Sustentabilidade, desenvolvimento econômico e comunitário no Paraná

Conheça e participe das iniciativas do Rotary que estão promovendo o crescimento das comunidades locais

 

Outubro também é o mês do desenvolvimento econômico comunitário no Rotary. Esta é uma das sete áreas de enfoque da instituição e tem como principal objetivo combater a pobreza, gerando oportunidades na área da Economia. De acordo com dados divulgados pelo Rotary International, cerca de 800 milhões de pessoas vivem com menos de US$1,90 por dia. No Distrito 4730, diversas iniciativas estão trabalhando para identificar as necessidades e auxiliar na criação de soluções sustentáveis e que fomentem a economia e comunidade local. 

 

Horta Comunitária

Em Pinhais, a Associação de Moradores do Jardim Jerivá e o Rotary Club da cidade uniram esforços para instalar a primeira horta comunitária da região. O projeto começou em julho deste ano, com a participação de aproximadamente dez famílias. A horta comunitária tem como objetivo incentivar uma alimentação saudável e reduzir gastos do orçamento familiar, ensinando os moradores da região a cultivar alimentos sem o uso de agrotóxicos. “Também queríamos trabalhar a integração da comunidade por meio do trabalho com a terra. Levar um pouco desse histórico da agricultura e do interior para a cidade, envolver as crianças e mostrar como a saúde e o bem-estar também estão ligados ao trabalho com a terra”, relata Camila Rodrigues Niewerth, coordenadora de Projetos Humanitários do Rotary Club de Pinhais.

 

Ao longo de três meses, moradores e voluntários se reuniram semanalmente para limpar o terreno escolhido, espalhar terra e plantar as mudas. O projeto também reaproveitou materiais descartados e recicláveis, por exemplo montando um sistema de irrigação com garrafa pet. A horta contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais - que doou os insumos utilizados na plantação - e da agrônoma Mariana Monteiro Kugler Batista - que ensinou a parte técnica do plantio, a função da compostagem, etc. Todas as atividades foram realizadas ao ar livre, mantendo o distanciamento e as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

“Fomos percebendo que as famílias foram se envolvendo, cuidando dos próprios terrenos. É uma sementinha vai sendo plantada”, afirma Camila.  Segundo a coordenadora, a ideia é expandir as ações em Pinhais e dar continuidade ao projeto em outros terrenos.

 

Coletiva seletiva

Inspirado no programa EcoCidadão, o Rotary no Distrito 4730* está elaborando um projeto de coleta seletiva e reciclagem. As ações devem acontecer em cidades do litoral paranaense, com início previsto para novembro deste ano. O objetivo é conscientizar e orientar sobre a coleta de lixo, apresentando a importância ambiental e socioeconômica da reciclagem para a população. 

 

De acordo com Rosemari Pavan, coordenadora de Projetos Humanitários do Distrito 4730, uma das ações do projeto visa ajudar catadores de papel a se organizarem em cooperativas. A iniciativa irá permitir que os catadores realizem todo processo de reciclagem e venda juntos, gerando renda e melhorando condições de trabalho, além de contribuir para diminuir o lixo nas ruas, nos rios e na natureza. “Queremos mostrar que é possível desenvolver um rendimento a partir disso e incentivar prefeituras a fornecer apoio para iniciativas como esta”, explica.

 

Leia também: Desenvolvimento econômico | Rotary




———————

* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.

Fotos

Localizar site dos clubes