Corrida End Polio Run reúne mais de 300 participantes no combate a paralisia infantil
No último domingo (20), o Distrito 4730 reuniu cerca de 330 pessoas no combate a paralisia infantil. A ação aconteceu por meio da corrida End Polio Run, realizada no Parque Náutico de Curitiba. Erradicada desde 1994 no país, a poliomielite ameaça retornar devido a queda nos índices de vacinação e o Rotary no Brasil se uniu ao Ministério da Saúde na promoção de iniciativas para conscientizar a população.
A corrida
A corrida End Polio Run foi dividida em três modalidades: corrida de 5KM; corrida de 10KM; e caminhada de 5KM. Para a participante Ana Paula Dergham, o circuito da corrida foi tranquilo. “As corridas mais difíceis são nas ruas, por causa das elevações, mas essa foi mais leve”, descreve. Também participante da corrida, Angela Bescorovaine participa de corridas mensalmente e prefere ambientes planos. “Foi bem interessante [participar dessa corrida] e pela causa sempre motiva mais”, afirma Angela.
Governadora Eleita para o ano rotário 2020-21, Anaides Orth também participou da End Polio Run na modalidade caminhada 5KM. De acordo com Orth, a iniciativa é importante para promover a saúde corporal e a conscientização sobre causas como a da poliomielite. “O Governador Jorge está de parabéns por criar esta iniciativa. Precisamos continuar a End Polio Run no ano que vem, alcançando e ajudando mais pessoas”, comenta.
Criação da End Polio Run
Segundo Sergio Luiz Brandão, organizador da End Polio Run, a ideia da corrida surgiu como uma proposta de — simultaneamente — atingir a meta distrital de contribuição para iniciativas de combate a pólio e conscientizar sobre as sequelas da paralisia infantil na parte motora do corpo. “[As sequelas deixadas pela doença] ainda são um assunto não muito difundido. [Esses eventos] são formas que temos de lembrá-las e conscientizar, porque enquanto tiver pelo menos um caso da doença no mundo, precisamos prevenir e vacinar as crianças”, explica.
A corrida foi promovida pelo Distrito 4730 em parceria com as prefeituras de Curitiba e de São José dos Pinhais, motivo pelo qual o Parque Náutico foi escolhido para realização do evento. Também foram parceiras da iniciativa: Universidade Positivo; Sanepar; Concessionária Chevrolet Valesul; Concessionária Ópera Peugeot; Decathlon Curitiba Torres; Assessocor Assessoria Esportiva; MNI Informática; e RPC TV.
O evento teve um total de 326 inscrições prévias e recebeu algumas inscrições de última hora, antes do início da corrida. Todo dinheiro arrecadado com as inscrições e vendas de produtos End Polio Now será revertido em projetos do Rotary para erradicação da poliomielite.
Próximas edições
Sérgio afirma que a edição 2020 da End Polio Run já começou a ser elaborada. De acordo com o organizador, a meta é que o próximo evento consiga reunir cerca de 1.500 pessoas. “[Com a corrida,] estamos pensando no mundo inteiro e isso que é mágico no Rotary. Hoje todos nós [espectadores, organizadores e participantes] fomos engrenagens que trabalhamos juntos por um objetivo em comum — o combate à pólio — e é esse trabalho em equipe que torna o Rotary magnífico”, relata.
“Quero agradecer a participação de todos vocês, que hoje estão ajudando na Campanha Mundial de Erradicação da Poliomielite e da paralisia infantil, conhecida como End Polio Now. Hoje fizemos a nossa primeira, e esperamos de muitas, End Polio Run. Desde 1985, o Rotary Internacional junto com o Comitê Internacional da Poliomielite evitou que 16 milhões de crianças no mundo contraíssem a doença, isso por si já representa a motivação do Rotary [no combate à pólio]”
— Discurso de Jorge Agudelo Franco, Governador 2019-20 do Distrito 4730.






