossa cidade natal onde está nossa família e onde estão nossas raízes, mas mantemos contato com o nosso distrito de nascimento em Rotary, as relações são muito boas até hoje. Assim como fomos muito bem acolhidos com muito carinho aqui neste Distrito ao qual somos sempre gratos”, afirma.
A governadora lembra que um dos orgulhos deixados por sua gestão em 2008-09, foi a classificação do Distrito 4640* em terceiro lugar nacional de Contribuição para Fundação Rotária. “É uma das coisas que mais trabalhei, que mais defendo”, descreve. Stael aponta que as gestões de homens e mulheres no Distrito 4640 foram muito semelhantes, mas que as líderes rotárias se destacaram na proximidade com as comunidades. “Acredito que esse foi um dos principais fatores que fizeram as mulheres terem sucesso, a participação das mulheres aproximou Rotary e comunidade”, ressalta.
“Acredito que em Rotary é só mais uma consequência da inserção da mulher num contexto global. É muito importante, mas nós viemos na esteira das mudanças do mundo. Graças a Deus, o Rotary Internacional assimilou essas mudanças e abriu as portas também para as mulheres como tantos outros mercados. O mais importante para o Rotary é o ingresso de pessoas de caráter, que tenham como objetivo principal ajudar ao próximo. Independente de ser homem ou mulher, todos os associados devem agregar forças para ajudar a humanidade.”
— Stael Teresinha Sdroiewski Uba, Governadora 2008-09 do Distrito 4640
Maria de Lourdes Caramori Caldas | Distrito 4730 | Governadora 2014-15
Maria Caldas foi governadora distrital no ano rotário 2014-15. Para a governadora, um dos marcos de sua gestão foi a ampla participação de mulheres em todas as comissões e, em especial, das rotaractianas e interactianas que auxiliaram o Distrito 4730 a alcançar diversas metas propostas por Rotary International. “Mulheres serem alçadas a cargos eletivos de liderança é algo que antes nós jamais iríamos pensar. Hoje temos governadoras de distrito, mulheres participando em diretorias, tivemos uma vice-presidente e em breve teremos uma presidente em Rotary. Foi um avanço muito grande desde que o Rotary aprovou a entrada de mulheres no seu quadro associativo”, relembra.
“Essa participação das mulheres no Rotary foi uma conquista que nós conseguimos há muitos anos atrás. Para mim, é um orgulho fazer parte dessa plêiade de mulheres que estão se despontando não só na nossa instituição, mas em toda sociedade. Hoje gostaria de parabenizar todas as mulheres, em especial as rotarianas, e [torcer para] que cada vez mais conquistemos mais espaços dentro do Rotary e na sociedade como um todo.”
— Maria de Lourdes Caramori Caldas, Governadora 2014-15 do Distrito 4730
Sueli de Fátima Karas Inckot | Distrito 4730 | Governadora 2017-18
Sueli Inckot foi governadora distrital no ano de 2017-2018. Durante sua gestão, a participação de mulheres atingiu 28% do quadro total de associados, percentual superior à média mundial, na época de 22%. Sueli afirma que dentro de Rotary International já é possível ver o reconhecimento das mulheres, que ocupam cada vez mais cargos de liderança. "Isso mostra que nós - ainda com muitas limitações - tivemos uma conquista muito grande dentro do mundo. Temos com certeza algumas barreiras a serem vencidas, mas conseguimos através do nosso trabalho, da nossa competência mostrar que somos capazes de exercer nossa profissão em qualquer época do ano, em qualquer lugar e principalmente dentro de Rotary”, declara.
“Mulher: é uma palavra tão pequena que ao longo da história veio adquirindo muitas e muitas conquistas, que vieram a base de muita luta. Como incentivo, [gostaria de dizer] que nós somos capazes, temos condições de fazer o nosso melhor. E viva as mulheres! Principalmente as rotarianas do nosso distrito, pois elas fazem uma grande diferença dentro da nossa instituição.”
— Sueli de Fátima Karas Inckot, Governadora 2017-2018 do Distrito 4730
Isis Ribas Busse | Distrito 4730 | Governadora 2018-19
Isis Busse foi governadora do distrito no ano rotário 2018-2019. Isis aponta que um dos marcos de sua gestão foi o aumento no percentual de participação de mulheres no Distrito 4730. Segundo a governadora, o número ultrapassou os índices do Brasil e do mundo. “Isto nos animou muito, pois enquanto o Rotary Internacional pede que as mulheres tenham mais participação, nosso distrito dá o exemplo. Também nos projetos que os clubes realizam ou participam, elas estão presentes, trazendo consigo a família. Marido e filhos vem participar. Isso é muito importante, pois Rotary quer essa participação, quer o engajamento familiar”, explica.
“A participação de mulheres no Rotary, principalmente em cargos de liderança, representa a valorização da mulher, espelhando sua consciência social, além da familiar. Também a concordância dos companheiros de que sim, a mulher os representa e atua com competência diante dos projetos dos clubes. Aproveito esta data para conclamar as mulheres a participar do Rotary. Vocês são importantes demais. Vocês trazem aos clubes alegria, sensibilidade, coragem e incríveis ideias. Parabéns pelo nosso dia, cada ano com mais conquistas.”
— Isis Ribas Busse, Governadora 2018-19 do Distrito 4730.
Anaides Pimentel da Silva Orth | Distrito 4730 | Governadora 2020-21
Anaides Pimentel da Silva Orth é a atual governadora do Distrito 4730. Hoje, as rotarianas representam 35% do quadro associativo distrital, superando as médias nacional e mundial do Rotary. Em 2020-21, as associadas também conquistaram diversas posições de liderança no Distrito 4730. Liderada por Anaídes, a equipe distrital conta oito Governadoras Assistentes, majoritariamente rotarianas coordenando comissões distritais e, de 80 Rotary Clubs, 26 elegeram presidentes mulheres. “O Distrito acolhe muito bem a figura feminina e especialmente nos últimos anos [percebemos] essa aceitação. Acredito que em Rotary, a mulher tem desenvolvido um papel de liderança muito grande”, afirma Anaídes.
“Quando ambas as lideranças [feminina e masculina] estão integradas, o resultado é grande. As mulheres têm um método mais ativo, flexível e com muito acolhimento. Dessa forma, somos capazes de experimentar com responsabilidade, o que desenvolve muito o Rotary. A liderança da mulher é destacada pela disponibilidade que ela tem no aprender constante.”
— Anaides Pimentel da Silva Orth, Governadora 2020-2021 do Distrito 4730
Mariane Nascimento Ferreira | Distrito 4730 | Governadora 2021-22
Mariane Ferreira é a governadora eleita para a gestão distrital 2021-22. Mariane também vê o aumento da participação da mulher em Rotary e da integração entre ambas as lideranças como uma nova marca, um novo processo para instituição que abre muitas possibilidades. Uma das metas internacionais para a gestão da governadora eleita - guiada sob o lema “Servir Para Transformar Vidas” - será concentrar esforços no empoderamento de meninas.
“Gosto de pensar que as rotarianas estão crescendo e conquistando mais espaço no Rotary, mas que independentemente, os trabalhos que realizamos juntos e nossa dedicação à instituição são a parte essencial.”
— Mariane Nascimento Ferreira, Governadora 2021-2022 do Distrito 4730
———————
* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba e região metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.
** Distrito 4640 é a área administrativa do Rotary International que compreende Cascavel, Foz do Iguaçu e outras cidades do sudoeste do Paraná.






