Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Será uma excelente oportunidade de ouvir o Presidente da ABTRF Adriano Valente e Curador da Fundação Rotária Marcelo Haick nos contando sobre:
- Atualizações sobre os Programas da ABTRF: Empresa Cidadã, Agro Cidadã, Clube Cidadão, Seguro Solidário e o novo Subsídio de Responsabilidade Social;
- Importância do clube participar dos programas da ABTRF;
- Os benefícios para uma Empresa ser parceira do Rotary Club;
- Conhecer o mais novo Programa da ABTRF: Subsídios de Responsabilidade Social;
Para quem: todos os rotarianos, mas é importante a participação do Presidente e do Coordenador da Fundação Rotária do clube;
Nosso encontro será no dia 31 de julho, às 19:30h, pelo Zoom – o link será enviado nos grupos de trabalho do Whatsapp.
O Governador Laerzio Chiesorin Junior ofertará pontos de reconhecimentos para:
- Clubes que tiverem mais participantes no Seminário Distrital da ABTRF |Virtual, do dia 31/07/23 às 19h30 pelo Zoom;
- Serão consideradas as participações em 100% do Seminário, do Presidente, do Coordenador da Fundação Rotária e de outros companheiros do clube;
- A pontuação será oferecida da seguinte maneira:
1° lugar receberá 400 pontos
2° lugar receberá 300 pontos
3° lugar receberá 200
4° lugar receberá 100 pontos
Caso haja empate, os respectivos lugares serão sorteados.
Junte-se a Líderes. Troque Ideias. Entre em Ação.
É com pesar que o Distrito 4730 de Rotary International comunica o falecimento na data de hoje, do Companheiro Fernando de Camargo Pedrosa Caldas, Governador 1994-95, associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio e casado com Maria de Lourdes Caramori Caldas, Governadora 2014-2015.
O Governador Laerzio Chiesorin Junior decreta luto oficial no Distrito 4730 e recomenda que os clubes, na primeira reunião a partir de hoje, guardem um minuto de silêncio em homenagem e reconhecimento ao Governador falecido.O velório acontecerá amanhã, 22/07/2023 a partir das 09h até às 16h na Capela do Cemitério Municipal de Paranguá - Rua Manoel Corrêa, 1759 - Palmital; o sepultamento, às 17h será no Jardim Eterno - Rua Júlio Groth Elias, 907 - Divinéia.
A passagem do Companheiro Fernando de Camargo Pedrosa Caldas por esse mundo deixou um rastro de beleza. Todos sentiremos muito sua falta. São muitas as boas memórias que vamos guardar para sempre.
Vencendo a Pólio, corrida e caminhada, acontecerá no dia 10 de setembro destte ano em Guaratuba, litoral do Paraná. O evento tem o inutuito de através do esporte, companheirismo e contato com a belezas naturais da cidade sede, conscientizar os participantes sobre este erradicação da pólio do mundo.
A concentração será na Praça Rotary - Avenida Atlântica, 1036; a partir das 07h da manhã. Para corrida o circuito será de 5km e para caminhada 3km. Para mais informações sobre valores, regulamento e etc acesse o site da corrida clicando aqui.
A erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da nossa trajetória. Junto com nossos parceiros, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. Não desistiremos até que a poliomielite seja erradicada para sempre.
Você está convidada e convidado para participar conosco deste evento e contribuir com a erradicação da pólio do mundo.
Para se inscrever: clique aqui!
Junte-se a Líderes. Troque Ideias. Entre em Ação!
No último sábado, 15/07, aconteceu o primeiro Workshop de Projetos Humanitários deste ano rotário. Os participantes do evento foram recebidos pelo Governador 2023-24 Laerzio Chiesorin Junior, a Presidente da Comissão Distrital de Projetos Humanitários Maria Luzita de Faria e o Diretor da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas Edelcio Jacomassi.
As Palestras
A companheira Anaides Pimentel, associada ao Rotary Club de Curitiba III Milênio, falou sobre Planejamento Distrital.
Luiza Tigrinho, associada ao Rotary Club de Curitiba Ópera de Arame foi responsável por compartilhar informações sobre a Fundação Rotária e a ações distritais para este ano.
Companheira Luzita instruiu de maneira prática e objetiva a utilizar as plataformas UNYCLUB e My Rotary como ferramentas auxiliares aos Projetos Humanitários, uma vez que as plataformas tem funcionalidades eficazes para excutar projetos. Concluiu apresentando as metas da Comissão Distrital de Projetos Humanitários para o Ano Rotário 2023-24, em concordância com a apresentação realizada no PETs.
