Como intercâmbios podem ajudar novas gerações a transformar o mundo

Programas incentivam desenvolvimento de habilidades de liderança, conhecimento de novas culturas e laços de amizade globais

 

Durante o mês de maio, o Rotary International se dedicou a celebrar as novas gerações e a importância dos serviços prestados aos jovens. Um dos programas de destaque da instituição, os intercâmbios abrem oportunidades para que a juventude rotária conheça novas culturas, troque experiências com jovens de outros países e aprimore seu conhecimento profissional, além de incentivar a criação de projetos humanitários com impacto direto nas comunidades. “O Programa de Intercâmbio de Jovens abre oportunidades e mentes de jovens dos cinco continentes do nosso planeta, criando laços culturais e afetivos. No futuro, [estes jovens] serão adultos com mentes e corações ampliados”, afirma Anaides Pimentel da Silva Orth, Governadora 2020-21.

 

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito 4730* conta com as modalidades: Serviços às  Novas Gerações (NGSE); Camp; Jovem Destaque; Curta ou Longa Duração (regular). Nos últimos cinco anos, mais de 455 jovens participaram da modalidade Longa Duração, resultado de emparceiramento com cerca de 30 países. Devido a pandemia de covid-19, as viagens foram paralisadas no ano passado e permanecem assim até o dia 30 de junho de 2021. “Nossa esperança era de que a situação global tivesse se estabilizado o suficiente para que os distritos pudessem reiniciar seus intercâmbios com segurança, [mas] ainda há incertezas demais para que isso aconteça. Precisamos fazer o possível para proteger nossos estudantes, famílias ou voluntários dos riscos associados a esta doença perigosa”, explica Solange Mattiello, Chair 2020-21 do Distrito 4730.

 

Enquanto as viagens não podem ser retomadas, a equipe de intercâmbio trabalha realizando encontros virtuais com os jovens candidatos, construindo planejamentos estratégicos, certificando clubes para as modalidades de intercâmbio, negociando vagas com distritos parceiros, entre outras atividades de integração. “Criamos muitas oportunidades de deixar o mundo mais próximo e de nos conectarmos com estes jovens em muitos países, observando que a semente do intercâmbio está viva em seus corações, em suas lembranças, em suas ações e atitudes. O fato de termos coragem para continuar firmes de pé é razão suficiente para celebrarmos a vida e apreciarmos as pequenas vitórias todos os dias”, afirma a chair.

 

Intercâmbio de Jovens

Cada modalidade de intercâmbio em Rotary tem diferentes critérios e métodos de participação, mas com um mesmo objetivo: gerar embaixadores pela paz. No Intercâmbio de Jovens, três modalidades se destacam: camp, curta e longa duração. Esses intercâmbios oferecem a oportunidade de conhecer novas culturas para jovens que tenham até ou aproximadamente 18 anos, dependendo da modalidade e emparceiramento realizado. “Essa bagagem cultural é muito preciosa, faz com que o estudante quebre uma série de preconceitos e consiga lidar com diferentes tipos de pessoas. O Intercâmbio de Jovens planta as sementes da compreensão ao oferecer a centenas de estudantes a oportunidade de conhecer outras sociedades e vivenciar costumes diversos”, reflete Mattiello.

 

No intercâmbio de longa duração, os jovens ficam durante um ano no exterior em um país selecionado dentre os parceiros do distrito, sendo recebidos por famílias do Rotary local. Modalidade inédita desenvolvida pelo Distrito 4730, a iniciativa Jovem Destaque oferece oportunidades para que jovens de baixa renda e com bom desempenho escolar também tenham a chance de conhecer novas culturas em intercâmbios de longa duração. Criado há 12 anos, o programa seleciona jovens com bom desempenho escolar — que tenham estudado a vida toda em escola pública ou com bolsa integral — , perfil de liderança, engajamento com atividades de voluntariado e responsabilidade social, entre outras características, para fazer um intercâmbio patrocinado por um clube do Distrito.

