RCC GUABIROTUBA – PROJETO PEGADAS DE CARBONO
por Rotary Club de Curitiba-Guabirotuba
O Rotary Club de Curitiba Guabirotuba concluiu a primeira etapa do Projeto Pegadas de Carbono. O objetivo do Projeto é tomar medidas e ações para efetivar a neutralização do dióxido de carbono (CO²) gerado pelos deslocamentos dos associados do Clube, tendo como base, à distância e veículo utilizado para as participações em nossas cinco reuniões do mês de outubro.
Com a utilização do aplicativo Rotaryco2, cada associado registrou a data, tipo de veículo, de motor, de combustível e quilometragem percorrida de ida e volta para participar da reunião do Clube. Assim, para cada associado e reunião foi apurada a quantidade de CO² emitida no deslocamento e a correspondente quantidade de árvores necessárias para compensar a emissões geradas de CO² pelos associados do Clube.
Apurado o resultado para o mês de outubro, reuniões de 01-08-15-22-29/10, considerando o número de companheiros e companheiras que participaram das reuniões, com base nos resultados chegamos a quantidade de árvores para compensarmos as emissões para os doze meses do ano rotário 2024-2025.
Considerando os 20 associados e as 05 reuniões do mês de outubro de 2024, foram contabilizadas neste mês as seguintes médias mensais:
Distância média de deslocamento para participações em reuniões: 914 km/mês
Quantidade média emitida de CO² produzida nos deslocamentos: 0,173 Toneladas/mês
Quantidade de árvores para minimizar as emissões: 0,724 unidades/mês
Considerando os dozes meses do ano rotário 24-25, as frequências médias das reuniões, as distâncias de deslocamentos para a participação nas reuniões, obtemos as seguintes estimativas:
Distância média de deslocamento para participações em reuniões: 10.968 km/ano
Quantidade média emitida de CO² produzida nos deslocamentos: 2,076 toneladas/ano
Quantidade de árvores para minimizar as emissões: 9 unidades/ano
A segunda etapa do Projeto será a ação de realizar a compensação ambiental com o plantio de árvores necessárias pelos associados do Clube, em local a ser definido no nosso território de atuação, para a compensação da emissão de CO² gerada pelos rotarianos do Guabirotuba no ano rotário em vigência.