Associado ao Rotary Club de Curitiba Bom Retiro, o companheiro Marcelo explicou sobre o aplicativo ECO D4730 - Pegada de Carbono e a importância dos associados em instalar, registrar e estar atento ao número de árvores que o app sugere que sejam plantadas para minimizar o CO2 produzido.
O aplicativo é uma iniciativa inovadora para que o Distrito 4730, por meio de seus associados, possa trabalhar com mais afinco na área de Meio Ambiente.
Ainda não tem o aplicativo no seu celular ou tablet? Baixe aqui: Android ou Apple.
Após as falas dos acima citados, os presentes participaram de uma roda de conversa com foco na troca de experiências e vivências rotárias, além de acertar parcerias para novos projetos e para aqueles qua estão em execução.
O companheiro Fernando, associado ao Rotaract Club de Ponta Grossa Sabará foi responsável por conduzir o aparato tecnológico do evento.
Dados mostram a urgência de investir em iniciativas voltadas à saúde materno-infantil, uma das áreas de enfoque do Rotary
Ter acesso à alimentação adequada é um direito previsto no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Apesar disso, a insegurança alimentar no Brasil reflete também nas mães e crianças: 14,2% das gestantes apresentaram baixo peso para a idade gestacional, 6,1% das crianças menores de cinco anos estavam com magreza acentuada ou magreza e 13,0% delas com baixa estatura para a idade. Os dados são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
Em 2022, de acordo com um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2.754 bebês com menos de um ano de idade foram internados por desnutrição no Sistema Único de Saúde (SUS), deste total, 114 internações foram registradas no Paraná. Os números são não piores do que 2021 quando foram registradas 2.979 hospitalizações.
“Pelo menos 60 milhões de crianças menores de cinco anos podem morrer devido a causas evitáveis até 2030.”
80ª Sessão do Comitê dos Direitos da Criança da ONU
Além da mortalidade infantil, outro dado preocupante no país é a mortalidade materna. Em 2021, de acordo com o Observatório Obstétrico Brasileiro (OOBr), a mortalidade materna no Brasil voltou aos níveis inaceitáveis de 25 anos atrás: foram 113 mortes de mulheres a cada 100 mil nascidos vivos. O Observatório destaca que gestantes e puérperas continuam morrendo por causas evitáveis como hipertensão, hemorragias e infecções.
Gestantes que apresentam baixo peso para a idade gestacional podem ter o seu crescimento intrauterino prejudicado, isso faz com que o feto não alcance o seu potencial biológico de crescimento. Além disso, a deficiência nutricional da mãe pode acarretar insuficiência placentária, significa que aquela placenta, progressivamente, reduz o aporte de oxigênio e nutrição para o feto, resultando no nascimento de um bebê com peso inferior a 90% dos outros bebês na mesma idade gestacional, ou até mesmo em óbito.
“Aumento da escolaridade feminina reduz a mortalidade infantil.”
IBGE
Outro ponto de atenção nesse tema é o aleitamento materno que reduz em 13% a mortalidade em crianças até os cinco anos de idade porque evita a diarréia, as infecções respiratórias e diminui o risco de alergias. Além disso, reduz as possibilidades de diabetes, colesterol alto, hipertensão e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que as crianças se alimentem exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida e continuem sendo amamentadas até os dois anos ou mais, caso seja possível. As experiências de vários países têm demonstrado que há diferenças entre a mortalidade relacionada às condições socioeconômicas e variáveis sociais como: escolaridade da mãe, etnia e acesso aos serviços de saúde em tempo oportuno. Por isso, a identificação dos fatores de risco para a mortalidade materna e infantil é fundamental.
Saúde materno-infantil é uma das sete áreas de enfoque do Rotary
Em 2021, a Fundação Rotária* liberou um subsídio de 40 mil dólares para o projeto do Banco de Leite do Hospital Trabalhador. A meta é suprir a demanda da maternidade e em especial da UTI Neonatal, que atende pacientes de Curitiba e Região Metropolitana exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Liderado pelo Rotary Club de Curitiba, o projeto conta com o apoio do Rotary Club Curitiba Rebouças e parceria internacional do Rotary Club de Paradise, dos Estados Unidos. Cerca de 250 a 300 bebês internados na UTI neonatal devem ser atendidos por ano com o banco de leite, além do potencial de estender o projeto para atender também a comunidade externa.
