Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
O Distrito 4730 divulgou hoje (30) os representantes indicados para o Conselho de Legislação 2022 e o Conselho de Resoluções 2022-23. A seleção foi realizada pela Comissão Distrital de Indicação de Representante, durante uma reunião virtual no último sábado (27).
Confira o comunicado na íntegra em: Representantes dos Conselhos de Legislação e Resoluções - Distrito 4730.pdf
O Distrito 4730 comunicou hoje (29) a criação de um projeto com o objetivo de gerar apoio financeiro entre os rotarianos. Nomeada “Vitrine Virtual Rotária”, a iniciativa busca aproximar associados em busca de determinados serviços e produtos à rotarianos cujos negócios possam atender à estas demandas. “O Rotary nos inspira, mais do que nunca, a nos conectarmos e ajudarmos mutuamente. Por que não aproximar essas duas partes?”, descreve Jorge Franco, Governador Distrital 2019-20.
Veja o comunicado na íntegra em: COMUNICADO Nº 09 VITRINE VIRTUAL ROTÁRIA.pdf
Para participar ou conhecer a iniciativa, acesse o QR Code da imagem abaixo ou preencha o formulário neste link. Dúvidas podem ser encaminhadas para Mauro Augusto Aubrift de Lara, por meio do celular e Whatsapp (41) 98803-7610.
A “Vitrine Virtual Rotária” tem continuidade garantida para a gestão “O Rotary Abre Oportunidades”, do ano rotário 2020-21. A gestão atual, “Rotary Conecta o Mundo”, realiza a transmissão de cargos em uma cerimônia virtual amanhã (30), às 19:30 horas. Confira mais em: distrito4730.org.br/noticia/91774
Neste mês, o Distrito 4730 encerrou mais uma etapa da seleção para o programa “Bolsas Rotary Pela Paz”. A equipe da Fundação Rotária realizou entrevistas com nove candidatos — oito para cursos de mestrado e um para aperfeiçoamento — direto das cidades de Curitiba, Brasília, Bogotá (Colômbia) e Mansa (Zâmbia). Segundo o coordenador da fundação no Distrito 4730, Laerzio Chiesorin, todas as entrevistas foram realizadas por meio da plataforma GoToMeeting. “Foram três dias de trabalho intenso. Em breve, devem ser informados os candidatos endossados pelo distrito. Agradeço aos clubes que enviaram candidatos e à Governadora Eleita 2020-21, Anaides Orth, que acompanhou o processo como nossa convidada”, afirma.
Rotary pela Paz
O programa “Bolsas Rotary pela Paz” financia anualmente estudos em universidades parceiras e nos Centros Rotary Pela Paz em diversas partes do mundo. A bolsa de estudos tem o objetivo de capacitar promotores da paz por meio de treinamento acadêmico intensivo, aplicação prática do aprendizado e networking. Depois de concluir os estudos, os bolsistas estarão aptos a atuarem nas áreas de paz e resolução de conflitos em nível local e mundial. O programa é para quem quer seguir carreira em relações internacionais, paz e resolução de conflitos.
Todos os candidatos devem: ser fluentes em inglês; demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial, comprovado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais; ter excelentes habilidades de liderança; entre outras exigências.
Segundo Anna Paula Jordão, responsável pelo programa “Bolsas Rotary Pela Paz” na Fundação Rotária do Distrito 4730, modalidades de intercâmbio como esta são muito ricas em conhecimento e uma oportunidade para pessoas de faixas etárias a partir dos 20 anos de idade. “Quando falamos de intercâmbios promovidos pelo Rotary, muitos imaginam o intercâmbio de jovens, um dos carros-chefe da instituição. Mas outras modalidades são tão interessantes quanto e oferecem oportunidades para pessoas em formação de ampliarem não apenas sua experiência pessoal e conhecer novas culturas, como ampliar suas experiências profissionais e acadêmicas”, relata.
Intercâmbios abrem oportunidades, mostram diferentes culturas e expandem visões
Anna Paula Jordão foi intercambista pelo Rotary, na modalidade Serviços às Novas Gerações (NGSE), e descreve como a experiência de viver em outro país trouxe diversos aprendizados. Durante 30 dias, Jordão morou em uma cidade no interior da Alemanha, onde teve a oportunidade de conhecer a cultura local e participar de estágios relacionados a sua área de graduação, o curso de Direito. “Não teve nenhum tempo perdido. A organização das atividades otimizou o intercâmbio, de forma muito produtiva. Todas as semanas me direcionaram para um local específico de estágio, ganhei certificados e também tiveram passeios para conhecer outras cidades da região”, explica.
