Por que é importante falar sobre saúde mental?
POR QUE É IMPORTANTE FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL?
Acabando com o estigma
Por Adriana Valente*
Considerando que o estigma é resultado de estereótipos e mal-entendidos em nossa sociedade, a doença mental é estigmatizada mais do que qualquer outra doença ou condição de alteração na saúde física.
É um desafio para a ciência estudar sobre o funcionamento cerebral, mas o fato de não ser possível detectá-la por exemplo através de exames clínicos como em outros diagnósticos, esta pode ser uma das causas de muitos acharem que a doença mental não é real ou então que podem sair sozinhos dela ou a controlarem por sua própria conta e métodos.
Nosso desafio é sermos agentes para quebrar o ciclo do estigma que envolve a saúde mental.
Vamos começar com um aperto de mão, um olhar nos olhos, e uma pequena alteração na pergunta usualmente feita: “como você está?” para: “como REALMENTE você está?” Pode fazer TODA a diferença e desencadear o início de mudanças.
Separe 9 minutinhos do seu tempo para obter mais conhecimento a respeito através do vídeo abaixo. Para facilitar, clicar no canto inferior direito no ícone legendas depois na engrenagem selecione a opção "legendas/cc"e clique na opção "traduzir automaticamente".
Neste material, Heather Sarkis, Enfermeira Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental, aborda o assunto de forma bastante objetiva e didática.
Solicitações de atendimentos, palestras e oficinas do Núcleo de Saúde Mental do distrito 4730 podem ser realizadas através deste formulário.
________________________________________________________________________
*Adriana Valente é psicóloga clínica e coordena o Núcleo de Saúde Mental do distrito 4730.






