Rotarianos em ação no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Criado em 1986, o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias surgiu por iniciativa do Ocean Conservancy – uma instituição internacional de conservação dos oceanos e da vida marinha. No dia 21 de setembro o Distrito 4730 reuniu seus clubes De Rotary, Rotaract, Interact e Rotex junto com todos os nossos intercambistas vindos de todas as partes deste mundo e a família rotária, com a parceria do SESC – PR, Defesa Civil, Sec. Mun. Do Meio Ambiente, Consulado da Finlândia, Grupo de Escoteiros, SANEPAR, Faculdades Unibrasil e diversas ONGs em uma ação conjunta que concentrou um mutirão de limpeza no Rio Atuba, no Parque Linear do Cajuru. Entre diversos tipos de entulhos e resíduos, foram retirados 1.900 quilos de lixo, encaminhados pela Prefeitura para aterro sanitário. Próximo às margens do Atuba, foram plantadas mais de 80 mudas de árvores nativas.

Segundo o Serviço Social do Comércio (Sesc), que iniciou a organização dos eventos no Estado, em parceria com outras instituições, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias conta com a participação de 1.200 cidades no Brasil e com ações de voluntários em 200 países no mundo. O objetivo é mobilizar as comunidades em mutirões de limpeza e reforçar a importância das ações individuais na conservação desses ambientes.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, voltando-se principalmente ao Objetivo 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água. Para o Rotary International a ação se enquadra em duas áreas de enfoque: Meio Ambiente e Água e Saneamento.

O governador do Distrito 4730 ressaltou que: “Nosso Distrito desenvolve com seus clubes grandes projetos que ajudam a comunidade a conscientizar-se para os problemas ambientais e também através destas e outras ações conseguimos realizar a compensação de carbono.”

Vários clubes em outras cidades do nosso Distrito realizaram sua ação de plantio e limpeza dos rios, ressaltamos as cidades de Palmeiras, Rio Negro, Ponta Grossa, Pinhais, Morretes, Araucária, Mafra, Reserva Guaricica entre outras.

E, nossa Presidente Distrital de Projetos Humanitários relatou: “unir os clubes em ações e projetos ambientais, onde nosso esforço físico faz a diferença, cria companheirismo e consciência ambiental.”

“A limpeza de praias, rios e parques servem como um lembrete da responsabilidade coletiva que compartilhamos na preservação e manutenção de um ambiente limpo e saudável, bem como na gestão sustentável de resíduos e recursos”, afirma a ONU em seu site sobre a criação oficial da data.

Fotos

Localizar site dos clubes