Anna também relata que intercâmbios “aproximam culturas, porque vemos uma realidade diferente”. “Consegui imergir mesmo na realidade de outro país. Estava no meu último ano de Direito e foi minha primeira viagem sozinha, então essa experiência me marcou bastante. Operar minha profissão em outra parte do mundo expandiu minha visão da área e me aproximou bastante do Rotary”, conta.
Ao voltar para o Brasil e se associar ao Rotary dois anos depois, Anna Jordão passou a se engajar com iniciativas de intercâmbio, principalmente como conselheira de intercambistas. “Gosto desse contato com pessoas de outras culturas, de outras etnias e exerço isso aqui no Rotary. Minha experiência é algo que guardo com muito carinho, então sempre procurei estar em contato com eles [intercambistas]. É uma troca de papel, né? Você quer fazer pelos outros aquilo que fizeram por você também”, afirma.
“Se você deseja fazer um intercâmbio ou já está participando de um processo seletivo, não desista. Com certeza vai ser uma grande ferramenta e uma experiência rica para sua vida pessoal e profissional.”
— Mensagem de Anna Paula Jordão, responsável pelo programa “Bolsas Rotary Pela Paz” na Fundação Rotária do Distrito 4730
Confira também:
Saiba mais sobre as Bolsas Rotary pela Paz | Meu Rotary
Guia de inscrição à Bolsa Rotary pela Paz | Meu Rotary
Teste de elegibilidade - Bolsas Rotary pela Paz | Meu Rotary
No dia 30 de junho, a engrenagem rotária irá girar mais uma vez. A Cerimônia de Transmissão de Cargos, evento que marca a passagem entre gestões, será realizada online, por meio do canal do Distrito 4730 no Youtube. “Será uma grande festa com a posse dos presidentes de Rotary, Equipe Distrital,Interact, Rotaract , Rotary Kids, Associação Alumni Rotex. Mesmo a distância, vamos celebrar um dos momentos mais especiais do ano rotário”, convida Anaides Orth, Governadora Distrital Eleita da gestão 2020-21.
Assim como uma série de eventos online inéditos para o Distrito 4730, a transmissão de cargos virtual foi idealizada para atender as medidas de distanciamento social. “A posse será diferente dos outros anos, mas nem por isso vamos deixar de celebrar. Vamos comemorar esse momento, cada um em sua casa, mas juntos, conectados”, reforça Jorge Franco, Governador Distrital na gestão 2019-20.
A cerimônia será transmitida na terça-feira (30/06), às 19:30 horas, pelo Youtube (bit.ly/2ULpXXw).
“Junte-se a nós nessa posse coletiva, on-line e repleta de surpresas. Você vai aproveitar cada momento!”
— Equipe do Distrito 4730
Cerimônia de Transmissão de Cargos | Distrito 4730
Plataforma: Canal Rotary 4730 | Youtube;
Data: terça-feira, 30 de junho de 2020;
Horário: ao vivo, a partir das 19:30 horas;
Inspirado por um grupo local, o Rotary Club de Curitiba Parque Barigui decidiu formar um clube satélite para promover e incentivar projetos humanitários. O grupo integrava um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC), implantado na região em 2017. Nomeado Rotary Club Satélite de Curitiba Parque Barigui Borda do Campo, o novo clube já possui nove associados e será presidido pela companheira Dione Tosi Yokoyama.
As reuniões acontecerão semanalmente, às 19:30 horas, toda terça-feira. Segundo Sérgio Nakatani, presidente do clube padrinho, o objetivo do Parque Barigui Borda do Campo neste primeiro momento é se espelhar nos projetos humanitários do Distrito 4730, programados para o ano rotário 2020-21. “O clube irá buscar desenvolver o quadro associativo e projetos voltados ao meio ambiente, com foco em recursos hídricos e saneamento”, explica.
“Amizade, contatos profissionais, crescimento pessoal, liderança e atuação cidadã na comunidade. Esses são cinco bons motivos para convidarmos mais pessoas a fazer parte da família rotária. Vamos juntos!”
