Hospital Erasto Gaertner recebe equipamento pela Fundação Rotária
O Distrito 4730 participou de um projeto da Fundação Rotária para auxiliar no combate e tratamento de câncer de mama. O hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, referência nacional em tratamento oncológico, foi beneficiado com a aquisição de um equipamento de sonda para cirurgias mamárias, que contribui para o aumento da cura das pacientes com o diagnóstico da doença e dos casos de suspeita de câncer.
O projeto de Subsídio Global custou 58 mil dólares, que foram doados por oito distritos rotários, sendo seis distritos brasileiros e dois internacionais - da Índia e de Bangladesh. Ao todo, os parceiros internacionais doaram 11 mil dólares, enquanto os brasileiros doaram 17,5 mil. A Fundação Rotária equiparou o montante de 28,5 mil dólares, possibilitando a execução do projeto, que incluiu, além da compra do equipamento, orçado em quase 54 mil dólares, o treinamento e monitoramento para a equipe do hospital.
A entrega simbólica da sonda aconteceu no dia quatro de setembro, e contou com a participação da governadoria e de representantes de clubes do Distrito 4730. Também participaram da cerimônia o coordenador do projeto, governador 2014-15 do Distrito 4630, Francisco Scarpari Neto, do Rotary Club de Goioerê, e o Diretor de Rotary International 2017-19, Paulo Augusto Zanardi, do Rotary Club de Curitiba Cidade Industrial, que contribuiu para a viabilização do mesmo.
Anualmente, o Hospital Erasto Gaertner realiza aproximadamente 800 procedimentos cirúrgicos para combate ao câncer de mama, que serão otimizados pelo novo equipamento.
Como o projeto foi viabilizado
O Hospital Erasto Gaertner, desde 1932, é envolvido com o tratamento de câncer. Há anos, os Rotary Clubs têm contribuído com a instituição, em algumas delas com subsídios da Fundação Rotária. Em virtude dessa parceria, a equipe médica procurou os Distritos 4630, do noroeste do Paraná, e 4730, da região onde se situa o hospital. A equipe expôs a necessidade do aparelho e as tratativas para viabilizar a aquisição foram iniciadas.
Os projetos de Subsídios Globais da Fundação Rotária devem ter orçamento mínimo de 30 mil dólares, incluindo as doações dos Distritos executores, dos parceiros internacionais e da própria Fundação Rotária. Os parceiros internacionais foram os Distritos 3282, de Bangladesh, e 3000, da Índia. Além dos Distritos 4630 e 4730, do Paraná, contribuíram com o projeto os Distritos 4780, do Rio Grande do Sul, 4420 e 4563, de São Paulo, e 4640, do sudoeste do Paraná. O Distrito 4730 destinou 2,5 mil dólares, do seu Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC), para a iniciativa, no Ano Rotário 2017-18, quando a companheira Isis Ribas Busse era a governadora.






