Rotary investe em equipamento de terapia intensiva para o Hospital Regional do Litoral

Imagem de rawpixel.com
Imagem de rawpixel.com

 

Cerca de 39 mil dólares foram utilizados na compra do aparelho, com a contribuição de parceiros locais

 

Desde março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia global, o Rotary tem mobilizado esforços internacionalmente para combater a doença. Uma das medidas é a distribuição de fundos — nomeados como Subsídios de Emergência — para que as unidades rotárias ao redor do mundo possam promover ações específicas nessa área. No Paraná, o Distrito 4730* investiu parte desse recurso na compra de um ultrassom cardiovascular (Ecodoppler) para a Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Regional do Litoral.

A escolha desse projeto veio após a identificação junto ao Governo do Estado da necessidade de um equipamento capaz de acompanhar e monitorar paradas cardiorrespiratórias (PCR) na região. Localizado em Paranaguá, o hospital atende sete municípios do litoral, incluindo Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. “Escolhemos o Hospital Regional do Litoral porque este equipamento é de extrema importância, além de ser útil não apenas para o combate à Covid-19 como também para os próximos anos. Esperamos que essa aquisição beneficie e ajude a população da região”, afirma Jorge Agudelo Franco, Governador do Distrito 4730.

Esse equipamento de ultrassom é essencial para o preservar a vida de pacientes com Covid-19. Os pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) podem apresentar, além de complicações pulmonares, complicações cardíacas durante sua recuperação da doença. Essas complicações, incluindo possíveis paradas cardiorrespiratórias, devem diagnosticadas e monitoradas atentamente, o que o Ecodoppler permite com maior facilidade.

A compra foi realizada pelo Rotary em parceria com empresários locais e o aparelho deve ser entregue diretamente no hospital. O Distrito 4730 também está promovendo outras campanhas solidárias para combater a Covid-19. Você pode conhecer mais sobre as áreas de enfrentamento e como ajudar acessando o site www.distrito4730.org.br.

 

Combate global à Covid-19

O Rotary Internacional está monitorando e promovendo ações de combate à pandemia global da Covid-19. A instituição está flexibilizando a organização de projetos, formatos de reunião e distribuição de subsídios. Uma dessas mudanças é o direcionamento do Fundo para Assistência em Casos de Desastres da Fundação Rotária, que está sendo destinado para que Distritos e Rotary Clubs no mundo inteiro possam ajudar suas comunidades no enfrentamento da Covid-19. Aproximadamente 3 milhões de dólares serão investidos em diversos projetos, que receberão um recurso de 25 mil dólares cada.

Foi esse recurso que possibilitou a compra do aparelho de ultrassom cardiovascular (Ecodoppler) para o Hospital Regional de Paranaguá. O projeto desenvolvido pelo Distrito 4730 também contou com o investimento e parceria de empresários locais, que contribuíram com aproximadamente 14 mil dólares restantes para a compra do equipamento.

Além dos subsídios do Fundo para Assistência em Casos de Desastres, a Fundação Rotária também flexibilizou as regras dos subsídios distritais e globais. Você pode encontrar mais informações em: https://www.rotary.org/pt/rotary-monitors-coronavirus-outbreak

 

———————

* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.

 

Localizar site dos clubes