53 anos de Rotaract: união, companheirismo e a transformação do futuro
Experiências no trabalho com a comunidade e com a conexão internacional impactam e mudam as vidas de jovens rotários
Neste mês, o Rotaract completou 53 anos desde a sua fundação. Ao criar um movimento global para os jovens a partir de 18 anos, o Rotary buscava oferecer às comunidades líderes mais responsáveis e participativos nas mudanças globais.
O aniversário marca também uma era de mudanças: nos últimos anos, a iniciativa Elevate Rotaract tem ampliado oportunidades para os rotaractianos. “É o tempo de reconhecer e apoiar a relação com os jovens para que continue havendo o desenvolvimento dos trabalhos em colaboração mútua em todas as áreas possíveis, especialmente em relação aos Projetos Humanitários, Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLAs) e Bolsas da Fundação Rotária”, afirma Anaides Orth, governadora do Distrito 4730*.
Força-tarefa Elevate Rotaract e a integração da família rotária
Integrantes da família rotária, os Rotaract Clubs reúnem jovens a partir de 18 anos para compartilhar ideias, aprimorar habilidades de liderança e ajudar ao próximo. Os clubes administram suas operações, gerenciam seus fundos e planejam atividades e projetos alinhados a causas relevantes para a comunidade. Além disso, a Força-tarefa Elevate Rotaract - formada em 2019 por rotaractianos e rotarianos - se dedica a tornar a organização ainda mais “atraente e acolhedora para jovens profissionais”. “Além de mudar o patamar e ter mais liberdade para fazer projetos, hoje temos algumas vantagens que não existiam antes, como: criação de clubes independente de Rotary Clubs padrinhos, possibilidade de solicitar subsídios globais e [sem o limite de idade] vejo uma oportunidade do rotaractiano se preparar melhor para entrar no Rotary”, explica Henrique Carbonar, Representante Distrital do Rotaract 4730 na gestão 2020-21.
Leia também: Rotaract ao longo das décadas | Rotary International
O Elevate Rotaract também traz novas obrigações e metas para os associados, por exemplo aumentar o número de rotaractianos. Com o projeto, Rotary e Rotaract expandem a linha de trabalho conjunto. Henrique vê a integração entre as organizações da família rotária como imprescindível para a continuidade do Rotary nos próximos anos. “A questão da pandemia mostrou que o Rotaract precisa se adequar a imprevistos e novas formas de trabalhar. Então, espero que os rotaractianos evoluam em buscar alternativas e tentar sair da zona de conforto, pensando [as ações na] comunidade de uma maneira inovadora. Também espero que as pessoas entendam a importância do companheirismo e da amizade dentro da organização”, reflete Carbonar sobre o futuro da organização.
“Como Representante Distrital, queria agradecer aos clubes por todo o trabalho que os clubes vem fazendo nesse ano rotário, tem sido um ano de muito imprevisto e muita mudança, e parabenizar o Rotaract por mais um aniversário. É uma data para reconhecer o quanto desenvolvemos na nossa comunidade e dentro dos nossos clubes. Estou na família rotária há 16 anos, e desse período já são dez anos de Rotaract. Me desenvolvi muito neste tempo e não consigo ver hoje como seria se eu não fizesse parte do Rotaract, vira uma paixão.”
— Mensagem de Henrique Carbonar, Representante Distrital 2020-21 do Rotaract 4730
Eleita Representante Distrital de Rotaract para a gestão 2021-22, Loriane Heidi também acredita que o futuro da organização está no trabalho conjunto dos rotaractianos, atuando no desenvolvimento pessoal de cada associado e na transformação das comunidades. “Espero que nós possamos cada vez mais mostrar o que é Rotary e Rotaract para outras pessoas. Com nossas habilidades de liderança, nós rotaractianos temos sim esse poder de transformar o mundo”, relata.
Loriane conheceu a família rotária por meio do Intercâmbio Jovem Destaque, em 2008. A partir desta experiência, Loriane Heidi se tornou rotaractiana, fundando um novo clube na cidade de Rio Negro e sua dedicação e engajamento ao Rotary ficaram internacionalmente conhecidas, sendo convidada para palestrar em grandes eventos e convenções rotárias. Para a representante distrital eleita, fazer parte do Rotaract Rio Negro é uma experiência maravilhosa e Loriane define o clube como uma família muito trabalhadora e que apoia seus associados.
