Em 2022-23, o Rotary imagina as possibilidades de transformar o mundo
Jennifer Jones, presidente eleita da próxima gestão do Rotary International, divulga lema presidencial e motiva rotarianos a colocarem sonhos em ação
Abrindo as atividades da Assembleia Internacional do Rotary, o lema do novo ano rotário foi anunciado ontem (20), em uma transmissão online. Remarcada devido a pandemia de covid-19, a assembleia acontece virtualmente entre os dias 07 e 14 de fevereiro, treinando e preparando os governadores eleitos. Durante o pronunciamento, a presidente eleita do Rotary International, Jennifer Jones, revelou para os governadores o lema que irá guiar a gestão 2022-23: “Imagine o Rotary”. “Imagine um mundo que merece o melhor que temos a oferecer, onde acordamos todo dia com a certeza de que podemos fazer a diferença”, discursou.
Governador eleito do Distrito 4730* para a gestão 2022-23, Sérgio Bellotto acredita que o lema pode motivar iniciativas transformadoras e benéficas em todas as comunidades onde o Rotary atua. “Nossa imaginação não tem limites, não tem fronteiras e está dentro de cada um de nós. Vamos usar com criatividade e esperança num mundo melhor”, relata.
Jennifer Jones entrou para a história da instituição ao se tornar a primeira mulher eleita Presidente de Rotary International — e deve conquistar mais um marco em 1º de julho, quando toma posse do cargo e inicia sua gestão. Jones motivou os governadores a imaginar as possibilidades que o Rotary tem para transformar o mundo, alimentando sonhos e utilizando as conexões rotárias para concretizar estas ideias. A presidente eleita acredita que a chave para aumentar o engajamento da instituição está na adaptação. “Encontrar a ‘peça’ certa para engajar cada associado deveria estar no centro das atenções do Rotary. No final das contas, o que importa mesmo é que cuidemos bem deles”, afirmou.
Para Jennifer, o engajamento de associados é o que mantém esses voluntários na instituição e, por isso, defende que é necessário atender as expectativas destes rotarianos, oferecendo também responsabilidades significativas. Visando uma gestão mais inclusiva, Jennifer Jones já incluiu jovens rotaractianos em diversas posições de liderança na sua equipe, como o Coordenador de Imagem Pública 2022-23. “Temos grandes líderes na nossa organização. Depende de nós sermos corajosos e agir com a devida intenção, dando chances para que outros liderem ao nosso lado”, argumentou.
A presidente eleita também notou o pouco tempo restante para atingir a meta de ter o quadro associativo do Rotary International composto por 30% de mulheres até 2023. Cerca de 110 países atingiram esse objetivo, contudo mais Rotary Clubs e distritos rotários precisam integrar o desafio para atingir a meta final. No Rotaract, aproximadamente 50% do quadro associativo já é composto por mulheres.
Jennifer Jones finalizou lembrando a necessidade de entrar em ação para realizar grandes sonhos e do histórico do Rotary neste sentido. A organização projetou iniciativas imensas, como a erradicação da pólio e instauração da paz em comunidades ao redor do mundo. “Nós não imaginamos o ontem, mas, sim, o amanhã”, concluiu.
“O que cria verdadeira paixão e senso de propósito nas pessoas é justamente o que temos a oferecer: voluntariado, crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades de liderança e amizades para o resto da vida.”
— Jennifer Jones, Presidente Eleita 2022-23 do Rotary International
Confira a cobertura completa e os materiais do novo lema presidencial em: A presidente eleita do RI revela o lema de 2022-23 | Rotary






