End Polio Run premia vencedores e celebra Dia Mundial da Pólio
Pioneira no país, corrida virtual reuniu mais de 300 participantes
No último sábado (24), o Distrito 4730 entregou os troféus da End Polio Run - Edição Virtual, na modalidade corrida nas categorias feminino e masculino. Inédita entre as unidades do Rotary no Brasil, a corrida virtual aconteceu no começo deste mês visando conscientizar sobre o combate a poliomielite. No total, o evento arrecadou mil dólares, que serão destinados ao fundo Pólio Plus.
Confira os vencedores de cada modalidade em: Classificação final - End Polio Run 2020.pdf
Todos os atletas realizaram as atividades em casa ou ao ar livre, nas ruas do bairro em que mora, competindo nas modalidades caminhada (5 km) ou corrida (5 e 10 km). A participação foi validada por meio do envio de um comprovante — foto de relógio ou aplicativo de corrida — na mesma plataforma utilizada para inscrição. Para Vicente de Paulo Oliveira, 3º colocado na corrida de 10 km, foi uma experiência diferente realizar o percurso sozinho. “É necessário ter outra motivação. Sempre participei de corridas assim, mas estava sem praticar esportes há algum tempo e decidi participar para apoiar a campanha de vacinação da poliomielite”, conta.
Representando o Rotary Club de Bocaiúva, Diogo Chiquitti também viu a End Polio Run como uma motivação para seguir a prática do esporte. Coletor de lixo em Bocaiúva, Diogo recebeu o kit de participação como uma homenagem e convite para representar o clube no evento, se classificando em primeiro lugar na corrida de 5 km. “É bom ser lembrado, além de um incentivo para nós que trabalhamos na área da coleta. Foi a primeira vez que participei de uma corrida do Rotary e quero participar cada vez mais”, relata.
Leia também: End Polio Run mobiliza corredores virtualmente para combater a paralisia infantil
Silvana Maurício Rosário, primeira colocada a corrida de 10 km, acredita que a motivação para praticar o esporte é muito maior quando aliada a uma campanha solidária, como a End Polio Run. Segundo a atleta, o formato virtual da corrida também foi uma forma inovadora de retomar os treinos. “Nesse momento em que praticamente as corridas em grupo e em multidão acabaram, isso nos motiva e ajuda a continuar treinando. A End Polio Run Virutal proporciona uma forma de não parar, de continuar sempre em atividade”, descreve.
Reunião Virtual
Celebrando o Dia Mundial da Pólio, a equipe distrital realizou ainda no dia 24 uma reunião virtual com os Rotary Clubs do Distrito 4730. O evento online fez parte de uma das ações mundiais da instituição para reforçar a importância de combater a paralisia infantil. A programação contou com uma palestra sobre síndrome pós-pólio — ministrada por Jean Cordeiro —, um panorama atual sobre os desafios na erradicação da poliomielite — apresentado por Marcelo Demétrio Haick, coordenador da Pólio Plus para a Zona 23 do Rotary — e depoimentos de sobreviventes da doença. Ao todo, 39 clubes compareceram a reunião, representados por 85 participantes.
TelePólio
Em outubro, o Rotary promoveu nacionalmente uma transmissão online com a participação de lideranças rotárias, celebridades, sobreviventes da pólio e parceiros. A “TelePólio” também teve como objetivo conscientizar sobre a erradicação da paralisia infantil e arrecadar recursos para o Fundo Pólio Plus. O evento online foi disponibilizado no Youtube e ambos os QR Codes para realização de doações permanecem ativos, confira em: on.rotary.org/30LSPBF.
Presidente Eleito do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, John Germ também anunciou durante a live um documentário inédito do Rotary sobre as ações mundiais de combate a poliomielite. O longa-metragem irá traçar o histórico da doença desde seu surgimento, a mobilização pela criação de uma vacina efetiva e acessível para a população, além da logística desenvolvida para imunizar crianças em todos os países. Tema central do documentário, o filme também compila depoimentos de rotarianos que se comprometeram a proteger da paralisia infantil cada criança no mundo.
Erradicando a poliomielite no mundo
O combate à poliomielite é uma das principais causas do Rotary desde 1988, com o lançamento da campanha End Polio Now. Por meio do programa Pólio Plus, a instituição busca erradicar a doença - que pode provocar a paralisia infantil - em todos os países do mundo. A doença foi erradicada oficialmente do Brasil e, neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a transmissão do vírus selvagem da pólio foi oficialmente interrompida em todos os 47 países da sua região africana, passo histórico e vital para a erradicação global da pólio.
Com o fim da transmissão, cinco das seis regiões da OMS - representando mais de 90% da população mundial - estão livres da doença. O desafio agora é erradicar o vírus selvagem nos dois países onde a doença nunca foi interrompida: Afeganistão e Paquistão. "Este é um grande passo na nossa jornada para um mundo sem pólio, mas a luta não acabou. Ainda precisamos do apoio dos rotarianos, doadores e profissionais de saúde para concluir o trabalho”, afirma Holger Knaack, Presidente do Rotary International.
Participe!
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação vai até esta sexta-feira, dia 30 de outubro. A ação tem como meta imunizar 95% das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, público-alvo da campanha. Na iniciativa contra a pólio, o público-alvo são crianças menores de 5 anos de idade. Dependendo dos registros na caderneta de vacinação, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.
Saiba mais sobre a Campanha Nacional de Vacinação em:
Começam hoje campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação | Agência Brasil






