Interact Club na XXIII Comic: campeão nacional de oratória, concurso de projetos e muito mais!

No registro os participantes da XXIII COMIC: Giovana Góes, Yuri Heringer Oliveira, Julia Piana, Santiago Kosloski e Caroline Antoniacomi Ferreira.
No registro os participantes da XXIII COMIC: Giovana Góes, Yuri Heringer Oliveira, Julia Piana, Santiago Kosloski e Caroline Antoniacomi Ferreira.

Aconteceu em janeiro a XXIII Conferência Nacional de Interact Club, COMIC, com o tema “Permita-se Sonhar!”.

O anfitrião foi o distrito 4770 – parte de Minas Geris, Goiás e Mato Grosso; na cidade de Uberaba-MG e os associados do distrito 4730, bem como a conselheira distrital, estiveram presentes neste que é o maior evento do Interact Club na América Latina. Durante o evento aconteceram grandes concursos do Interact Brasileiro, os Concursos Nacionais de Projetos e Oratória. Jovens de todo o Brasil, tiveram a oportunidade de representar suas cidades e regiões promovendo o companheirismo, a troca de conhecimentos rotários e o reconhecimento de projetos com maior impacto na sociedade e os melhores oradores do Interact em âmbito nacional.​

 Concurso Nacional de Oratória

O nosso distrito está em festa e celebra a vitória do companheiro Yuri Heringer Oliveira, associado ao Interact Club de Curitiba Oeste, e é com ele que iniciamos a nossa conversa. Acompanhe abaixo. 

Biografia 

Yuri Heringer Oliveira, tenho 18 anos e curso Direito na Universidade Federal do Paraná. Venho de um lar de muito amor e incentivo, pais presentes e um irmão e uma irmã parceiros, que sempre comemoram as conquistas e suportam os revezes junto comigo. Amo o Senhor Deus e o louvo por toda a beleza da sua criação. Toda a glória seja dada a ele, das pequenas e grandes conquistas. Fui ensinado a sempre buscar aprender, evoluir e ser melhor, e por isso é sempre uma alegria superar meus próprios limites e conhecer novas faces desse mundo bonito. Meus amigos são fundamentais na minha vida, trazem a leveza e o riso de verdade que torna a vida mais alegre. Nossos rolês são sempre dias de dar risada. Amo correr, bater uma bola ou jogar uma boa partida de vôlei. Um jogo de carteado, um dia na praia, uma festa com música boa, um jantar chique ou um caldo de cana, cada um desses pequenos momentos coloridos compõe esse vitral charmoso que é a vida. Sou apaixonado por história e sociologia, política, música, museus e um pão de alho quentinho.

 

  1. Quais foram os maiores desafios na preparação para o CNO? 

Tivemos fases nas quais sabíamos previamente os temas sobre os quais devíamos discursar, mas também as mais temidas em que descobríamos o tópico, como por exemplo na fase final, 45 segundos antes do cronômetro dar a largada para o discurso. No preparo para um concurso desse porte você sente o peso que a palavra pode ter. Que uma vez proferida, é impossível voltar atrás, mudar o que foi sentido. Que a palavra é a melhor e mais complexa forma de expôr aquilo que a nossa mente quer expressar. Quando se sabe que o que vai fazer diferença no concurso é a destreza no uso da oratória, não é difícil ficar neurótico com cada singular palavra que você planeja dizer. Além disso, é importante também ter a cabeça fria nos momentos importantes. Confiar no seu preparo e transparecer segurança é fundamental para um bom orador. 

  1. Qual a importância de desenvolver a oratória no Interact Club?

Como interactianos, nosso trabalho é fundamentado no diálogo do começo ao fim. Sonhamos sempre com novas perspectivas, novos contatos e novas pessoas, e a oratória bem desenvolvida garante uma nova ferramenta nas nossas mãos para sermos assertivos e eficientes, sermos um diferencial na sociedade. 