— Mensagem de Sérgio Nakatani, Presidente 2019-20 do Rotary Club de Curitiba Parque Barigui
Em abril, o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) contabilizava 5896 pessoas vivendo nos 13 abrigos do estado de Roraima. Com tantos refugiados vivendo juntos, as necessidades são inúmeras e atender a todas é um grande desafio. Um destes desafios é manter a limpeza destes locais, e foi pensando nessa necessidade que o Rotary entrou mais uma vez em ação para ajudar essa população.
Em uma iniciativa que envolveu doações de clubes de todo o Brasil, o Rotary comprou uma máquina para produzir hipoclorito de sódio, composto que é a base para a fabricação de água sanitária.
Hoje, o equipamento permite a produção de 150 litros por dia do desinfetante, que são doados para a limpeza de 11 abrigos na capital Boa Vista e outros dois em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.
Em Roraima, os abrigos têm capacidade de acolher entre 216 e 1386 pessoas. Nos locais, que contam com banheiros químicos, a água sanitária doada ajuda a garantir a higiene para as centenas de venezuelanos que lá vivem.
A iniciativa para a compra do equipamento partiu de Celso Bergmaier, hoje presidente do Rotary E-Club Distrito* 4740 Inspiração. Em maio do ano passado, ele saiu de Chapecó (SC) para conhecer o trabalho da Operação Acolhida, iniciativa do governo federal para receber refugiados venezuelanos em Roraima.
Em viagem para Boa Vista, Bergmaier participou de uma reunião com diferentes agências que ajudam no suporte aos venezuelanos. Na ocasião, ficou sabendo da carência de água sanitária para limpeza dos abrigos, já que o produto precisava ser adquirido em grandes quantidades, o que não é algo fácil de se fazer naquela região.
“Durante os oito dias que permaneci na Operação Acolhida, tive uma experiencia inigualável, única, que serviu como reflexão sobre nosso papel como rotarianos e das contribuições que podemos oferecer à humanidade, pois, muitas vezes, eu não tinha ideia de que poderia fazer um trabalho tão significativo”, destaca Bergmaier sobre como a situação dos refugiados mexeu com ele.
Ele deu início, então, a uma grande mobilização entre clubes de todo o país. A iniciativa foi tão bem sucedida que arrecadou R$ 16 mil. “Praticamente todos os distritos* do Brasil contribuíram com R$ 500, que depois foram transferidos para o clube de Boa Vista – Caçari”, lembra.
A verba foi mais que suficiente para a aquisição da máquina e também permitiu a compra de sal e galões retornáveis, necessários para a produção e distribuição da água sanitária. Parte do dinheiro foi ainda investido na reforma de uma cozinha industrial, dentro de uma igreja católica, usada para o preparo e distribuição de refeições aos refugiados.
O Rotary Club de Boa Vista-Caçari, único no estado de Roraima, cuidou da compra da máquina e fez a cessão do equipamento para uma entidade parceria do ACNUR realizar a produção do desinfetante.
“A máquina foi cedida para a ADRA (Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia) pelo Rotary. A produção é feita pelos voluntários da ADRA”, explica Paulo Bragato, governador assistente do distrito* 4720.
Mesmo não cuidando diretamente da produção da água sanitária, o Rotary continua apoiando a fabricação do produto, realizando a compra de mais insumos e galões para a distribuição.
“Não é um produto tão caro. A embalagem é até mais cara, mas pela quantidade que precisa ser usada, acaba se tornando caro, já que tudo é sustentado por doação”, explica Bragato, sobre a dificuldade em ter água sanitária em quantidade suficiente para atender a todos os abrigos.
Segundo Bragato, um dos grandes parceiros nos cuidados do Rotary com os refugiados tem sido o Ministério Público do Trabalho de Roraima, que direciona doações para diversos projetos do clube. O governo do estado de Roraima também contribui, oferecendo água e luz gratuitamente à escola onde a água sanitária é fabricada. O desinfetante é distribuído semanalmente aos abrigos.
Com a pandemia de Covid-19, manter a higiene nos abrigos com centenas de refugiados tem sido ainda mais importante para garantir a saúde de todos os homens, mulheres e crianças que ainda esperam pela oportunidade de uma vida melhor. E, para isso, eles podem continuar contando com o apoio do Rotary.
*Para quem não conhece a estrutura do Rotary International, regionalmente, os Rotary clubs são agrupados em distritos.
Crédito das fotos: Fernando Teixeira
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.