Cuidados com a saúde mental: como solicitar o auxílio da Comissão de Apoio a Rotarianos
Iniciativa criada pelo Distrito 4730 disponibiliza suporte de profissionais voluntários a associados
Setembro Amarelo é o mês internacional da conscientização sobre a saúde mental e, apesar de estarmos chegando ao fim do mês, o cuidado com a saúde mental dos rotarianos é constante. Especialmente com a pandemia provocada pela covid-19 que exigiu que os cuidados com a saúde mental se tornam ainda mais importantes. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estudos recentes mostram um aumento da angústia, ansiedade e depressão. “Mesmo nestes momentos de maior distanciamento físico, as pessoas podem manter vínculos sociais e cuidar da saúde mental”, afirma a instituição.
Para auxiliar associados do Rotary, o Distrito 4730 desenvolveu uma iniciativa especial: a Comissão de Apoio a Rotarianos. O projeto mantém uma lista de voluntários preparados para fornecer apoio contábil, legal e psicológico. “Os rotarianos que precisam do auxílio podem entrar diretamente em contato com o voluntário e combinar como vai funcionar. Estabelecemos esse processo para garantir a liberdade e privacidade dos associados”, descreve Vinicius Cabral e Silva, voluntário e coordenador da iniciativa.
A ideia de um grupo de apoio para associados surgiu a partir da criação da Comissão de Promoção dos Profissionais Rotarianos. Atualmente, o projeto conta com 17 voluntários e todas as consultas acontecem por teleatendimento. “O objetivo agora é aumentar o número de voluntários, encontrar profissionais disponíveis nas cidades do Distrito 4730”, explica o coordenador.
Segundo Vinicius, a Comissão de Apoio a Rotarianos deve permanecer ativa enquanto houverem voluntários disponíveis. Para conferir quais as áreas de atuação dos profissionais e solicitar apoio, basta acessar a lista divulgada no site do Distrito 4730 is.gd/Voluntarios4730