  1. Você é o primeiro interactiano do 4730 a vencer o concurso, que existe há 13 anos, existe alguma responsabilidade?

Puxa vida. A responsabilidade vem sobre mim e sobre os próximos que virão. É uma alegria muito, muito grande trazer esse louro ao nosso distrito, e fica evidente que agora, inevitavelmente, a minha história é parte da história do 4730. Cabe uma conduta que acompanhe a nobreza da história do nosso clube. Ao mesmo tempo, os próximos oradores que nascerão no nosso distrito serão, de vez em quando, perseguidos pela memória do fantasma do interactiano que ganhou o primeiro CNO do distrito. Espero que eu seja um daqueles fantasmas que ajuda o mocinho da história, não um que assombre os outros. 

Assista o discurso na fase final do CNO: 

   4. Oratória é uma habilidade que você já domina, mas é necessário estudar. Do momento que sabe do tema do CNO até o recebimento do troféu qual foi o processo de construção do discurso e seu método de estudo?

O grande diferencial da fase final é a espontaneidade do discurso. Nas outras fases tivemos a oportunidade de receber uma prévia moderadamente esclarecedora do que nos esperava na devida etapa, mas na fase final, descobrimos o tema em cima do palco, tendo 45 segundos para construir nossa linha de pensamento. Em momentos de discurso franco como esse, fez diferença ter estudado discursos feitos em contextos que se adequavam à minha situação. Não referente a um concurso de oratória, mas sim a momentos de fala sincera e, talvez, apaixonada. Dediquei meu tempo da tarde do dia da final a ouvir discursos de oradores de turmas de formaturas dos mais variados cursos e instituições - formandos de Medicina, Direito, Engenharias - expressando a alegria daquela conquista de forma exímia. Discursos ilustres de políticos e atores em premiações, como Denzel Washington, inspiraram palavras ao meu vocabulário que com certeza refinaram o discurso final e definiram o resultado. 

  1. A Comic reúne jovens de todo país e é o maior evento de Interact Club da América do Sul, com o espaço que você teve no CNO é possível que suas palavras tenham inspirado vários jovens. Como se sente com a sua voz e ideais ecoando nos quatro cantos do Brasil?

É uma realidade que chega a ser um pouco assustadora. Já seria de grande relevância ter a minha voz, a minha expressão, ouvida por pessoas comuns, mas considerando o tamanho do Rotary, o propósito que une todos aqueles interactianos do Brasil inteiro, de tantos adolescentes ali que realmente acreditam em fazer a diferença, nas propostas e sonhos que querem realizar e ter a oportunidade de fazer um discurso para transmitir esse sentimento. Foi uma excelente oportunidade de apresentar as minhas ideias e como elas podem guiar as ações e a forma que eles, meus companheiros, enxergam o Interact.

De fato, foi uma responsabilidade muito grande, muito forte, e estar naquela final, sentir aquele peso ao mesmo tempo que aumentou o meu nervosismo, também me motivou a dar o meu melhor.

 

CONCURSO NACIONAL DE PROJETOS

Outro ponto alta da Conferência Nacional do Interact Club é o Concurso Nacional de Projetos e companheira Caroline Antoniacomi Ferreira, associada ao Interact Club de Ponta Grossa Sabará, representante do nosso distrito no CNP, nos contou sobre essa vivência rotária.

“No Concurso Nacional de Projetos, CNP, apresentei o projeto chamado “Identidade Surda”, realizado no ano rotário 2022-23 para comemorar o Dia Nacional dos Surdos, que acontece no dia 26 de setembro.

O objetivo do projeto foi sensibilizar as pessoas tanto de dentro da família rotária, tanto de fora, sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência auditiva têm para se comunicar. Assim, convidamos vários voluntários com deficiência auditiva para contar a sua história e suas dificuldades que tiveram principalmente na adolescência para que o Interact possa ser mais inclusivo.

A pessoa que aceitou fazer parte do projeto foi o Sérgio da Costa que contou a sua história. Após ele escrever a sua história e mostrar para o clube, a comissão de imagem pública preparou um post com a história e postamos nas redes sociais. O post teve 23 compartilhamentos e 426 visualizações.

A maior dificuldade que tive na organização do projeto foi encomendar o banner, pois estava com medo dele não seguir os padrões do concurso, e obviamente a organização da apresentação que fiz na semifinal. 

Acredito que fazer parte do CNP trouxe muita oportunidade e reconhecimento para o nosso clube. Aprendi outras formas de organizar projetos e o mais importante, conheci muitos projetos que poderia trazer para o clube e para o distrito 4730.”

