A solidariedade de Empresas Cidadãs move o combate à Covid-19
Doações feitas pelas organizações são investidas em projetos da Fundação Rotária
Em março, o Rotary lançou uma campanha internacional de monitoramento da Covid-19. A instituição está flexibilizando a aprovação de projetos e distribuição de subsídios, permitindo que os clubes utilizem recursos da Fundação Rotária para combater a pandemia em suas comunidades. Esses recursos são formados pela arrecadação dos Distritos e por doações diversas, inclusive do Programa Empresas Cidadãs — iniciativa do Rotary que reconhece e atesta a responsabilidade social de organizações parceiras, investindo as doações em ações humanitárias.
Até 26 de abril, dados da Universidade Johns Hopkins registravam mais de 2.8 milhões de casos de Covid-19 no mundo inteiro, com cerca 800 mil recuperados e 205 mil mortes. A doença foi declarada em março como pandemia global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estimulando esforços de diversos países para evitar, conter e combater o novo coronavírus. Com foco neste cenário internacional, o Rotary iniciou uma série de medidas para auxiliar este combate — e a Fundação Rotária tem papel essencial nessas ações.
No Paraná, o Distrito 4730* está promovendo projetos em diversas frentes. Um dos mais recentes foi a doação de um equipamento para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital Regional de Paranaguá, no valor de 39 mil dólares. O ultrassom cardiovascular foi adquirido graças a contribuição de parceiros locais e a um recurso do Fundo para Assistência em Casos de Desastres da Fundação Rotária, que está distribuindo 25 mil dólares para cerca de 40 projetos internacionais que tenham como foco o combate à Covid-19.
Além dessa categoria, a Fundação Rotária também flexibilizou a distribuição de Subsídios Distritais e Globais. Na modalidade distrital, os clubes podem estruturar novas iniciativas com os recursos aprovados na gestão 2019-20, focando esses projetos em lutar contra a doença nas suas comunidades. Os subsídios para a gestão 2020-2021 também podem ser utilizados nesse esforço. “No Distrito 4730, essa flexibilização auxiliou diretamente em ações de combate. Um clube que ia adquirir lego para aulas de robótica na comunidade, adquiriu cestas básicas para famílias carentes. Outro clube adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o corpo de bombeiros, entre outros”, relata Laerzio Chiesorin, Coordenador Distrital da Fundação Rotária.
Leia também: Rotary desenvolve ações de combate à Covid-19
Para os Subsídios Globais, a Fundação mudou algumas regras, permitindo que todo o recurso possa vir apenas do distrito, isentando o financiamento de 30% dos parceiros do projeto. “Isso significa que se nós tivermos todo o dinheiro, o Distrito não precisa do investimento internacional para lançar o subsídio. As parcerias podem ser apenas simbólicas, demonstrando o apoio dos parceiros locais e internacionais em determinada ação”, conta Laerzio.
Programa Empresa Cidadã
Para que a distribuição desses fundos seja possível, a solidariedade e parceria de Empresas Cidadãs é essencial. Os recursos da Fundação Rotária são majoritariamente resultado de arrecadações feitas pelos distritos, por meio de seus associados, e de doações feitas por organizações parceiras. Com essa contribuição, as empresas auxiliam projetos em diversas áreas, como saneamento básico para comunidades carentes, saúde de mulheres e crianças, combate à poliomielite e, agora, à Covid-19.
O Programa Empresa Cidadã atesta a responsabilidade social das organizações parceiras do Rotary. O objetivo é que seja realizada uma doação de mil dólares rotários no período de 12 meses - o que pode ser feito tanto por doações mensais no valor mínimo de R$300 ou em menos parcelas de maior valor. Quando completa a contribuição de mil dólares, a Empresa Cidadã recebe um certificado da ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation). O Clube e distrito de Rotary que sejam os parceiros da empresa podem também divulgar sua marca através de banner e comunicações locais/distritais.
Atualmente, o Distrito 4730 conta com a parceria de 17 Empresas Cidadãs: A Página Livrarias; AG Construções; Andersen & Vianna Advogados Associados; Buzzi e Silva Arquitetos Associados; Hasson Advogados; Victor Marins Advogados Associados; Confidere Seguros; Grupo Argus
Curifest Comercio De Artigos De Festa; Master Cargas Brasil; OK Assessoria Contábil; Premium Vila Velha Hotel; Jornal Página Um;
Rubber New Produtos de Borracha; Eletro Cometa S/s Motores Elétricos; e Tortuga Câmaras De Ar.
Saiba mais sobre como participar em: Programa Empresa Cidadã | ABTRF
Também existem outras opções para empresas que desejam contribuir com o combate à Covid-19, como doar diretamente para uma ação do Rotary em andamento na sua região. “Sendo empresas cidadãs ou não, elas podem nos ajudar, canalizando no Rotary a vontade de lutar contra essa doença. Nós somos uma entidade séria, que age na comunidade e que tem expertise na execução de projetos humanitários. As organizações podem nos procurar para saber qual a melhor forma de auxiliar nessas iniciativas”, explica Chiesorin.
No Distrito 4730, organizações que desejam saber a melhor forma de contribuir, podem entrar em contato com o coordenador da Fundação Rotária, Laerzio Chiesorin, por meio do número (41) 98458-0427. A comunidade geral também pode contribuir com as ações do Rotary, confira as áreas de enfrentamento no site www.distrito4730.org.br.
“Mesmo que não façam parte do programa, nós vemos que as pessoas que formam essas empresas tem espírito de solidariedade e é disso que nós precisamos nesse momento que estamos enfrentando. Ainda bem que nós temos empresários vendo sua organização com um espectro muito mais amplo, em como podem agir para beneficiar as comunidades que precisam neste momento”
— Mensagem de Laerzio Chiesorin, Coordenador Distrital da Fundação Rotária do Distrito 4730