Escolhida para representar o próximo ano rotário, Loriane Heidi acredita que o lema da gestão 2021-22, “Servir Para Transformar Vidas”, é como uma resposta do universo para sua trajetória em Rotary. “Minha vida foi transformada e eu quero servir para transformar outras vidas como a minha foi. O Rotary me ensinou muito a ter confiança e valorizar quem eu sou, que era capaz de ter sonhos e realizá-los. E dentro do Rotaract, aprendi a ser quem eu quiser, que as pessoas nos acolhem, e encontrei uma nova profissão, aprendendo novas habilidades como me comunicar melhor e usar os meus talentos. Tenho certeza que não estaria onde estou hoje [sem esses aprendizados]”, revela.
“Estar no Rotaract foi uma oportunidade de devolver, de fazer as pessoas sentirem e terem oportunidades assim como eu tive um dia. Queria agradecer a todos os jovens líderes transformadores que estão unidos ao Rotaract, agradecer por terem dito sim a essa missão de transformar vidas por meio do servir. E quero dizer para outros jovens que não são rotaractianos que aqui dentro da família rotária tem espaço para todos. Venham conhecer mais sobre Rotaract e se transformar também por meio desse programa.”
— Mensagem de Loriane Heidi, Representante Distrital 2020-21 do Rotaract 4730
Ser rotaractiano
As experiências no Rotaract proporcionam diversos aprendizados e abrem novos caminhos e oportunidades para cada associado. Segundo César Bochenek, essas experiências são fundamentais para um jovem. Hoje rotariano e reconhecido pelo prêmio Armando de Arruda Pereira pelo seu trabalho com os jovens rotários, César iniciou sua jornada no Rotaract Vila Velha em 1996, atuando como presidente e liderando a iniciativa "Frutos das Árvores para Todos”, premiado o melhor projeto da América Latina no ano rotário 97-98. “Ainda bastante jovem receber um prêmio dessa magnitude, me motivou a sempre conhecer e trabalhar as potencialidades do Rotary”, afirma Bochenek, associado do Rotary Club de Ponta Grossa Alagados.
Leia também: Serviços Profissionais: como o Rotary incentiva a formação de líderes e promove talentos - Distrito 4730
No Rotaract, César Bochenek aprendeu o valor do companheirismo e de expandir conexões. “O Rotaract é energia. Minha experiência foi fantástica, porque pudemos ter uma instituição internacional, com muitas oportunidades de intercâmbio e realizações com a comunidade. É um campo onde você exerce a liderança em diferentes cargos, a oratória, o controle e nisso aprende diversas funções”, descreve.
Para Matheus Rios, presidente eleito do clube Ponta Grossa Sabará, o Rotaract representa acolhimento. Matheus sofria preconceitos devido a problemas de saúde físicos e encontrou na instituição um lugar para formar amizades e se desenvolver. “Sempre gostei de conversar, conhecer pessoas novas e ajudar [a comunidade] e o Rotaract é isso. Meu clube me recebeu e a minha família de forma tão especial, me senti acolhido. Hoje meu círculo de amizades é 80% formado por rotaractianos, por pessoas que têm os mesmos objetivos que os meus”, conta.
Saiba mais sobre como se juntar ao Rotaract e procure o clube mais próximo de você em: Rotaract | Rotary International
Projetos humanitários
Como parte das organizações da família rotária, o Rotaract também atua diretamente na elaboração e execução de projetos humanitários. Selecionamos algumas ações dos jovens rotaractianos do Distrito 4730, confira:
Cinema Amigo
Com o objetivo de levar crianças ao cinema pela primeira vez, o Rotaract Club de Curitiba Bom Retiro criou o projeto “Cinema Amigo”. Desde 2017, já foram realizadas cinco edições com a participação de 1500 crianças. Segundo Rafael Guiraud, presidente do clube, a ideia inicial era simples, realizar uma tarde de filmes com crianças de uma comunidade em Almirante Tamandaré. “Nosso intuito era fazer uma ação mais descontraída. A ideia ganhou proporção e entramos em contato com os cinemas de Curitiba para levarmos crianças de comunidades da cidade e região metropolitana para uma sessão de cinema”, explica.
