Jennifer Jones representa rotarianos e reforça compromisso com projetos sustentáveis durante Global Citizen

Live reuniu líderes mundiais, ativistas e artistas em evento com duração de 24 horas para combater extrema pobreza e destacar questões humanitárias urgentes

 

Eleita Presidente de Rotary International 2022-23, Jennifer Jones discursou no Global Citizen, evento intercalando apresentações musicais e campanhas em defesa do planeta. A transmissão da live aconteceu por 24 horas em plataformas virtuais e alguns canais de televisão, com palcos reunindo público ao vivo ou vídeos enviados de diferentes cidades no mundo: Lagos, Paris, Nova York, Londres, Sydney, Seoul, Rio de Janeiro, Los Angeles e Mumbai. Jennifer Jones reforçou o compromisso rotário pela construção de um mundo melhor e anunciou um fundo de 97 milhões de dólares com foco na construção de projetos sustentáveis em 2022.

 

As ações serão direcionadas para ajudar a acabar com a pobreza extrema por meio de educação, prevenção e tratamento de doenças, desenvolvimento econômico e comunitário, paz e prevenção de conflitos, água e saneamento básico e apoio ao meio ambiente. Todas as iniciativas serão guiadas por rotarianos internacionalmente. “Todos os dias, membros do Rotary e do Global Citizen começamos nossos dias sabendo que nós podemos fazer a diferença. Nós nos posicionamos junto ao Global Citizen como pessoas de propósito e pessoas de ação”, afirmou Jennifer.

 

Nas redes sociais, o Global Citizen confirmou o compromisso rotário e agradeceu pelo gesto: “Mais de 700 milhões de pessoas enfrentam a pobreza diariamente, mas podemos mudar isso. Obrigada, Rotary”.

 

Jennifer Jones ainda ressaltou a luta para combater a poliomielite e os novos projetos de empoderamento feminino “para que jovens mulheres construam futuros brilhantes”. No ano passado, Jones entrou para a história da instituição como primeira mulher a ser indicada e eleita Presidente de Rotary International.

 

“Todos os dias, membros do Rotary e do Global Citizen começamos nossos dias sabendo que nós podemos fazer a diferença. O Rotary é um movimento global em mais de 180 países. Nós somos compromissados com grandes metas. Junto com nossos parceiros em saúde global, estamos prestes a erradicar a pólio para sempre. Nós trabalhamos duro para melhorar oportunidades de cuidado com a saúde, economia e educação para mulheres. E neste ano estamos colocando um foco especial em empoderar meninas no mundo todo, abrindo porta para que jovens mulheres construam futuros brilhantes. Hoje, o Rotary se compromete a ajudar a combater a pobreza global e proteger o planeta ao dedicar 97 milhões de dólares para conceder fundos durante 2022 para projetos sustentáveis liderados por nossos membros voluntários. Nós nos posicionamos junto ao Global Citizen como pessoas de propósito e pessoas de ação.”

— discurso de Jennifer Jones, Presidente Eleita 2022-23 de Rotary International durante o Global Citizen 2021, em Paris.

 

 

Estrela da música internacional se junta na luta contra pólio

Parte do lineup de artistas do Global Citizen, o cantor Park Jimin, integrante da banda coreana BTS, doou mais de 80 mil dólares* para um Rotary Club do Distrito 3590**. Feita de forma anônima em julho, a notícia da doação foi publicada pela imprensa coreana dias antes da performance do grupo no evento global. Após a divulgação, o cantor esclareceu que doou para “participar dessa tarefa histórica”. “Com os esforços de muitas pessoas, incluindo o Rotary, a epidemia de poliomielite está se aproximando do fim no mundo inteiro. Ao participar dessa tarefa histórica, decidi doar para garantir que nenhuma criança sofra de pólio”, declarou.

 

Leia também: Com a menor taxa de vacinação dos últimos anos, doenças quase erradicadas podem voltar a contaminar as crianças

 

O Rotary Club que recebeu a doação agradeceu e espera que o gesto influencie o interesse mundial na luta contra pólio, inspirando outras contribuições como a de Jimin. O grupo musical BTS é um septeto famoso globalmente e que conta com uma base de milhões de fãs espalhados pelo mundo. A influência positiva dos cantores, incluindo sobre ações humanitárias, levou os sete a participarem como convidados de três edições da Assembleia Geral das Nações Unidas (2018, 2020 e 2021). Na última edição, a banda discursou sobre como a pandemia afetou as gerações mais jovens e os caminhos que podem ser tomados rumo a projetos e iniciativas sustentáveis, além de incentivar a vacinação contra covid-19.

 

Global Citizen: unindo música e ativismo por um mundo melhor

Além do grupo, outros grandes nomes da música internacional participaram do Global Citizen, como: Alok, Billie Eilish, Cyndi Lauper, Coldplay, Ed Sheeran, Elton John, Keith Urban, Stevie Wonder, entre outros. A live anunciou mais de 1 bilhão de dólares, 157 milhões de árvores e mais de 60 milhões de vacinas contra covid-19 em uma campanha para defender o planeta e combater a pobreza. Foram aproximadamente 24 horas de transmissão com milhões de espectadores, intercalando shows, ativismo e discursos de lideranças mundiais.

 

O Global Citizen também advogou contra as desigualdades sociais e chamou atenção para a necessidade de mitigar as mudanças climáticas. O evento uniu pessoas públicas, líderes políticos, organizações não-governamentais (ONG) e empresas do setor privado em um compromisso para transformar o mundo. Nos palcos presenciais como o de Paris, onde a presidente eleita Jennifer Jones discursou, foram exigidas medidas de segurança — prova de vacinação, uso de máscara, distanciamento, etc. Neste ano, cidades de cinco continentes participaram do Global Citizen: Lagos, Paris, Nova York, Londres, Sydney, Seoul, Rio de Janeiro, Los Angeles e Mumbai.

 

Conheça mais sobre o evento em: www.globalcitizen.org/en/




________________

 

* Quantia estimada em dólares. O valor oficial da contribuição foi de 100 milhões de wons (moeda coreana).

** Distritos são áreas administrativas do Rotary International, presentes em diversos países do mundo.

Localizar site dos clubes