PROJETO AÇÃO VERDE - HORTA URBANA LAR DE IDOSOS SÃO JOSE

PROJETO AÇÃO VERDE - HORTA URBANA LAR DE IDOSOS SÃO JOSE

por Rotary Club de São José dos Pinhais-Colônia Murici

Área de enfoque
Desenvolvimento econômico comunitário

Introdução

Projeto Minha Horta Urbana Minha Horta Urbana é um dos projetos do Ação Verde, que visa a ampliação do hábito da horticultura por pessoas que vivem em espaços urbanos. Tal hábito tem ganhado muita força nos últimos anos devido à necessidade das pessoas em terem uma alimentação mais saudável e conciliar a isto um maior contato com a natureza.

Quem

Pensando nisto os companheiros do Rotary Club Murici desenvolveu a 1° Horta Urbana inaugurada na visita do Governador Jorge H. A Franco no dia 22 de Agosto de 2019. A Horta conta 05 módulos de 1,00m x 4,00m onde foram plantadas 320 mudas de verduras entre elas (alface liso, alface rocho, salsinha, cebolinha, almeirão, acelga, escarola, repolho, rucula) e alguns tempeiros como manjericão, alegrim, tomilho entre outros.

Para entrega deste projeto tivemos a presença de 100% de presença dos companheiros do club com aproximadamente 50 horas trabalhadas, onde realizamos limpeza do local, construção dos modulos, retirada e reconstrução da cerca e plantio das mudas.


O quê

Porque aderir ao Projeto Minha Horta Urbana?

 É mais econômico A horta é uma forma barata de obter um complemento para a cozinha. Não diremos gratuita, pois será necessário investir nas sementes ou mudas, um tanto de terra e um local adequado – mas mesmo estes elementos podem considerados de baixo custo se comparados com o longo prazo do benefício gerado.

  1. É mais ecológico É uma forma de ter mais controle sobre a origem da sua alimentação, sabendo que a mesma está sendo produzida sem agrotóxicos. Além disso, ao produzir nosso próprio alimento, reduzimos o impacto ambiental com o desmatamento realizado para ampliar as áreas de plantio bem como a redução na poluição devido aos equipamentos agrícolas e caminhões para transporte deste alimento do campo para a cidade.
  2. É mais saudável Não se trata apenas da questão de substituir alimentos criados com pesticidas por alimentos orgânicos. Trata-se de uma mudança imediata naquilo que comemos. Seja pela facilidade, e/ou pela diversidade no consumo de vegetais, que ficam assim ao alcance da mão; seja também por um fator simples e decisivo: você tem muito mais vontade de se alimentar de saladas uma vez que seu esforço está sendo recompensado no plantio e colheita destas plantas.
  3. É mais educativo Se vive na cidade, os seus filhos têm pouco contato com o ciclo da Natureza, com a noção de reprodução, de crescimento, de colheita, da fragilidade e da força daquilo que comemos. Muitas são as crianças que, da mesma forma, desconhecem de onde vem o leite, os ovos e por aí vai. Ter a possibilidade de ver uma alface nascer, crescer e chega ao prato será, acima de tudo, uma experiência educacional nova e prática.
  4. É um hobby Dar vida e ver um projeto a crescer, ainda que pequeno, é um ótimo meio de passar o tempo e interagir com a natureza e com as pessoas. Podem existir dificuldades pelo caminho, como uma colheita que não vinga, ou que morre subitamente, ou até o ataque de insetos ou pragas. Mas isso faz parte do desafio - e pode ser um hobby partilhado por toda a família, amigos e comunidade também.

Onde

Este projeto foi realizado na Casa de Repouso para Idosos São José que conta atualmente com 25 idosos a manutenação da horta será por "padrinhos" que já constribuem para o lar e os proprios idosos que moram lá, propiciando aos mesmos uma atividade sustentavel em meio da natureza.


Quando

22 de Agosto de 2019 - Inauguração.

Pessoas Beneficiadas
40

Fotos



 

Localizar site dos clubes