Mobilidade para Todos

por Rotary Club de Curitiba-Opera de Arame

Área de enfoque
Prevenção e tratamento de doenças

Introdução

A parceria para realização distrital do “Mobilidade Para Todos” foi firmada durante a gestão 2020-21, entre o Governador Joel Severino Chaves (Distrito 4630*) e a Governadora Anaides Pimentel da Silva Orth (Distrito 4730).  Apoiada pela Governadora 2021-22, Mariane Nascimento Ferreira (Distrito 4730), a iniciativa ofereceu um treinamento para os clubes, enviando por correio kits com material de apoio. A capacitação qualificou 17 clubes para executar o projeto, selecionando os candidatos e tirando as medidas para a montagem das cadeiras. Agora, o projeto está na etapa final, em que os documentos de cadastro são analisados pela equipe de coordenação e avaliados para o envio das peças, montagem das cadeiras e entrega para os usuários.

Como surgiu o “Mobilidade Para Todos”

Criado em 2006, o projeto “Mobilidade Para Todos” começou com uma parceria entre o Rotary Club de Maringá Parque do Ingá (Distrito 4630), a Associação Norte Paranaense de Reabilitação e a Free Wheelchair Mission — uma Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos, que fornece cadeiras de rodas a instituições parceiras internacionalmente. Nos últimos 15 anos, mais de 4 mil cadeiras de rodas foram entregues pelo projeto para Maringá e região, abrangendo mais de 3.000 famílias e mais de 100 entidades.

Atualmente, os Distritos 4730, 4640*, 4440* e 4710* fazem parte da iniciativa como parceiros, treinando Rotary Clubs para identificar a necessidade de cadeiras para pessoas com deficiência em sua comunidade. Os clubes cadastram os usuários, fazem as medidas e entregam as cadeiras. O Distrito 4630 é responsável pela importação, capacitação dos voluntários e distribuição das cadeiras de rodas doadas pela FWM. 

Quem

Em sua quarta edição o Projeto Mobilidade para Todos  tem como Coordenação  Luiza Tigrinho, Carlos Alberto Mattiello e Solange Costa. 


O quê

Tem como objetivo entregar cadeiras de roda para pessoas com dificuldade de locamoção. O clube Opera de Arame já distribuiu 56 cadeiras , de acordo com disponibilidade e necessidade da comunidade/ insituição parceira.


Onde

Cada ano é slecionado uma comunidade/instituição (APAE, Asilos, Associações) para que as cadeiras sejam distribuidas, todos passam por ujm criterioso processo de seleção. 


Quando

Esse é um m projeto que  tem acontecido anualmente. 

Pessoas Beneficiadas
30

Fotos



 

Localizar site dos clubes