O Rotary Club de Curitiba Santa Felicidade também tem iniciativas de apoio ao aleitamento. A rotariana Karina Cantarelli conta que, desde 2010, o clube é parceiro do Banco de Leite Humano do Hospital Evangélico. Por meio de um subsídio da Fundação Rotária, em parceria com um Rotary Club dos Estados Unidos da América, os rotarianos conseguiram adquirir um veículo refrigerado. Até então, as coletas de leite eram feitas de moto, o que gerava perdas de até 80% das doações devido às condições de armazenamento para o transporte. “Também faltavam equipamentos para processamento e pasteurização do leite que foram adquiridos pelo Rotary”, acrescentou.
Iniciativas como Bancos de Leite Humano (BLH) atuam na conscientização e promoção da importância do leite materno, coleta de doações e distribuição de leite humano seguindo padrões estritos de qualidade. O objetivo é contribuir com a diminuição da mortalidade infantil e garantir a saúde de bebês recém-nascidos e prematuros.
Em Ponta Grossa, a parceria entre Prefeitura e Rotary Club de Ponta Grossa Jardim América também melhorou a estrutura do Banco de Leite Humano. Além do auxílio na estrutura, dos equipamentos e na manutenção, o Rotary disponibilizou um carro para fazer a coleta no domicílio das mães doadoras.
No Vale do Ribeira, em São Paulo, o Rotary também atua para reduzir a mortalidade infantil. Por meio de uma parceria da Fundação Rotária com dois Rotary Clubs de Nakatsugawa, no Japão, os rotarianos brasileiros levantaram 172.500 dólares para comprar cinco incubadoras para a UTI pediátrica, fazendo com que o hospital dobrasse sua capacidade de atendimento infantil. Em 2013, 129 bebês deram entrada na UTI. Desde a conclusão do projeto, o estabelecimento passou a cuidar de cerca de 220 bebês por ano.
Outros recursos adquiridos com os fundos do subsídio foram cinco respiradores mecânicos, um medidor de bilirrubina, três berços com aquecimento, cinco monitores de sinais vitais e uma unidade de fototerapia microprocessada com super LED para tratar bebês com icterícia. O subsídio também pagou pela realização de workshops para informar aos moradores, principalmente mulheres e gestantes, sobre cuidados pré-natais e importância da amamentação.
Conheça outras iniciativas do Rotary pelo mundo no impacto na vida de mães e filhos!
Clínicas móveis de pré-natal
Como o Haiti tem o maior índice de mortalidade materno-infantil de todo o Hemisfério Ocidental, o Rotary forneceu um jipe completamente equipado para voluntários e parteiras atenderem mães e crianças de áreas distantes.
Automóvel para detecção de câncer
Rotarianos forneceram uma unidade móvel para diagnóstico de câncer e deram treinamento sobre o assunto na área de Chennai, na Índia, que por falta do diagnóstico nos estágios iniciais da doença tem registrado um alto índice de mortalidade de mulheres por câncer da mama e cervical.
Prevenção de lesões e mortes
Rotarianos e rotarianas lançaram um programa piloto de cinco anos, no valor de US$3 bilhões, para proteger mães e filhos durante partos domiciliares. Desde 2005, foram realizadas 1.500 cirurgias de fístula obstétrica – 500 a mais do que a meta inicial – restaurando a dignidade e esperança de diversas mães.
________________
* A Fundação Rotária (FR) é o braço filantrópico do Rotary que lidera os esforços para erradicar a paralisia infantil do mundo e foi criada para financiar projetos humanitários e educacionais dos Rotary Clubs. Com a mais alta classificação da Charity Navigator pelo 14º ano consecutivo, a Fundação Rotária é mantida com as contribuições dos rotarianos e amigos do Rotary.
Na data de ontem, 12/07, numa pequena reunião do Colégio e Governadores do Distrito 4730, o companheiro Marcelo Passos, associado ao Rotary Club de Curitiba Parque Barigui, foi apresentado como Governador Indicado para o ano rotário 2025-26!
O momento foi registrado em vídeo e pode ser visto acessando o link abaixo.
Veja o vídeo clicando aqui!
Junte-se a Líderes. Troque Ideias. Entre em Ação.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.