 

Distrito 4730 na XXIII COMIC

 

 

O companheiro Santiago Kosloski, associado ao Interact Club de Ponta Grossa Sabará, também esteve presente na Comic e representou o RDI Ricardo Israel Marin no evento. Ele nos contou um pouco dessa singular experiência:

  1. Do ponto de vista de companheirismo e liderança: qual a importância de participar da COMIC representando o RDI?

É uma grande responsabilidade, pois dentro do evento precisamos cumprir várias tarefas, desde entrar com a bandeira do Distrito, e também participar de reuniões de alinhamento de trabalhos e tarefas, e claro, trazer informações para as ações e projetos dos Interact Club do nosso Distrito, estarem alinhados com as obrigações da MDIO Interact Brasil. 

  1. A COMIC é o maior evento de Interact Club de América do Sul, é possível conhecer e reconhecer várias cultural do nosso país. Para você, qual foi o momento mais marcante dessa edição do evento? 

A parte mais legal do evento foram os momentos de companheirismo, desde a viagem com os amigos do clube e Distrito, rever companheiros no evento, e fazer novos amigos, festejar bons resultados e almejar novos objetivos que mudarão o mundo. 

  1. Sabemos que um dos focos da COMIC é o aprendizado através da troca de experiências. É possível mensurar as habilidades desenvolvidas no encontro e como pretende aplicar aqui no nosso distrito? 

A partir das palestras e conversas, é possível compreender novas visões de Rotary e Interact, ver o que pode ser aplicado aqui, e também contar nossas experiências para outras pessoas, o CNP, Concurso Nacional de Projetos, é um momento de muito aprendizado, onde podemos mostrar e replicar projetos feitos pelos Interact Club em todo o Brasil. Em eventos distritais, podemos compartilhar o que vimos lá, e através de nossos projetos nos nossos clubes, trazer bons exemplos para as nossas comunidades e criar cada vez mais, esperança no mundo!

 

  

 

A Conselheira Distrital para o Interact Club, companheira Julia Piana, associada ao Rotary Club de Curitiba Leste, que compartilhou conosco um panorama do evento.

“A COMIC "Permita-se Sonhar", que aconteceu em Uberaba-MG, em Janeiro de 2024, foi um dos eventos mais memoráveis que já vivi nos meus quase 9 anos de família rotária. Me senti muito honrada de estar neste evento como Conselheira Distrital de Interact, acompanhando os interactianos e interactianas que representaram tão brilhantemente do Distrito 4730. A COMIC encerrou, oficialmente, o ano rotário 2022-23, que foi quando imaginamos o Rotary. Garanto, de todo meu coração, que os interactianos de todo o país não apenas o imaginaram, mas o realizaram. Em cada projeto, ação ou momento de companheirismo.

É lindo e, no mínimo, inspirador, estar com os jovens e ver o amor que eles têm pelo que fazem. Acompanhamos o Concurso Nacional de Projetos, do qual fomos semifinalistas, com o projeto "Identidade Surda", do Interact Club de Ponta Grossa Sabará, e o Concurso Nacional de Oratória, onde fomos brilhantemente representados pelo companheiro Yuri Heringer de Oliveira, que trouxe o troféu de 1º lugar para casa! Foi um momento de muita emoção para todos que estavam lá, e para os que nos acompanhavam à distância.

Aos companheiros de Rotary, deixo com essa mensagem, um pedido: aproximem-se de seus clubes de Interact. Voltei desses 4 dias em Minas Gerais renovada, cheia de ideias e vontade de fazer o Rotary acontecer. Os interactianos tem muito a nos ensinar e a nos inspirar.

Permitam-se aprender com eles!

E, quando tiverem a oportunidade, participem de projetos, ações e eventos. A força do Interact é avassaladora!

Agradeço todos os dias por ter feito parte desse programa e poder, hoje, como rotariana, acompanhá-los e saber que a magia continua viva.

Espero poder dividir ainda mais momentos com eles e com vocês, companheiros que leem a minha mensagem. Vejo vocês em breve.”

 

Veja mais fotos da Comic aqui.

Conheça mais sobre o Interact Club aqui.

 

Fotos

Localizar site dos clubes