Recursos hídricos e saneamento: preservando o bem mais essencial para a vida
Conheça as iniciativas do Rotary para conservar e fornecer água potável para as comunidades em todo o mundo
Em março, o Rotary dá ênfase à área de enfoque de recursos hídricos e saneamento, buscando conscientizar sobre a importância de recuperar, preservar e conservar a água. Para a instituição, restaurar os recursos de água potável e viabilizar seu acesso por meio de saneamento básico, significa ao mesmo tempo proteger o meio ambiente e promover qualidade de vida e saúde para comunidades vulneráveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada dólar investido em água e saneamento representa uma economia de 4,3 dólares em custos de saúde no mundo. Uma das metas que o Rotary espera concluir até 2030 é fornecer água e saneamento para todas as pessoas, no mundo inteiro.
Ainda uma realidade para diversas comunidades, a falta de acesso à água e saneamento pode ter consequências severas, como o aumento de doenças infecciosas. Lançado no Dia Mundial da Água (22/03), um relatório de agências do Sistema Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que mais de dois bilhões de pessoas no mundo são afetadas pelo estresse hídrico - quando a demanda por água é maior que a capacidade de distribuição - e pela redução na qualidade do recurso. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, mostram que somente no Brasil cerca de 86 milhões de pessoas não têm acesso adequado à água, seja por fornecimento irregular, qualidade ruim ou quantidade insuficiente. No Paraná, a maior crise hídrica dos últimos 40 anos levou ao estabelecimento de um rodízio no fornecimento para evitar a escassez total do recurso hídrico.
Conservação e conscientização: um trabalho em equipe
O Rotary trabalha internacionalmente para mudar este quadro, incentivando projetos e realizando parcerias com comunidades locais e outras organizações para expandir o alcance das ações humanitárias. Em 2020, o Rotary no Paraná - representado pelos Distritos 4630, 4640, 4710 e 4730 de Rotary International - e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) uniram forças, retomando uma iniciativa especial que deve gerar ações de educação e conservação ambiental em todo o estado. “É uma parceria que na verdade abrange todas as áreas de enfoque da nossa instituição: trabalhar com o meio ambiente e com o saneamento, é também trabalhar com a questão da saúde”, explica Anaides Pimentel da Silva Orth, Governadora 2020-21 do Distrito 4730*.
A parceria foi firmada por meio de um Termo de Cooperação, que terá duração de dois anos e determina como as ações devem funcionar neste período. O termo também estreou uma nova modalidade de clube com a criação do Rotary Club Corporativo Sanepar, responsável por acionar os projetos nas comunidades junto aos outros clubes rotários. Serão realizadas diversas ações: atividades de sensibilização ambiental; mutirões de limpeza e de plantio; oficinas socioambientais e ações de comunicação ambiental; e projetos inspirados em datas específicas - como Dia da Árvore ou Dia Mundial do Meio Ambiente. Também devem ser desenvolvidas atividades nos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar e em Unidades de Conservação, além de fomento ao abastecimento adequado de pequenas comunidades rurais.
Água é vida!
O Distrito 4730* também firmou parcerias com órgãos não-governamentais (ONGs) e empresas privadas para projetos de educação e conservação ambiental dentro da sua área administrativa. Em colaboração com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e a Grande Reserva Mata Atlântica, o projeto distrital “Água É Vida!” divulga vídeos curtos no Youtube sobre a importância da conservação de recursos hídricos.
Liderada pelo Interact 4730 - programa patrocinado pelo Rotary para formação de líderes -, a iniciativa EcoCiclo será lançado em abril, com várias propostas de ações para todos os clubes da família rotária. As atividades tem como objetivo a preservação do meio ambiente, conscientizando a população e realizando operações na comunidade. Serão cinco propostas principais, visando a integração dos Rotary, Rotaract e Interact Clubs do distrito.
Em fase de planejamento, o projeto Rios Urbanos terá como objetivo tratar rios e nascentes das cidades grandes. A meta é tratar as microbacias que alimentam os rios maiores, responsáveis pelo abastecimento das cidades. Resultado de uma parceria entre Secretarias do Meio Ambiente, Sanepar e Rotary, o projeto será dividido em várias fases, como: educação das comunidades que vivem em torno dos rios e nascentes; contatar órgãos públicos para impedir esgotos jogados nos rios; oficinas em escolas para ensinar a importância da conservação de recursos hídricos para crianças; entre outras. Durante este momento de pandemia, os primeiros conteúdos do projeto Rios Urbanos serão exclusivamente virtuais e devem começar a ser divulgados também a partir de abril.
__________
* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.






