Jovem Destaque realiza palestras sobre Saúde Mental no México
Em um mundo onde o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens, a necessidade de dialogar a respeito da prevenção torna-se cada vez mais urgente. Durante minha jornada como intercambista de longa duração no México, percebi que a saúde mental ainda é um tema pouco explorado entre os mexicanos. Muitas pessoas veem psiquiatras e psicólogos como profissionais que lidam exclusivamente com problemas graves, perpetuando o estigma de que somente pessoas que enfrentam crises severas devem buscar ajuda especializada para cuidar da sua saúde mental. Com o apoio da minha família anfitriã, assumi a responsabilidade de abordar essa questão entre jovens e adultos, visando quebrar o tabu a respeito da saúde mental.
Inicialmente, com a ajuda da minha irmã, conduzimos uma extensa pesquisa para garantir que compartilharíamos informações precisas. Com o apoio do clube anfitritão o Rotary Club Cancún Conmemorativo, Distrito 4195, e da minha família mexicana, organizamos várias palestras para diferentes públicos. Nossa primeira palestra, no meu segundo mês de intercâmbio, foi para o Rotary Club Cancun Zona Hotelera. Naquela época, meu espanhol ainda apresentava muitas falhas, e por isso tive que decorar boa parte do meu texto para poder passar todas as informações necessárias, o que me deixou muito nervosa durante a apresentação, me impedindo de aproveitar o momento. Somente ao final da palestra, com os feedbacks positivos tanto dos médicos presentes quanto da minha família anfitriã, pude perceber que tinha feito um bom trabalho.
Durante o Mês de Prevenção ao Suicídio, Setembro Amarelo, com a grande repercussão positiva que tivemos em nossa primeira palestra, conseguimos o patrocínio de mais de 100 rosas amarelas para distribuir entre os estudantes universitários durante nossas próximas palestras, como um símbolo de conscientização. Ao final do dia, enquanto arrumávamos nossas coisas para irmos embora, um jovem se aproximou e compartilhou sua história conosco, ele nos contou que sua mãe havia vencido a luta contra a depressão, nos parabenizou pela iniciativa e agradeceu pela rosa dizendo que seria um presente muito significativo para sua mãe.
Cerca de dois meses depois, o Rotary Club Tuxtepec Oaxaca nos convidou para participar como palestrantes da celebração de seu 95° aniversário. O convite incluía hospedagem em hotel, três refeições ao dia, transporte e passe livre para todos os eventos referentes ao aniversário do clube, tudo isso em um período de três dias. Essa viagem me permitiu não somente difundir ainda mais algumas informações a respeito da prevenção ao suicídio em grupos de empresários, alunos de ensino médio e estudantes de psicologia, como também pude conhecer uma parte totalmente diferente do México, aprendendo muito mais com eles do que fui capaz de ensinar.
Essa experiência como intercambista no México não apenas me permitiu abordar um tema crucial como a saúde mental e a prevenção ao suicídio, mas também me proporcionou uma profunda aprendizagem pessoal e cultural. Através das palestras e das interações com diferentes públicos, consegui contribuir para a conscientização e a quebra de tabus a respeito do tema. Além disso, a oportunidade de conhecer diversas perspectivas e contextos me ensinou o valor da empatia e do diálogo aberto, reforçando a importância de continuar promovendo a saúde mental em todas as suas dimensões. O que aprendi com essa jornada foi além das informações acadêmicas, foi uma lição de vida sobre o impacto positivo que podemos ter ao compartilharmos conhecimento e nos apoiarmos mutuamente.
__________________________________________________________________________________________________________________________
A autora é Larissa Freitas, intercambista de longa duração 23-24 na modalidade Jovem Destaque e patrocinada pelo Rotary Club de Curitiba Guabirotuba.
Revisado e editado pela Comissão Distrital de Imagem Pública.






