Rotarianos ajudam a amenizar impactos após fortes chuvas no Brasil
Voluntários enviaram recursos para socorrer vítimas e desabrigados em Tijucas do Sul (PR) e em diversas cidades da Bahia
Desde dezembro, instabilidades meteorológicas estão provocando chuvas fortes em todo o Brasil. Milhares de vítimas ficaram desabrigadas, feridas ou morreram devido a desastres naturais — enchentes, deslizamentos de terra, entre outros. Para apoiar as comunidades atingidas, o Distrito 4730 enviou recursos para: a cidade de Tijucas do Sul, no Paraná, impactada por uma chuva de granizo no final de dezembro; e cidades da Bahia, primeiro estado a sofrer com uma série de desastres naturais causados pela chuva.
Granizo em Tijucas do Sul
No dia 28 de dezembro, Curitiba e as cidades de seu entorno foram atingidas por uma forte chuva de granizo. Dois dias depois, o município de Tijucas do Sul declarou estado de calamidade pública em razão dos estragos provocados. Mais de 800 famílias foram afetadas e a prefeitura estima que o número seja subnotificado. "Algumas [famílias sofreram] de forma mais drástica, outras com pequenos danos e outras ainda não declararam o estrago”, afirmou em nota.
Para ajudar a comunidade, o Rotary Club de Tijucas do Sul recebeu recursos do Fundo Emergencial do Distrito 4730. Foram mais de 9 mil reais direcionados para a compra de colchões para as famílias carentes atingidas pela chuva de granizo. “Esse fundo existe exatamente para atendermos situações como esta, de calamidade pública em comunidades do nosso distrito”, explica Mariane Ferreira, Governadora Distrital da gestão 2021-22. “Entendemos que esse era o momento de usar o fundo, devido ao grande impacto sobre Tijucas do Sul. Conversamos com a Defesa Civil e eles solicitaram a doação de colchões, organizada pelos rotarianos da cidade com o apoio da equipe distrital”, acrescenta.
O Fundo Emergencial do Distrito 4730 pode ser utilizado por todos os Rotary Clubs da área administrativa de Curitiba e região metropolitana, Campos Gerais e Litoral paranaense. Os recursos devem ser solicitados quando acontecem emergências públicas na comunidade em que o clube atua, sendo um pré-requisito a declaração de situação de calamidade por parte do governo local. “Ficamos satisfeitos em ter essa estrutura que nos permite ajudar nesses momentos”, comenta a governadora.
Chuvas no sul da Bahia
Até o último domingo (16/01), a Defesa Civil contabilizou mais de 900 mil pessoas afetadas, 523 feridos e 27 mortos devido aos temporais na Bahia, além de aproximadamente 90 mil desabrigados ou desalojados. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na cidade de Ilhéus só durante o Natal (25/12) choveu mais do que o acumulado durante todo o mês de dezembro nos anos de 2020 e 2018. Especialistas explicam que pelo menos três fatores podem ser associados à alta intensidade dessas chuvas: o fenômeno meteorológico La Niña; depressão subtropical; e aquecimento global.
Na região entre Trancoso e a Praia do Espelho, o transbordamento do Rio dos Frades obrigou moradores das comunidades locais a se deslocar de barco para a busca de itens essenciais (comida, botijões de gás, etc) e, inclusive, para procurar socorro médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Turistas também ficaram ilhados e comércios precisaram ser fechados. Estes efeitos se repetiram em outras partes do estado, acompanhados de enchentes, deslizamentos de terra, entre outros.
Mais de 190 cidades da Bahia continuam sob decreto de estado de emergência. Com o objetivo de socorrer as vítimas das chuvas, o Distrito 4730 se uniu a outros 30 distritos brasileiros do Rotary para enviar 1 mil dólares rotários ao Rotary Club de Tobias de Barreto, responsável por administrar os recursos e atender também outros municípios afetados. “Foi uma ação humanitária, muito além dos distritos de Rotary. Reunimos todos os governadores brasileiros e tomamos a decisão conjunta de enviar uma ajuda rápida, para apoiar o socorro das vítimas. Os recursos foram revertidos em alimentos e distribuídos por um Rotary Club local”, descreve Mariane Ferreira.
De acordo com a governadora do Distrito 4730, ações como esta fortalecem o espírito de solidariedade praticado pelo Rotary. “Entendo que isso mostra para a comunidade rotária e externa nosso trabalho humanitário, voluntário e solidário. Isso nos consolida e fortalece”, afirma.
Fontes sobre as chuvas e seus impactos nas comunidades brasileiras:
BBC News Brasil
CNN Brasil
G1
Paraná Portal
Prefeitura de Tijucas do Sul
Tab Uol






