Rotary atua no combate ao abandono e evasão escolar de crianças e adolescentes

Projeto “Ponte Para o Futuro” incentiva jovens e famílias vulneráveis a partir de cursos de capacitação e incentivo aos estudos

 

Segundo um levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 5 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estavam sem acesso à educação no final de 2020. Os dados são um reflexo dos impactos da pandemia no país, que provocaram um retrocesso no aprendizado das novas gerações e aumentaram as taxas de abandono e evasão escolar. Comemorando o Dia Mundial da Educação e Alfabetização (08), o Rotary dedica o mês de setembro para conscientizar e promover ações focadas na melhora dos índices de desenvolvimento educacional.

 

No Paraná, os clubes do Distrito 4730* estão trabalhando para reduzir os efeitos da pandemia. Durante o último ano, os projetos capacitaram professores, promoveram uma feira de profissões virtual, doaram materiais para estudantes, incluindo smartphones para acesso a aulas. Entre essas ações, o projeto “Ponte para o Futuro” se destacou por seu amplo alcance, trabalhando com alunos de escolas públicas em Curitiba, Campos Gerais e Litoral paranaense. Uma iniciativa distrital, o “Ponte para o Futuro” permite que os clubes tenham várias possibilidades para liderar ações em suas comunidades e escolas locais.

 

Leia também: Mês da Educação Básica e Alfabetização: conheça as iniciativas do Rotary 

 

Em 2021, o projeto foi expandido e dividido em três áreas: capacitação profissional, desenvolvimento humanitário e educação e cidadania. As ações acontecem de forma virtual ou híbrida até o final do ano e a previsão é iniciar os trabalhos totalmente presenciais a partir do primeiro semestre de 2022. “Sempre trabalhamos com o incentivo a continuidade dos estudos de crianças e adolescentes, porque muitos deixam a escola por não acreditar em seu futuro. Diante da pandemia, com as perdas de emprego e vários alunos desistindo da escola para ajudar os pais, pensamos em incentivar também a formação em cursos técnicos e profissionalizantes”, explica Rosemari Pavan, Coordenadora da Comissão de Projetos Humanitários do Distrito 4730.

 

Capacitação profissional

Os cursos de capacitação profissional serão dedicados para jovens estudantes ou familiares em estado de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados nas escolas adotadas pelos clubes. O objetivo é aumentar as habilidades para estruturar negócios próprios ou fomentar oportunidades de trabalho para os participantes. Até o momento, 12 clubes firmaram parcerias e já estão desenvolvendo cursos profissionalizantes.

 

O Distrito 4730 e a Fundação da Unidade Rotária (FUR) também firmaram uma parceria para que cursos de capacitação aconteçam na sede distrital, agendando salas de acordo com as demandas dos projetos. A iniciativa “Ponte Para o Futuro” e os clubes de Rotary irão subsidiar os materiais necessários para as aulas, além de lanches e transporte até o local. 

 

O primeiro curso em andamento é de corte e costura. O curso está com agenda lotada até o final do semestre e as aulas terão início em 13 de setembro, na sede do Distrito 4730. Outros ainda estão em fase de planejamento, nas áreas de artesanato, informática básica, empreendedorismo, etc. Rotary Clubs têm autonomia para criar treinamentos e realizar parcerias. Todos os cursos profissionalizantes estão abertos a parcerias de empresas e instituições de ensino.

 

Leia também: Empoderamento de meninas é impulso para um futuro melhor

 

Educação, cidadania e desenvolvimento humanitário

As ações de educação e cidadania irão acontecer virtualmente até o final deste semestre e presencialmente a partir de 2022. Serão oferecidas nessa primeira fase: aulas e simulados preparatórios para o ENEM, cursos de Ensino a Distância (EAD) sobre diversas temáticas, feira virtual de profissões e concurso de redação sobre o Brasil. Os eventos, treinamentos e testes virtuais já estão nas agendas dos clubes que firmaram parceria, com previsão de realização até novembro. As ações presenciais para a segunda fase do projeto ainda estão em desenvolvimento e incluem treinamentos de liderança, tutoria para auxiliar alunos com dificuldade de aprendizado e palestras nas escolas.

 

No desenvolvimento humanitário, o “Ponte para o Futuro” se concentra em melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. As iniciativas “Sonhos Possíveis” e “Alertar para Proteger” focam em diminuir indicadores de evasão escolar, mortalidade infantil, violência e uso de drogas, gravidez precoce, entre outros. Rotary, Rotaract e Interact devem unir forças para promover as ações em suas comunidades locais, orientando e ajudando os jovens em vulnerabilidade na construção de um plano de vida. “Convidamos todos os clubes do distrito a adotar uma escola e realizar pelo menos uma ação do Ponte Para o Futuro. Com isso, poderíamos ter milhares de crianças e jovens escrevendo o seu próprio projeto de vida, não desistindo de estudar e, provavelmente, com esperança de um futuro melhor”, afirma Rosemari Pavan.

 

Como ajudar?

As iniciativas realizadas pelo projeto “Ponte Para o Futuro” estão abertas a parcerias com instituições educacionais, órgãos públicos, empresas, Organizações Não Governamentais (ONG) e profissionais de educação ou saúde. A comunidade em geral também pode participar das ações voluntárias, se juntando aos clubes nas atividades preparadas para os jovens.

Outras maneiras de ajudar o Rotary no desenvolvimento de iniciativas educacionais podem ser encontradas em: rotary.org/pt/our-causes/supporting-education.

 

________________

* O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.

Localizar site dos clubes