O projeto se expandiu e ganhou fôlego de parceiros externos, permitindo levar os participantes do “Cinema Amigo” para assistir gratuitamente uma sessão de filme pela primeira vez, com direito a pipocas e refrigerantes. Entre os parceiros da iniciativa estão: IMAX Cinemas; Francovig Transportes; URBS; Prefeitura de São José dos Pinhais — parceira em algumas edições do “Cinema Amigo”; além de parcerias com outros clubes de Rotaract. “Queremos mostrar para as crianças uma realidade diferente do que elas estão acostumadas. [Para atingir esse objetivo] sempre optamos por levar crianças que jamais entraram em uma sala de cinema. Com isso acreditamos que além de oferecer um pouco de acesso à cultura para as crianças, estamos de algum modo influenciando positivamente o futuro delas”, afirma Rafael.
Devido a pandemia, o “Cinema Amigo” está com as atividades paralisadas até que seja possível reunir as crianças em uma sala de cinema. “Com certeza existem planos para retomar [o projeto]! O clube inteiro abraça essa iniciativa e sente muita falta da energia das crianças”, revela Guiraud.
Confira mais sobre a iniciativa neste vídeo: Cinema Amigo | 4ª Edição
Comemora Ponta Grossa
Desde o início da pandemia da covid-19, profissionais de saúde trabalham de modo incessante para combater a doença. Como forma de agradecimento e para comemorar os 197 anos de Ponta Grossa, o Rotaract e o Interact Sabará uniram forças para produzir 120 bolos para os profissionais da cidade que estão na linha no enfrentamento à pandemia. A ação aconteceu em setembro de 2020 e a produção dos bolos de pote foi dividida individualmente — cada participante fez em sua casa, seguindo todas as medidas de segurança.
Os bolos foram entregues na Santa Casa, no Hospital do Coração Bom Jesus e no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. “Foi uma iniciativa simples, mas muito significativa e com um grande impacto. Esta foi uma forma que o Rotaract Sabará encontrou de agradecer pelo trabalho dos profissionais na pandemia e manter as medidas de distanciamento”, explica Henrique Carbonar.
Respeita - Tod@s merecem respeito
No mês do Dia Internacional da Mulher, o Rotaract 4730 preparou uma ação especial para todos os clubes do distrito, o projeto “Respeita - Tod@s merecem respeito”. A iniciativa tem como objetivo preparar os clubes para trabalhar com ações e projetos de conscientização sobre assédio e violência contra à mulher. O treinamento virtual acontece no próximo final de semana, no dia 27 de março, a partir das 17 horas. As palestras serão realizadas via Google Meet e os temas abordados serão: “Reconhecendo e atuando nos casos de violência e abuso”; o “Como abordar a violência doméstica na comunidade”; o “O poder de encorajamento e enfrentamento frente à reconstrução feminina após as situações de abuso”.
Leia também: No mês da Mulher, celebração e reflexão sobre a diversidade - Distrito 4730
O projeto “Respeita - Tod@s merecem respeito” também surgiu como uma resposta ao aumento no número de feminicídios no Paraná e no mundo. Mesmo com a possibilidade de subnotificação de casos devido à pandemia, dados apontam que somente em Curitiba os casos aumentaram 30% no ano passado. Com a iniciativa, o Rotaract 4730 espera o engajamento de clubes e associados no desenvolvimento de ações, eventos, campanhas e treinamentos para reduzir o número de casos de violência contra a mulher. Além disso, a equipe busca educar e valorizar a imagem da mulher “como um ícone de influência benéfica na comunidade, recebendo seu destaque pela potência de suas convicções”. “[Queremos] trabalhar a compreensão sobre a importância da feminilidade, da compaixão e do respeito”, afirma a organização.
Como denunciar casos de violência contra à mulher
Central de Atendimento à Mulher: Telefone - 180
Central de Direitos Humanos: Telefone - 100 | Telegram - Direitoshumanosbrasilbot | Whatsapp - (61) 99656-5008
Todos os serviços listados acima estão disponíveis 24 horas, em todo o território brasileiro. As denúncias são gratuitas e podem ser realizadas de forma anônima.
__________
* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.






