No Dia Nacional da Saúde, conheça as principais iniciativas do Rotary na prevenção e tratamento de doenças
Instituição também se tornou referência no combate à poliomielite desde a década de 70
O Rotary tem um compromisso sério com a saúde. Com projetos humanitários no mundo todo, a instituição luta para alterar o quadro internacional em que mais de 400 milhões de pessoas não podem pagar por assistência médica ou ter acesso a cuidados. No Dia Nacional da Saúde (05 de agosto), o Rotary lembra a importância de conscientizar e agir em prol da saúde, seja no combate, tratamento ou prevenção de doenças.
Em escala mundial, o Rotary investiu mais de 60 milhões de dólares em subsídios para o enfrentamento de doenças. Desde a criação da campanha End Polio Now, a poliomielite já foi erradicada em 122 países e, atualmente, apenas o Afeganistão e o Paquistão ainda registram casos da doença. Em 2020, o Rotary também desenvolveu medidas para combater a covid-19, criando um centro de monitoramento e coordenação para orientar e mobilizar rotarianos internacionalmente.
Somente no Paraná, o Distrito 4730* liderou diversas iniciativas de promoção da saúde. A família rotária atuou em iniciativas voluntárias para a comunidade e investiu recursos para equipar hospitais da região. O distrito também desenvolve iniciativas de prevenção à doenças, como campanhas de conscientização sobre câncer de mama e próstata ou projetos para levar água potável e saneamento até famílias vulneráveis.
Conheça abaixo algumas dessas iniciativas:
Apoio psicológico
Em resposta aos impactos da pandemia sobre a saúde mental, o Distrito 4730 criou um grupo de voluntários preparados para oferecer apoio psicológico aos associados. A Comissão de Apoio a Rotarianos também fornece apoio contábil e legal. O projeto conta com 17 profissionais, todas as consultas funcionam por teleatendimento e os serviços devem permanecer ativos enquanto houver voluntários disponíveis. Para conferir quais as áreas de atuação dos profissionais e solicitar apoio, basta acessar a lista divulgada no site do Distrito 4730 is.gd/Voluntarios4730.
Combate à doenças
Internacionalmente, o Rotary luta contra malária, HIV/Aids, Mal de Alzheimer, esclerose múltipla, diabetes, pólio, entre outras doenças. Desde o ano passado, a covid-19 também foi adicionada a essa lista. No Distrito 4730, os Rotary Clubs se unem anualmente em campanhas para promover a vacinação e conscientização sobre essas doenças, com destaque para as campanhas End Polio Run — que arrecada recursos para erradicar a paralisia infantil — e Pólio Nunca Mais — que atua nas comunidades e escolas incentivando a população a imunizar as crianças.
No enfrentamento à covid-19, o Distrito 4730 investiu milhares de reais em projetos para expandir leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), compra de aparelhos para auxiliar no monitoramento de pacientes, equipamentos de proteção (EPIs) para profissionais de saúde, entre outros. Considerando o aumento de famílias em situação de insegurança alimentar, o distrito criou iniciativas voluntárias para doação de alimentos e desenvolvimento de horta comunitária. Além disso, a família rotária 4730 também incentivou a doação de sangue para ajudar a restabelecer estoques dos hemocentros paranaenses.
Prevenção e conscientização
Para o Rotary, educar e equipar comunidades para a prevenção de doenças também é essencial. Nas comunidades paranaenses, o Distrito 4730 realiza ações para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama, de próstata e fez uma campanha especial sobre o câncer de pele no ano passado, em parceria com o Instituto Melanoma Brasil. O distrito também se preocupa com o fornecimento de água limpa, extremamente importante na prevenção e erradicação de doenças. Em 2020, o Distrito 4730 retomou uma parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e outros distritos estaduais de Rotary International para criar ações de educação e conservação ambiental em todo o estado, incluindo ações para levar água potável para comunidades distantes.
Tratamento e saúde materno-infantil
Em 2020-21, dois projetos de grande impacto na área de saúde tiveram recursos aprovados pela Fundação Rotária**: a criação de um Banco de Leite Humano (BLH) e tratamento para síndrome pós-pólio e doenças raras. A entrega dos equipamentos do Banco de Leite aconteceu em julho deste ano e a meta é suprir a demanda da maternidade e UTI Neonatal do Hospital do Trabalhador, atendendo pacientes de Curitiba e região metropolitana. A amamentação é capaz de reduzir a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, ajudando também na recuperação e aumento da imunidade. Cerca de 250 a 300 bebês internados na UTI neonatal devem ser atendidos por ano com o banco de leite, além do potencial de estender o projeto para atender também a comunidade externa.
Como participar
Existem muitas formas de auxiliar e oferecer suporte para projetos do Rotary ao redor do mundo. Sendo associado ou não, é possível realizar doações direcionadas para determinadas áreas de enfrentamento ou para um determinado subsídio que deseja apoiar. Também é possível se juntar a equipe de voluntários em iniciativas locais, basta procurar um Rotary Club ou distrito em sua região.
Para doar, acesse my.rotary.org/pt/donate e selecione a causa para a qual deseja direcionar sua contribuição.
E por que não se juntar ao Rotary como associado? Atualmente, a instituição conta com mais de 1,2 milhão de líderes comunitários, amigos e solucionadores de problemas “que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”.
Encontre o Rotary Club mais próximo em: Localizador de Clubes | Rotary
Conheça mais sobre como participar das ações do Rotary em: Envolva-se | Rotary
________________
* O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.
** A Fundação Rotária (TRF) é o braço filantrópico do Rotary, criado para fins humanitários e educacionais, que lidera esforços de acabar com a pólio e promover a paz. Rotarianos e amigos do Rotary apoiam o trabalho da Fundação através de contribuições voluntárias. A Fundação trabalha para acabar com a pólio, financia projetos através de subsídios e assume outras iniciativas globais.






