Novos meios de viver o Rotary

Uso de tecnologias expandiu conexão entre rotarianos e as possibilidades para o voluntariado

 

Adaptar, inovar e utilizar recursos tecnológicos para reinventar relações pessoais e profissionais. Essas ações se tornaram recorrentes com o surgimento da pandemia global provocada pela Covid-19 — e no Rotary não foi diferente. A instituição reúne mais de um milhão de rotarianos no mundo inteiro e está incentivando a criação de novas formas para que os associados possam gerar impactos em suas comunidades.

 

Leia também: Como o Rotary International está monitorando e coordenando ações de combate à Covid-19?

 

“Iniciamos uma nova era em que estão acontecendo muitas mudanças e precisamos nos adaptar”, afirma Anaides Orth, Governadora do Distrito 4730*. Situado no Paraná, o distrito inovou em diversas frentes. Clubes cancelaram encontros presenciais e passaram a realizar reuniões por meio de plataformas online. Eventos e treinamentos virtuais marcaram um acontecimento histórico e inédito no Distrito 4730, além do desenvolvimento de iniciativas e ferramentas de apoio a família rotária.

 

Leia também: “Rotary Abre Oportunidades”: conheça o perfil da gestão 2020-21 no Distrito 4730

 

Para Cassio Macedo, presidente do Rotary Club de Curitiba Cinquentenário, os clubes estão se adaptando muito bem ao novo formato de reuniões. “Tivemos um ganho muito grande em produtividade. Os 60 minutos se tornaram poucos, a mudança foi bem recebida e o convívio muito mais efetivo”, relata. Macedo também observa que a inclusão de tecnologias mostra benefícios como a inclusão de pessoas mais jovens nos quadros associativos, com conhecimento sobre as ferramentas atuais.

Motivada pelo trabalho voluntário e pela oportunidade de transformar vidas, Camila Oliveira Luz se juntou ao Rotary pela primeira vez em 2015 e hoje é presidente de uma das novas modalidades de clube. O Rotary Club Satélite de Curitiba Norte Inspiração é composto por um grupo de pessoas com menos de 40 anos de idade. De acordo com a presidente, as reuniões virtuais proporcionam maior comodidade de tempo, flexibilidade para acompanhar reuniões e até mesmo eventos promovidos por outros clubes. “A tecnologia é formidável e algo transformador! Entendo que a tecnologia veio para ficar, colocando o Rotary no topo de todos os eventos. Posso assistir palestras, seminários do mundo todo me tornando mais capacitada, evoluindo no mundo rotário e podendo repassar esses conhecimentos com um click, compartilhando aos membros do meu clube, amigos e sociedade”, descreve.

"Antigamente, tínhamos apenas um E-club no Distrito, hoje temos em torno de 80", brinca Sérgio Moura, presidente do Rotary Club E-club 4730. Segundo Moura, o fato das reuniões acontecerem em plataformas virtuais mesmo antes das adaptações promovidas pelo Rotary, trouxe poucas mudanças para os associados do clube. O presidente também vê a tecnologia como uma nova forma de conectar pessoas com rotinas movimentadas ao trabalho voluntário. "Levar nosso trabalho para redes sociais e plataformas online abriu oportunidades que não imaginávamos. Expandimos nosso networking com empresas, profissionais, gerentes, entre outros", conta.

Laerzio Chiesorin, Coordenador da Fundação Rotária** do Distrito 4730, enxerga o uso de tecnologias como uma grande oportunidade à frente do Rotary. Chiesorin aponta que essas ferramentas trazem benefícios como aprimoramento da capacitação de associados e a diminuição do trabalho manual e repetitivo. “Todas as semanas, estão acontecendo treinamentos do Rotary em todos os lugares do Brasil. Você não precisa esperar um determinado momento, pode simplesmente se vincular a uma das várias lives que estão acontecendo. O treinamento se torna muito mais efetivo e adaptável às possibilidades do treinando”, explica.

 

Suporte aos rotarianos

A tecnologia também auxiliou no combate à Covid-19 no Distrito 4730. O projeto “Vitrine Virtual Rotária” é um dos destaques mais recentes, promovendo a conexão de consumidores e donos de negócios associados à instituição. “A iniciativa tem como objetivo melhorar negócios entre rotarianos. O negócio faz parte do DNA do Rotary, está na nossa história desde que Paul Harris fundou o primeiro clube”, relata Laerzio Chiesorin.

No momento, a “Vitrine Virtual Rotária” utiliza a plataforma Whatsapp para conectar os consumidores em busca de determinados produtos e serviços com rotarianos que tenham empresas neste setor. Segundo Chiesorin, uma nova ferramenta exclusiva está em desenvolvimento, visando maior acessibilidade e “permitindo que companheiros façam mais negócios”.

Para participar ou conhecer a iniciativa, preencha o formulário neste link. Dúvidas podem ser encaminhadas para Mauro Augusto Aubrift de Lara, por meio do celular e Whatsapp (41) 98803-7610.

 

________________

*  O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.

** A Fundação Rotária (TRF) é o  braço filantrópico do Rotary, criado para fins humanitários e educacionais, que lidera esforços de acabar com a pólio e promover a paz. Rotarianos e amigos do Rotary apoiam o trabalho da Fundação através de contribuições voluntárias. A Fundação trabalha para acabar com a pólio, financia projetos através de subsídios e assume outras iniciativas globais.

 

Localizar site dos clubes