 

A modalidade curta duração tem um formato parecido com os intercâmbios de longa duração, apenas divergindo no período em que a viagem acontece, que pode ser de um a três meses. Como o nome sugere, os intercâmbios camp funcionam como “acampamentos” temáticos oferecidos por distritos de Rotary, em que os jovens passam um mês conhecendo novas culturas e praticando atividades esportivas, musicais, sociais, entre outras. “Durante minha caminhada em Rotary, sempre estive envolvida com os programas da juventude, principalmente o intercâmbio de jovens. Me emociono ao olhar para trás e ver como estes jovens cresceram, como o intercâmbio transformou suas vidas”, relata Solange Mattiello.

 

Serviços às Novas Gerações - NGSE

Criado em 2010, o Intercâmbio Novas Gerações é uma categoria destinada a jovens entre 19 a 30 anos e tem como meta ampliar a conscientização sobre assuntos internacionais, oportunizando a troca de experiências profissionais. A duração do intercâmbio pode variar: grupos ficam até quatro semanas no local de destino, enquanto intercambistas individuais permanecem entre 4 e 12 semanas. Nos últimos anos, o Distrito 4730 conquistou parcerias com diversos países: Alemanha, Canadá, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Polônia, Rússia e Taiwan. Para Nárcia Cogo, Chair Distrital do NGSE, as oportunidades oferecidas pelo intercâmbio constituem uma vivência ímpar. “Já participaram estudantes de áreas como Medicina, Jornalismo, Engenharia, Direito, entre tantos cursos. E percebemos a importância dessa experiência, algo único e enriquecedor que eles vão levar ao longo de toda vida acadêmica deles”, conta.

 

Além do conhecimento e aprimoramento profissional, os jovens auxiliam na criação e expansão dos projetos na comunidade. “Vivenciar diferentes lugares e culturas, isso só vem a somar no aprendizado, ensina a valorizar a sua cultura e a do outro também. Cada dia, cada jovem é uma lição diferente”, comenta a chair. Nárcia também acrescenta que é fascinante e motivador trabalhar com os intercambistas desta modalidade. “Participar deste momento único na vida deles e o reconhecimento que isso proporciona, me deixa muito contente. Às vezes, temos grandes desafios para encontrar o país e área específica daquele intercâmbio, precisamos batalhar, unir forças e correr atrás para realizar os sonhos destes jovens”, afirma.

 

As inscrições para participar do Intercâmbio Novas Gerações** estão abertas, sem prazo para encerramento. Confira o edital em: Rotary divulga edital do intercâmbio Novas Gerações (NGSE) 



Rotex 4730

Completando 13 anos no distrito, a associação alumni Rotex 4730 é formada por intercambistas retornados (rebounds) de intercâmbios de jovens do Rotary. Além de atuar em projetos da comunidade local, a Rotex promove atividades sociais e culturais que ajudam os intercambistas estrangeiros (inbounds) a se adaptar e integrar na região. Os ex-intercambistas ainda oferecem dicas de suas próprias experiências para outros candidatos de intercâmbio, que estão se preparando para viajar para outros países (outbounds). 

Para Luiza Farran Milani, Presidente 2020-21 do Rotex 4730, a associação é essencial pela experiência que os participantes adquiriram durante seu período como intercambistas. Desde a sua fundação, o Rotex 4730 já trabalhou com mais de 500 inbounds e cerca de 170 rebounds já fizeram parte da associação alumni. “Nós temos uma visão diferente, nossa visão é a de jovens que já passaram por isso. O que me levou a participar do Rotex foi [a vontade de] devolver ao Rotary tudo o que ele me proporcionou e a nossa motivação é ajudar o Programa de Intercâmbio de Jovens a se desenvolver cada vez mais”, afirma. Com a paralisação das viagens devido a pandemia, Luiza acrescenta que o foco dos trabalhos da associação se voltou para a intensificação dos laços com Rotaract e o Interact. 




________________

 

* O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.

** Devido a pandemia, as viagens de todas as modalidades de intercâmbio do Rotary estão temporariamente paralisadas.

Localizar site dos clubes