Retrospectiva 2019-20: lembre os marcos da gestão “O Rotary Conecta o Mundo”

O ano rotário 2019-20 chegou ao fim durante a Cerimônia Virtual de Transmissão de Cargos da gestão “Rotary Abre Oportunidades”, no dia 30 de junho. Celebrando o final deste ciclo e o início dos trabalhos da equipe distrital 2020-21, preparamos uma retrospectiva dos principais momentos da gestão “O Rotary Conecta o Mundo”. Confira:

 

Implementação do Unyclub

O ano 2019-20 começou com um desafio: implantar o Unyclub no Distrito 4730. A plataforma integra os sistemas distritais e permite a divulgação de notícias e informações por meio de websites padronizados. Foram realizados cinco treinamentos em Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá, com o objetivo de treinar e preparar as equipes de todos os clubes para operar o sistema.

“Também contribuímos com a inclusão da ferramenta de subsídios distritais no Unyclub, um recurso que todos os distritos brasileiros cadastrados no sistema poderão usufruir”, explica Sandra Aubrift de Lara, Secretária Executiva do Distrito 4730 durante a última gestão. A inovação possibilita que os projetos de clubes realizados com recursos do Subsídio Distrital possam ser cadastrados, consultados e arquivados diretamente pelo Unyclub.

Além de treinar os clubes para utilização de novos sistemas, a equipe distrital também promoveu capacitações, Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLAs), entre outros. Em 2019-20, o Distrito 4730 ganhou quatro novos clubes satélite e iniciou a formação de mais um em Curitiba, que deve ser concluída na gestão 2020-21.

 

End Polio Run, Expo & Flor e Panetone Solidário

Em 2019, o Distrito 4730 organizou e promoveu grandes eventos com o objetivo de arrecadar fundos para a Fundação Rotária.

Realizada pela primeira vez no distrito, a corrida End Polio Run reuniu em outubro mais de 300 participantes no combate à poliomielite. Erradicada desde 1994 no país, a doença ameaça retornar devido a queda nos índices de vacinação e o Rotary no Brasil se uniu ao Ministério da Saúde na promoção de iniciativas para conscientizar a população. Todo dinheiro arrecadado com as inscrições e vendas de produtos End Polio Now foi revertido em projetos do Rotary para erradicação da poliomielite. 

 

Leia também: Corrida End Polio Run reúne mais de 300 participantes no combate a paralisia infantil

 

Em dezembro, a Expo & Flor também aconteceu pela primeira vez na cidade de Curitiba, organizada pelo Distrito 4730. O evento foi um sucesso de público e vendas, com mais de  mil espécies de flores, plantas frutíferas e ornamentais disponíveis, além de produtos como as camisetas End Polio Now e os panetones do projeto Panetone Solidário.

Coordenador da Expo & Flor no distrito, Sérgio Bellotto explica que a exposição foi criada originalmente pelo Rotary Club Alagados e acontece há nove anos no município de Ponta Grossa, arrecadando fundos para projetos humanitários da Fundação Rotária. “A nossa Expo & Flor conectou ainda mais a família rotária, que manteve muito trabalho e energia, e milhares de pessoas que vieram conferir e ajudar nossa causa rotária”, conta.

 

Leia também: Expo & Flor marca Curitiba em sua primeira edição

 

Encerrando as iniciativas do primeiro semestre da gestão 2019-20, o projeto Panetone Solidário vendeu mais de 32 mil unidades. O valor arrecadado para a Fundação Rotária correspondeu a 26% da contribuição total do Distrito 4730. “Neste ano, somente os subsídios distritais resultaram em 39 projetos. Junto com subsídios globais e com o Fundo de Desastres para combate à Covid-19, nós tivemos uma aplicação de 1 milhão de reais em diversos projetos do Distrito. Ou seja, aplicamos uma média de 100 mil reais por mês em ações humanitárias, sociais e educacionais”, explica Laerzio Chiesorin, Coordenador da Fundação Rotária do Distrito 4730.

A iniciativa Panetone Solidário foi criada em 2017, com o objetivo de arrecadar recursos para projetos humanitários e educacionais. Clubes, associados, empresas e inclusive a comunidade podem participar comprando durante o período anunciado pelo distrito. Saiba mais sobre este projeto em panetonesolidario.com.br.

 

Desafios da Covid-19 e o desenvolvimento de ações para combater a doença

“A pandemia nos mostrou nossa capacidade de adaptação e a resposta veio rápida”, afirma Sandra de Lara. Com a chegada da pandemia no Brasil, o Rotary passou a tomar medidas de contenção e prevenção à Covid-19, como o cancelamento de eventos e reuniões presenciais. Nos últimos três meses, cerca de 95% dos clubes do Distrito 4730 passaram a realizar reuniões virtuais. 

Diversos projetos foram adaptados para combater a doença, além de novas iniciativas criadas com parcerias de instituições públicas e privadas. Foi criada uma Comissão de Emergência Covid-19 para mobilizar os associados em diferentes áreas de enfrentamento, para auxiliar profissionais de saúde, pessoas vulneráveis e também oferecer apoio para rotarianos. Como resultado, os projetos doaram aproximadamente: 2.500 protetores faciais, 20 mil máscaras e EPIs, 9 toneladas de alimentos e produtos de higiene, 1 tonelada de álcool em gel e 2 mil litros de álcool líquido e spray.

 

Leia também: Rotary desenvolve ações de combate à Covid-19

 

Confira as últimas atualizações sobre as ações em: Planilha de ações do Distrito 4730 | Combate à Covid-19

 

Os clubes e o Distrito 4730 também realizaram doações de leitos, aparelhos e equipamentos para hospitais do Paraná. Entre eles, um dos destaques foi a compra de um ultrassom cardiovascular (Ecodoppler) para a Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Regional do Litoral. Pacientes internados com a Covid-19 podem apresentar complicações, incluindo possíveis paradas cardiorrespiratórias, que devem diagnosticadas e monitoradas atentamente, o que o Ecodoppler permite com maior facilidade.

A agilidade em identificar a necessidade do aparelho, elaborar um projeto e enviar o pedido para a Fundação Rotária permitiu que o Distrito 4730 estivesse entre os primeiros selecionados do Brasil para receber os recursos emergenciais de combate à Covid-19. “O Distrito 4730 agiu rápido. Identificamos junto com o Governo do Estado que o ecodoppler poderia auxiliar no tratamento da Covid-19 e atender a população do litoral mesmo após o fim da pandemia”, explica Jorge Franco, Governador Distrital durante a gestão 2019-20. Com o apoio e a parceria de empresas locais, foi possível realizar a compra do ecodoppler para o Hospital Regional, totalizando um investimento de 39 mil dólares. 

 

Leia também: Rotary investe em equipamento de terapia intensiva para o Hospital Regional do Litoral

 

Durante a gestão 2019-20, o Distrito 4730 também passou a fazer parte da campanha “Corona Zero”, com o objetivo de prevenir, conter e combater a doença em asilos. Os projetos estão em andamento e devem ter continuidade durante a gestão 2020-21, junto com o desenvolvimento de novas iniciativas.



Confira: Reunião final da Gestão 2019-20 Gov. Jorge Agudelo Franco | 27/6

Localizar site dos clubes